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Aline Caio: “As marcas precisam se abrir para soluções de comunicação que vão além das tradicionais”

Em entrevista, gerente de comunicação da Marfrig relembra sua trajetória profissional, apresenta sua visão sobre o Brand Publishing e fala sobre o portal Prato do Amanhã

4 de dezembro de 2023

Quando Aline Caio fala sobre soluções de comunicação que vão além das tradicionais, o Brand Publishing ganha destaque em sua visão sobre o mercado. Afinal, foi essa a estratégia adotada pela Marfrig Global Foods há pouco mais de um ano e com a assinatura da gerente de comunicação, responsável por coordenar a implantação do Prato do Amanhã, ativo proprietário de comunicação editorial da empresa.

O hub, inclusive, passou recentemente por uma atualização, que inclui uma seção especial sobre a COP28 iniciada no último dia 30 de novembro. O Prato do Amanhã oferece conteúdos curados sobre a conferência, compartilhando informações que relacionam sustentabilidade e pecuária, além de atualizações sobre o evento e repercussão de temas junto a especialistas. A reformulação e o foco na cobertura da COP28 foram divulgadas pelo portal Sucesso no Campo

“As marcas precisam se abrir para pensar em soluções de comunicação que vão além das tradicionais. Foco e objetivos claros sobre o público-alvo e os canais que distribuirão as notícias produzidas pelo hub de conteúdo são essenciais e são também o caminho para uma estratégia consistente de comunicação”, diz Aline, ao comentar o que falta para as marcas mudarem o comportamento de anunciantes para formadoras de opinião e acompanharem a evolução midiática.

Os degraus do sucesso

Formada em Relações Públicas e pós-graduada em Administração de empresas, Aline iniciou sua trajetória profissional no setor público. 

Mas foi na Marfrig que solidificou sua carreira. Percorreu todas as etapas e cargos de comunicação da companhia e, desde 2018, ocupa a gerência de comunicação.

Em entrevista ao Brand Publishing Brasil, Aline Caio conta um pouco mais sobre sua trajetória e sobre os caminhos adotados pela comunicação da Marfrig. Confira a seguir.

Fale um pouco sobre você, sua carreira e a chegada na Marfrig.

Aline Caio: Sou apaixonada pela comunicação e a formação em Relações Públicas me trouxe um universo dentro da comunicação corporativa muito dinâmico e que me encanta há mais de 16 anos. 

Tive a oportunidade de atuar em diferentes setores ao longo da minha trajetória, o que agregou muitos olhares e foram base para chegar até a Marfrig e contribuir para a construção de uma comunicação completa, que contempla tanto a comunicação interna quanto a externa. 

É uma construção diária que permite articular todos os recursos de comunicação para trabalhar a reputação e a imagem da companhia.

Na empresa, você praticamente atuou em todas as áreas da comunicação. Da atuação do planejamento de redes sociais e projeto de revista corporativa até o momento atual, no qual comanda toda uma equipe. Foi a responsável, inclusive, por coordenar toda a implantação do Prato do Amanhã, ativo de comunicação editorial proprietária da Marfrig. Com toda a experiência nas diferentes vertentes da comunicação corporativa, como você enxerga a utilização do Brand Publishing?

Aline Caio: A utilização do Brand Publishing é um avanço na comunicação corporativa e faz parte de uma estratégia consistente voltada para conteúdo de credibilidade. 

O ativo de comunicação editorial proprietária é uma tendência para os próximos anos e estamos confiantes que as empresas que investem nisso agora ganham espaço importante e se tornam referência. 

Por isso, há um ano a Marfrig saiu na frente e lançou o seu próprio hub de conteúdo, o Prato do Amanhã, voltado para temas ligados à sustentabilidade.

O Prato do Amanhã completou um ano em 2023. Neste período quais são os resultados obtidos? E o que espera para os próximos anos?

Aline Caio: Alcançamos resultados robustos. Em um ano, o Prato do Amanhã publicou cerca de 400 conteúdos sobre sustentabilidade, agronegócio e tendências, que atraíram mais de 1 milhão de usuários. 

Nesse segundo semestre de 2023, lançamos uma nova versão do hub, o que simboliza todos os avanços que tivemos neste primeiro ano do Prato do Amanhã, e a efetivação de uma nova etapa do ativo ainda mais focada em conteúdos sobre sustentabilidade e destaque aos diferentes formatos em que os temas são apresentados, como entrevistas exclusivas, webstories e canais especiais. 

Nos próximos anos devemos ter expansão do conteúdo do Prato do Amanhã para torná-lo ainda mais próximo do público em geral.

Ter um ativo de brand publishing se tornou essencial para as marcas com autoridade. Faz com que elas se tornem publishers de seus segmentos e reforça o posicionamento e reputação da empresa. Na sua avaliação, o que falta para as marcas mudarem o comportamento de anunciante para formador de opinião?

Aline Caio: As marcas precisam se abrir para pensar em soluções de comunicação que vão além das tradicionais. Foco e objetivos claros sobre o público-alvo e os canais que distribuirão as notícias produzidas pelo hub de conteúdo são essenciais e são também o caminho para uma estratégia consistente de comunicação.