Barões


“As pessoas não precisam ser persuadidas, mas informadas”, diz diretor da Barões

Em seu último artigo para o Meio & Mensagem em 2022, Paulo Henrique Ferreira fala sobre o papel central da comunicação editorial das marcas

31 de dezembro de 2022

Em seu último artigo do ano de 2022 para o Meio & Mensagem, intitulado "Por um 2023 saudável, pleno e brilhante", o Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, Paulo Henrique Ferreira, fala sobre como a comunicação editorial das marcas será central neste século em que se consolida a "sociedade da informação" e se deixa para trás a sociedade do espetáculo. De acordo com o executivo, que ao longo do primeiro trimestre de 2023 lança o livro “Brand Publishing e Transição Midiática”, as pessoas não precisam ser persuadidas, mas informadas.

"A sociedade da informação inexoravelmente se impôs, não sem a ruptura que períodos de transição midiática demandam. Foi assim na era do telégrafo, que entregou o século XX em sua plenitude. Foi assim com a internet, a plataforma-base do século XXI. Agora, depois de todos os efeitos sentidos nas marcas, organizações e sociedade, somados a uma pandemia de dimensão secular – o rompimento em definitivo -, temos o desafio (e o dever) de entregar o século XXI saudável, pleno e brilhante", escreveu PH Ferreira.

Informação, transparência e consistência

Na nova arquitetura da comunicação humana, de acordo com o diretor da Barões, a comunicação de marcas deve ensejar informação, transparência e consistência. Dessa forma, "os divertidos reclames dos anos 80" perdem espaço para uma nova abordagem, "muito menos persuasiva e muito mais informativa".

"A comunicação editorial das marcas será central na sociedade da informação. Com o desafio claro de informar sobre o seu segmento de atuação e seus impactos no todo. Sem ser autorreferente. Pelo contrário: ser um observatório do seus campos semânticos, um destino legítimo de audiências genuinamente interessadas em tais assuntos", afirmou o Diretor Executivo da Barões.

Muito mais do que conteúdo

Segundo PH Ferreira, essa comunicação editorial demanta muito mais do que simplesmente a produção de conteúdo. É preciso um total domínio das camadas profissionais do publishing digital, como plataforma própria, distribuição, conteúdo e dados primários.

"Essa dinâmica vai mudar toda a arquitetura de comunicação das marcas, transformando seus departamentos de marketing e comunicação em experts de gestão e integração de plataformas – inclusive com as de mídia paga e mídia adquirida, que se estabelecem também transformadas na nova configuração", disse o executivo.

Educação midiática

PH Ferreira defende que essa reformulação da comunicação das marcas venha junto de um cenário de maior educação midiática, tanto no meio corporativo – com envolvimento estruturado de CEOs, Diretores e demais lideranças – como na sociedade em geral, "que deve ser incentivada a se apropriar de conceitos necessários para o bom consumo da informação".

"Na visão geral, vamos escalar o novo processo de comunicação editorial que não mais pertence exclusivamente a algumas empresas de um único setor – como era o publishing editorial no século XX -, mas sim, que deve ser dominado por todas as marcas e agentes relevantes. Claro que os publishers clássicos, reinventados, sempre terão seus espaços como players independentes. Porém, as marcas que dominarem o brand publishing também se tornarão agentes fundamentais na comunicação editorial da sociedade da informação", escreveu PH.

Livro: "Brand Publishing e Transição Midiática"

Ao finalizar o artigo, PH comenta sobre o livro “Brand Publishing e Transição Midiática”, que lança ao longo do primeiro trimestre de 2023. As informações sobre a obra estão no site: livro.brandpublishing.com.br

"Acredito que essa obra vai consolidar muitos conceitos trabalhados também nesse espaço, para que, de agora em diante, a gente foque na consolidação dos novos e brilhantes tempos", finalizou o executivo.