O Google anunciou recentemente que o Chrome para Android vai começar a adicionar rótulos de “página rápida” às páginas que considera de alta qualidade. Uma notícia que, de acordo com João Gabriel Pereira, Diretor de Tecnologia da Barões Digital Publishing, reforça cada vez mais a importância de as plataformas de Brand Publishing estarem estruturadas em um projeto técnico de excelência.

Fonte: Chromium Blog

“Com essa novidade do Chrome para Android, a velocidade que um site leva para carregar agora será visualmente mostrada. E isso mexe profundamente no consumo, no engajamento e nos resultados econômicos do projeto”, afirma João Gabriel.

Ganhos em experiência do usuário e SEO

Segundo o Diretor de Tecnologia da Barões, a velocidade de carregamento de um portal, na verdade, sempre foi um fator essencial. E apenas ganha ainda mais importância com essa novidade do Google.

“Esse movimento do Google mostra claramente o engajamento deles tanto do ponto de vista da experiência do usuário quanto de SEO”, diz o executivo.

Métricas do Google no Chrome para Android

No anúncio da nova funcionalidade do Chrome para Android, o Google reforçou a intenção de “ajudar os usuários na identificação de melhores experiências enquanto navegam”.

“Temos o prazer de anunciar que o Chrome começará a destacar experiências de usuário de alta qualidade na web. Começando com a rotulagem de links rápidos por meio do menu de contexto do link no Chrome para Android. Essa mudança será implementada a partir do Chrome 85 Beta”, diz o comunicado do Google.

A rotulagem é baseada nas métricas do Core Web Vitals, uma iniciativa da empresa para fornecer orientação unificada para sinais de qualidade. De acordo com o Google, elas “são essenciais para proporcionar uma ótima experiência do usuário na web”.