Com pouco tempo? Experimente o resumo automático.
  • A Cleveland Clinic está revolucionando a educação em saúde por meio de uma estratégia de Brand Publishing, focada em conteúdo relevante e credível, que fortalece o relacionamento com pacientes e prioriza a acessibilidade à informação. O case é contado em uma entrevista de Amanda Todorovich, diretora executiva de marketing de conteúdo empresa, para um podcast.
  • Com uma equipe que cresceu de três para mais de 80 profissionais em uma década, a instituição implementou um modelo inovador que envolve especialistas clínicos na produção de conteúdo e se adapta às necessidades do público por meio de múltiplas plataformas.
  • A pandemia de Covid-19 trouxe desafios que impulsionaram a produção de conteúdo remoto e o combate à desinformação, solidificando a Cleveland Clinic como líder em disseminação de informações médicas confiáveis e em educação em saúde.
Resumo supervisionado por jornalista.

A transformação digital na área da saúde vai muito além da telemedicina e prontuários eletrônicos. E a Cleveland Clinic, um dos maiores sistemas hospitalares do mundo, demonstra como o conteúdo pode revolucionar a educação em saúde e o relacionamento com pacientes, por meio de uma robusta estratégia comandada por Amanda Todorovich, diretora executiva de marketing de conteúdo empresa. Ela compartilhou o case em uma entrevista para o podcast Digital Marketing Masterclass, comandado por Chris Carr e Todd Smith, respectivamente CEO e Vice-Presidente da Farotech, uma agência de marketing da Filadélfia, nos Estados Unidos.

“É fundamental que o conteúdo seja significativo, útil e relevante para o público que você está tentando envolver e esse tem sido o mantra desde o primeiro dia: útil, útil, relevante, vamos realmente ser isso para as pessoas que importam para nós”, afirma Amanda, que foi incluída no Healthcare Internet Hall of Fame em 2019 e nomeada profissional de marketing de conteúdo do ano de 2016 pelo Content Marketing Institute.

Crescimento sustentado por estratégia

Foto: YES Market Media/ Shutterstock

O sucesso da iniciativa é evidenciado pelos números: a equipe de conteúdo da Cleveland Clinic cresceu de três pessoas em 2013 para mais de 80 profissionais atualmente. Seu portal Health Essentials tornou-se o mais visitado entre todos os hospitais americanos, com metas ambiciosas de alcançar bilhões de sessões anuais.

“Hoje a equipe tem mais de 80 pessoas e somos responsáveis por praticamente tudo que você vê online da Cleveland Clinic”, revelou a diretora.

A estratégia de conteúdo da Cleveland Clinic se destaca por três pilares fundamentais, segundo Amanda:

  • Envolvimento direto de especialistas clínicos na produção de conteúdo;
  • Foco nas necessidades reais do público;
  • Distribuição multiplataforma do conteúdo.

Modelo inovador de produção de conteúdo

A instituição implementou um modelo com equipes focadas em cada instituto clínico. Essas equipes são multifuncionais e se reúnem diariamente para analisar o conteúdo que têm, o conteúdo de que precisam e como estão se classificando em relação aos seus concorrentes.

Essas equipes realizam reuniões diárias de análise, avaliam necessidades de conteúdo, monitoram performance competitiva e garantem qualidade editorial.

“Não conseguimos publicar nenhum conteúdo sem o envolvimento de um especialista clínico”, explicou Amanda, que destacaou o compromisso com a credibilidade das informações.

Democratização do conhecimento médico

A estratégia de conteúdo em saúde da Cleveland Clinic vai além do tráfego digital. De acordo com Amanda, o conteúdo facilita o acesso dos pacientes ao atendimento e estabelece conexões humanas por meio de vídeos com médicos.

Além disso, a estratégia visa oferecer informações confiáveis em múltiplos formatos e adaptar conteúdos para diferentes mercados globais.

Amanda revelou no podcast que a Cleveland Clinic estabeleceu uma parceria inovadora com o YouTube, com o objetivo de compartilhar dados sobre tópicos de interesse, amplificar o conteúdo médico confiável e priorizar informação com credibilidade em saúde.

Covid-19: desafios e adaptações

A pandemia trouxe desafios e oportunidades para a estratégia digital. De acordo com Amanda, a nova realidade trazida pelo período de isolamento tornou possível a adaptação para gravações remotas com médicos, uma maior produtividade em produção de conteúdo, a necessidade de moderação mais rigorosa em redes sociais e um foco renovado em combate à desinformação.

“A pandemia permitiu que gravássemos os médicos via Zoom. Com isso, nossa produtividade mudou drasticamente. A Covid realmente prejudicou as percepções das pessoas sobre saúde e confiança. E o conteúdo pode realmente ajudar com isso. Tivemos que desabilitar os comentários no Facebook em qualquer postagem relacionada à doença, porque ficou fora de controle e poderia realmente prejudicar e espalhar desinformação naqueles espaços”, contou Amanda.

Resultados e perspectivas

A abordagem de Brand Publishing da Cleveland Clinic demonstra como o conteúdo pode democratizar acesso à informação médica qualificada ao passo em que constrói relacionamentos duradouros com pacientes. Além disso, a estratégia estabelece para empresa uma liderança em educação em saúde e cria valor sustentável para diferentes públicos.

“O site mais útil e informativo sempre vence”, ressaltou Amanda, sintetizando a filosofia que transformou a Cleveland Clinic em referência em comunicação digital em saúde.

Veja a entrevista na íntegra