O Brand Publishing Brasil tem como missão traduzir o momento da Comunicação e o atual processo de rearranjo de mídia. Do fim do século XX até agora, este processo vem amadurecendo de maneira inexorável, com base nas evoluções históricas. Pesquisas acadêmicas, como o mestrado de um dos fundadores da Barões, evidenciam este processo.

Em 2005, o diretor-executivo e um dos fundadores da Barões Digital Publishing, Paulo Henrique Ferreira publicou sua dissertação de mestrado “Notícias no celular: uma introdução ao tema“. Desenvolvida e defendida na ECA-USP, sob orientação da Prof. Dra. Mylene Melly , o estudo foi pioneiro no Brasil sobre conteúdos noticiosos e dispositivos móveis.

Paulo Henrique Ferreira, diretor-executivo e um dos fundadores da Barões Digital Publishing.

Ainda em um mercado pré-iPhone e redes móveis de alta velocidade, Paulo Henrique fez um levantamento de 30 meses – entre 2003 e a data da publicação – das principais iniciativas em produção no mercado brasileiro naquele momento. Visando entender como seria a implantação este tipo de operação, qual seria o modelo de negócio adotado nestas iniciativas e quais seriam os métodos e estrutura de redação para produzir notícias através de celulares – sem esquecer quais as principais barreiras enfrentadas pelos usuários destes serviços.

Entre diversas tendências que a pesquisa aponta, talvez a mais relevante é que o celular deixaria para trás sua vocação anterior (ouvir e falar) e se tornaria um dispositivo para olhar e tocar. Um legítimo “comunicador pessoal móvel”, conforme cravou o pesquisador, dentro de uma perspectiva histórica das evoluções dos meios de comunicação, do telégrafo à internet móvel.

O estudo, que virou referência em mestrados e doutorados em universidades brasileiras e internacionais (como universidades portuguesa e americana), está à disposição para quem acompanha o Brand Publishing Brasil e tem interesse em entender melhor essa transição da Comunicação. Clique aqui para ler!