Barões
Evolução dos telefones

Conheça a pesquisa de mestrado da USP sobre conteúdo no celular, pioneira no Brasil

Estudo que aponta as transições na Comunicação ainda na era pré-iPhone é uma oportunidade para quem deseja entender melhor a mídia do século XXI

9 de julho de 2019

Redação

O Brand Publishing Brasil tem como missão traduzir o momento da Comunicação e o atual processo de rearranjo de mídia. Do fim do século XX até agora, este processo vem amadurecendo de maneira inexorável, com base nas evoluções históricas. Pesquisas acadêmicas, como o mestrado de um dos fundadores da Barões, evidenciam este processo.

Em 2005, o diretor-executivo e um dos fundadores da Barões Digital Publishing, Paulo Henrique Ferreira publicou sua dissertação de mestrado “Notícias no celular: uma introdução ao tema“. Desenvolvida e defendida na ECA-USP, sob orientação da Prof. Dra. Mylene Melly , o estudo foi pioneiro no Brasil sobre conteúdos noticiosos e dispositivos móveis.

Paulo Henrique Ferreira, diretor-executivo e um dos fundadores da Barões Digital Publishing.

Ainda em um mercado pré-iPhone e redes móveis de alta velocidade, Paulo Henrique fez um levantamento de 30 meses – entre 2003 e a data da publicação – das principais iniciativas em produção no mercado brasileiro naquele momento. Visando entender como seria a implantação este tipo de operação, qual seria o modelo de negócio adotado nestas iniciativas e quais seriam os métodos e estrutura de redação para produzir notícias através de celulares – sem esquecer quais as principais barreiras enfrentadas pelos usuários destes serviços.

Entre diversas tendências que a pesquisa aponta, talvez a mais relevante é que o celular deixaria para trás sua vocação anterior (ouvir e falar) e se tornaria um dispositivo para olhar e tocar. Um legítimo “comunicador pessoal móvel”, conforme cravou o pesquisador, dentro de uma perspectiva histórica das evoluções dos meios de comunicação, do telégrafo à internet móvel.

O estudo, que virou referência em mestrados e doutorados em universidades brasileiras e internacionais (como universidades portuguesa e americana), está à disposição para quem acompanha o Brand Publishing Brasil e tem interesse em entender melhor essa transição da Comunicação. Clique aqui para ler!

Se você tem interesse em saber sobre como as marcas podem se estabelecer como publishers, assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre Brand Publishing.