Um conteúdo atemporal que mantém seu valor e relevância ao longo do tempo. Informação que pode ser buscada pela audiência em diferentes épocas e que é vista dentro de um dos conceitos mais estratégicos para a otimização dos mecanismos de busca (SEO). Estamos falando do conteúdo evergreen (sempre verde - perene) que tem o propósito de gerar tráfego constante e auxiliar na relevância para a comunicação editorial em longo prazo.
Para a empresa canadense Venngage o conteúdo evergreen, diferentemente das publicações sazonais - que perdem sua utilidade depois de certo período - aborda tópicos como guias de instruções, tutoriais, princípios fundamentais e conceitos que não se tornam obsoletos rapidamente.
Em seu blog, a empresa listou exemplos demonstrando a diferença entre os tipos de conteúdo.
“Imagine um site que tem um artigo sobre “Dicas de Decoração de Natal” e outro sobre “Princípios de Design de Interiores”. O primeiro é um exemplo de conteúdo sazonal, com data de validade, pois seu valor está ligado ao período de festas de fim de ano e perde relevância após o Natal. Já o segundo é um exemplo de conteúdo evergreen, trata de definições de design de interiores que permanecem relevantes o ano inteiro”, cita.
O valor do Conteúdo Evergreen
Sendo atemporal, o conteúdo evergreen sempre atrai tráfego e gera engajamento mesmo depois de anos de sua criação.
“Os algoritmos de busca tendem a classificar bem o conteúdo evergreen, pois percebem sua utilidade contínua para os usuários.
Portanto, produzir conteúdo evergreen pode ser uma estratégia eficaz para construir uma base sólida de visitantes e aumentar a visibilidade online a longo prazo”.
A Venngage lista três vantagens para a produção de conteúdos evergreens: benefícios para o SEO, justificados pela valorização dos sites de busca aos conteúdos relevantes e úteis para os usuários; tráfego orgânico constante e a construção da autoridade do ativo proprietário. “Quando um site oferece consistentemente conteúdo de alta qualidade e útil ao longo do tempo, ele constrói uma reputação de autoridade em seu nicho ou área de atuação. As pessoas que formam a sua audiência confiam em sites que são conhecidos por fornecer assuntos ricos e informações precisas e valiosas”.
A qualidade dos leads gerados é crucial para o sucesso geral da estratégia de marketing. O conteúdo evergreen, ao ser centrado nas necessidades e interesses do público-alvo, atrai leads mais qualificados, aumentando as chances de conversão.
“Criar conteúdo evergreen requer estratégias de pesquisa, redação e otimização cuidadosas. É essencial identificar tópicos perenes em seu nicho e manter o conteúdo atualizado”.
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