As têcnicas de jornalismo têm sido estratégicas para a alta qualidade dos conteúdos publicados em ativos proprietários das marcas. De acordo com novo recorte da pesquisa realizada pela Toolkits e National Research Group, o uso do modelo jornalístico em projetos de publishing é fundamental para a construção da confiança do público.
“O conteúdo de marca tem um problema de mesmice. Quase todas publicam conteúdo, mas grande parte dele é semelhante. Os editores de marcas devem considerar investir em reportagens, em jornalismo em vez de algo amorfo. Existe apetite do consumidor pelo conteúdo da marca e o público está disposto a consumir e confiar, mas se for de alta qualidade”, diz a pesquisa.
Leia também: Pesquisa da Toolkits revela que 36% dos consumidores confiam mais em conteúdos publicados por marcas
Em um momento em que é crescente a demanda pelas plataformas proprietárias e a utilização do Brand Publishing pelas marcas que buscam informar seus públicos sobre o segmento que atuam, abre-se um espaço maior também para a contratação de jornalistas e a ampliação de talentos na área de comunicação dentro das organizações.
Para a Toolkits, os consumidores confiam no conteúdo produzido por jornalistas profissionais.
“Isto já vem acontecendo há alguns anos; vimos os principais editores e repórteres abandonarem a mídia tradicional em favor da publicação de marcas”, revela o estudo.
Nas análises feitas de acordo com a pesquisa da Toolkit, os consumidores estão mais experientes e dizem saber diferenciar o conteúdo da marca, daqueles que não são.
“Isto por si só implica que as linhas entre jornalismo e publicação de marca estão mais claras. Indo um passo adiante, os dados implicam que as marcas devem rotular claramente quem produziu o conteúdo e quem o financiou e tornar isso uma prioridade na forma como apresentam o seu trabalho. Os consumidores confiam mais no conteúdo quando este é claramente rotulado e divulgado”, aponta o estudo.
A pesquisa foi conduzida pela Toolkits e National Research Group , uma empresa global de pesquisa e insights. O estudo entrevistou 1.007 consumidores dos EUA com idades entre 18 e 64 anos que relataram ter uma assinatura atual ou anterior de pelo menos uma publicação digital e foi realizado em outubro de 2023.
O levantamento identificou que 36% dos consumidores de conteúdos digitais confiam mais no que é publicado por marcas do que nas divulgações feitas em mídias tradicionais (TV, jornais, revistas ou portais de notícias).
Noah Greenberg, CEO da Stacker, uma plataforma de distribuição, fez uma análise sobre o amadurecimento…
“Olá, aqui é da empresa x e tenho uma oferta imperdível para você”. “Caro cliente,…
Um estudo recente conduzido pela Nielsen e Teads em parceria com a CNN Brasil revela…
A aula inaugural do Creators ADS Academy, curso promovido pela Creators Platform LCC e que…
O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…
Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…