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36% dos consumidores confiam mais nos conteudos de marcas

Pesquisa revela que 36% dos consumidores confiam mais em conteúdos publicados por marcas

O estudo foi realizado pela Toolkits e pelo National Research Group e ouviu 1.007 consumidores de conteúdo digital nos EUA

6 de novembro de 2023

Cada vez mais os processos bem estruturados de comunicação editorial têm ganhado espaço. De forma inversamente proporcional, passar as mensagens de uma marca por meio de terceiros exclusivamente já não faz mais sentido, uma vez que a construção de uma audiência própria, dentro de uma mídia proprietária, já é algo concreto. Algo que faz da comunicação um pilar para os negócios de uma empresa. Esse cenário é demonstrado com muita clareza em uma pesquisa recente realizada pela Toolkits e pelo National Research Group.

O levantamento identificou que 36% dos consumidores de conteúdos digitais confiam mais no que é publicado por marcas do que nas divulgações feitas em mídias tradicionais (TV, jornais, revistas ou portais de notícias).

O resultado do estudo foi baseado nas respostas de 1.007 consumidores de conteúdo digital nos EUA com idades entre 18 a 64 anos. Destes, 43% relataram considerar o conteúdo das marcas mais interessante e envolvente do que os publicados pela mídia tradicional. 26% disseram confiar menos nas marcas e 38% relataram não ter certeza. (Leia aqui a pesquisa completa)

O interesse por conteúdos de qualidade 

O levantamento reforça a importância das marcas se posicionarem como Publishers e desenvolverem ativos proprietários de comunicação editorial como estratégia. Os números são dos Estados Unidos, mas segue uma tendência que é mundial.

Para a Toolkits, os dados apurados na pesquisa mostram que o público se interessa por conteúdos de qualidade e que está aberto a consumir e a confiar no que as marcas apresentam.

“Para os editores de marcas, isto pode sugerir uma lacuna no mercado que os permite estar bem posicionados para capitalizar.  O público é receptivo a novas fontes de informação e entretenimento, e os editores de marcas devem considerar como podem intervir e satisfazer essas necessidades”, ressalta Shareen Pathak, co-founder da Toolkits.

Bruno Costa, sócio-fundador e Diretor de Estratégia de Dados da Barões Digital Publishing, destaca o papel protagonista das marcas ao informar o seu público e como a pesquisa reforça a importância deste movimento.

“A pesquisa reforça o que a Barões sempre enxergou. Uma mudança no eixo da confiança em conteúdos, onde as marcas assumem um papel de protagonismo, com mais precisão e profundidade comparado a grupos de mídia tradicionais”, avalia Bruno Costa.