Home > Mundo > Conteúdos de marcas feitos por jornalistas geram mais confiança nos consumidores, revela pesquisa
Conteúdos de marcas feitos por jornalistas geram mais confiança nos consumidores, revela pesquisa
Novo recorte de estudo feito pela Toolkits mostra que o jornalismo é um diferencial em projetos de mídia proprietária dentro da comunicação editorial das marcas
As têcnicas de jornalismo têm sido estratégicas para a alta qualidade dos conteúdos publicados em ativos proprietários das marcas. De acordo com novo recorte da pesquisa realizada pela Toolkits e National Research Group, o uso do modelo jornalístico em projetos de publishing é fundamental para a construção da confiança do público.
"O conteúdo de marca tem um problema de mesmice. Quase todas publicam conteúdo, mas grande parte dele é semelhante. Os editores de marcas devem considerar investir em reportagens, em jornalismo em vez de algo amorfo. Existe apetite do consumidor pelo conteúdo da marca e o público está disposto a consumir e confiar, mas se for de alta qualidade”, diz a pesquisa.
Em um momento em que é crescente a demanda pelas plataformas proprietárias e a utilização do Brand Publishing pelas marcas que buscam informar seus públicos sobre o segmento que atuam, abre-se um espaço maior também para a contratação de jornalistas e a ampliação de talentos na área de comunicação dentro das organizações.
Para a Toolkits, os consumidores confiam no conteúdo produzido por jornalistas profissionais.
“Isto já vem acontecendo há alguns anos; vimos os principais editores e repórteres abandonarem a mídia tradicional em favor da publicação de marcas”, revela o estudo.
Experiência do consumidor e diferenciação entre conteúdos
Nas análises feitas de acordo com a pesquisa da Toolkit, os consumidores estão mais experientes e dizem saber diferenciar o conteúdo da marca, daqueles que não são.
“Isto por si só implica que as linhas entre jornalismo e publicação de marca estão mais claras. Indo um passo adiante, os dados implicam que as marcas devem rotular claramente quem produziu o conteúdo e quem o financiou e tornar isso uma prioridade na forma como apresentam o seu trabalho. Os consumidores confiam mais no conteúdo quando este é claramente rotulado e divulgado", aponta o estudo.
A pesquisa
A pesquisa foi conduzida pela Toolkits e National Research Group , uma empresa global de pesquisa e insights. O estudo entrevistou 1.007 consumidores dos EUA com idades entre 18 e 64 anos que relataram ter uma assinatura atual ou anterior de pelo menos uma publicação digital e foi realizado em outubro de 2023.
O levantamento identificou que 36% dos consumidores de conteúdos digitais confiam mais no que é publicado por marcas do que nas divulgações feitas em mídias tradicionais (TV, jornais, revistas ou portais de notícias).
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.