Barões
confiança em conteúdos jornalísticos produzidos pelas marcas

Conteúdos de marcas feitos por jornalistas geram mais confiança nos consumidores, revela pesquisa

Novo recorte de estudo feito pela Toolkits mostra que o jornalismo é um diferencial em projetos de mídia proprietária dentro da comunicação editorial das marcas

7 de dezembro de 2023

As têcnicas de jornalismo têm sido estratégicas para a alta qualidade dos conteúdos publicados em ativos proprietários das marcas. De acordo com novo recorte da pesquisa realizada pela Toolkits e National Research Group, o uso do modelo jornalístico em projetos de publishing é fundamental para a construção da confiança do público.

"O conteúdo de marca tem um problema de mesmice. Quase todas publicam conteúdo, mas grande parte dele é semelhante. Os editores de marcas devem considerar investir em reportagens, em jornalismo em vez de algo amorfo. Existe apetite do consumidor pelo conteúdo da marca e o público está disposto a consumir e confiar, mas se for de alta qualidade”, diz a pesquisa.

Leia também: Pesquisa da Toolkits revela que 36% dos consumidores confiam mais em conteúdos publicados por marcas

O talento dentro das organizações

Em um momento em que é crescente a demanda pelas plataformas proprietárias e a utilização do Brand Publishing pelas marcas que buscam informar seus públicos sobre o segmento que atuam, abre-se um espaço maior também para a contratação de jornalistas e a ampliação de talentos na área de comunicação dentro das organizações.

Para a Toolkits, os consumidores confiam no conteúdo produzido por jornalistas profissionais.

“Isto já vem acontecendo há alguns anos; vimos os principais editores e repórteres abandonarem a mídia tradicional em favor da publicação de marcas”, revela o estudo.

Experiência do consumidor e diferenciação entre conteúdos

Nas análises feitas de acordo com a pesquisa da Toolkit, os consumidores estão mais experientes e dizem saber diferenciar o conteúdo da marca, daqueles que não são.

“Isto por si só implica que as linhas entre jornalismo e publicação de marca estão mais claras. Indo um passo adiante, os dados implicam que as marcas devem rotular claramente quem produziu o conteúdo e quem o financiou e tornar isso uma prioridade na forma como apresentam o seu trabalho. Os consumidores confiam mais no conteúdo quando este é claramente rotulado e divulgado", aponta o estudo.

A pesquisa

A pesquisa foi conduzida pela Toolkits e National Research Group , uma empresa global de pesquisa e insights. O estudo entrevistou 1.007 consumidores dos EUA com idades entre 18 e 64 anos que relataram ter uma assinatura atual ou anterior de pelo menos uma publicação digital e foi realizado em outubro de 2023. 

O levantamento identificou que 36% dos consumidores de conteúdos digitais confiam mais no que é publicado por marcas do que nas divulgações feitas em mídias tradicionais (TV, jornais, revistas ou portais de notícias).