A relevância do texto é o principal fator para ranquear sites nas melhores posições do Google. É o que aponta o estudo Fatores de Ranqueamento 2024 elaborado pela Semrush, plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo.
No levantamento, foram analisadas 16.298 palavras-chave, todas com mais de 100 pesquisas mensais. Para cada palavra-chave, houve a coleta das páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) e análise das 20 primeiras posições e seu desempenho com base em diferentes fatores, chegando a um total de 300 mil posições.
Relevância em primeiro lugar
No ranking de fatores mais importantes, dentre os 20 primeiros resultados, a relevância do texto aparece na liderança com 0.47. Seguido por tráfego orgânico da URL (0.33) e tráfego orgânico do domínio (0.28).
Na análise de correlação entre conteúdos e posição na SERPs, além da relevância do texto, também aparece a pontuação de qualidade de conteúdo.
“O fator de relevância do texto é a essência de utilidade que uma página online pode entregar ao seu público. Aqui nós estamos basicamente falando de conteúdos que sejam relevantes, que sejam úteis para os usuários e é natural que esse seja um critério com alta correlação com as posições mais elevadas do Google. Para entregar mais relevância ao texto, precisamos entender qual a intenção de busca do público e responder essa intenção com conteúdo de qualidade”, afirma Erich Casagrande, Líder da Semrush no Brasil.
Para Erich é natural e lógico que esses fatores sejam mais comuns entre as páginas de melhores posições no Google.
“Afinal são características que todos pretendem encontrar em um site: relevância e qualidade. O Google também sabe disso e busca entregar isso como resposta às nossas pesquisas”, diz Erich.
Seguindo o raciocínio, conteúdo de qualidade é um conteúdo com boa informação, informação verdadeira, bem escrito, organizado, com imagens, vídeos e outros recursos gráficos. Um conteúdo completo, nem longo ou curto, mas completo, de modo que cubra os principais pontos sobre o tema”, complementa.
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Veja abaixo um vídeo com Erich Casagrande, da Semrush, falando sobre o estudo:
O papel do Brand Publishing
O estudo da Semrush reforça a importância do Brand Publishing para as marcas e como a estratégia pode posicioná-las como referência nos segmentos em que atuam. Possuir um espaço proprietário para desenvolverem as ações de comunicação é uma necessidade.
“Nós acreditamos que a marca deve desenvolver um processo contínuo de produção e distribuição de conteúdos relevantes para seu público”, afirma Bruno Costa, diretor de estratégia de dados da Barões Digital Publishing.
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