A desativação gradual dos cookies de terceiros anunciada pelo Google e como as marcas podem lidar com a mudança foi o tema do 60º episódio do canal no Youtube Debate no Café apresentado por Thiago Pierozzi e Márcio Oliveira.
Bruno Costa, diretor de estratégia de dados da Barões Digital Publishing, foi o convidado para esta conversa e ressaltou que apesar de novas ferramentas começarem a surgir “nada supera a marca criar uma estratégia de captura de dados por conta própria”.
“O Google está avançando a medida que o mercado também avança. Tem testado opções para segmentar as audiências mais relacionadas ao contexto ou tópico de uma página. Teremos várias opções para obter dados, isso faz parte da maturidade. Teremos plug-ins, inteligência artificial, Saas. Porém, nada substitui você ter seu site, instalar uma ferramenta analytics e, artesanalmente, olhar quais os dados quer capturar, dar opção para a pessoa se ela quiser ter o direito do esquecimento. Se fizer isso bem feito, já sai na frente do mercado e é surpreendente o quanto um pouquinho de dado faz diferença numa estratégia de marketing. Você consegue um conhecimento maior do cliente, insights valiosos e só quem vai ter isso será a empresa que tiver a arquitetura de dados proprietários. Este é um caminho sem volta. É pensar em longo prazo, nos dados “frescos” e conectados e capturar o que de fato vá usar. A grande inovação está no processo e na gestão e não na ferramenta”, afirmou.
Refinar é fundamental
Usando como base de seu exemplo o jargão “o dado é o novo petróleo”, o diretor de estratégia de dados alertou. “De fato, os dados são muito valiosos, mas não adianta ser o novo petróleo se não houver refinaria. Ter um sistema para extrair e transformar em algo útil. Dado parado vira pântano e desperdício até financeiro pela falta desta refinaria – saber como extrair, transformar, como ativar ou onde ativar”.
Dados proprietários e o Brand Publishing
A relação direta com usuários, com a audiência será essencial no mundo pós-cookies. E uma das formas de garantir este relacionamento perene é por meio do Brand Publishing. “Por meio de sua mídia proprietária, a marca desenvolve um portal de comunicação editorial, cria sua audiência que está ávida por informação, transforma em um relacionamento direto com seus usuários e a partir do momento que esta relação existe, ela (marca) está autorizada a capturar seus cookies, de forma legítima e dentro do que determina a Lei Geral de Proteção de Dados.
Assista ao episódio completo: