O marketing de conteúdo vinha sendo até agora o benchmark das empresas. No entanto, as marcas já estão elevando essa estratégia a um novo nível. E esse novo nível é o Brand Publishing. Empresas como a Gucci e a Red Bull, por exemplo, estão se tornando autoridades nesse segmento. Ao adotarem uma abordagem jornalística em seu marketing de conteúdo, elas estão se tornando plataformas de mídia.
Em artigo publicado no Powerpost, três especialistas em content marketing explicam como o Brand Publishing e o marketing de conteúdo se diferenciam.
Gareth O’Sullivan
Para ele, marketing de conteúdo e Brand Publishing podem ser facilmente confundidos. A diferença é que o principal objetivo do primeiro é a criação de conteúdo sem promover diretamente a marca. Isso geralmente é feito através do uso de vídeos, blogs e postagens em redes sociais.
Já o Brand Publishing tem por objetivo ajudar a transmitir a personalidade da marca para o público, geralmente por meio da criação de histórias jornalísticas. Dois grandes exemplos são Gucci e Red Bull.
Meryl Evans
O marketing de conteúdo fornece conteúdo relevante e valioso para os clientes de uma empresa, sem oferecê-los diretamente. Já o Brand Publishing é o marketing de conteúdo com esteroides, em que uma empresa produz conteúdo como uma publicação profissional jornalística faz. Além disso, coloca o público em primeiro lugar e possui pessoal, processos e conteúdo profissionalmente escrito e editado.
Sam Hurley
Para ele, as pessoas geralmente confundem os dois conceitos. Em sua opinião, o objetivo do marketing de conteúdo é aumentar a demanda por um produto ou serviço através da criação e distribuição de conteúdo altamente informativo. Já o Brand Publishing cria ou organiza histórias ou artigos que comuniquem a personalidade da marca.