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Mesa redonda: “Brand Publishing e Transição Midiática”

No lançamento de seu novo livro, PH Ferreira conversou sobre o tema da obra com os gestores de Brand Publishing da Fundação Dom Cabral e MRV&CO. Assista à íntegra do bate-papo

4 de maio de 2023

O primeiro trimestre de 2023 começou em meados de dezembro passado para Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing. Na época, teve início o ciclo de lançamento de seu livro “Brand Publishing e Transição Midiática”. Inicialmente, a obra foi distribuída de maneira exclusiva, como brinde de fim de ano, para clientes, público interno e parceiros da empresa. E a campanha de divulgação seguiu pelos três primeiros meses do ano, com eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A Capital Mineira, por sinal, foi escolhida para culminar todo o trimestre de divulgação com um evento de alto nível na sede da Fundação Dom Cabral: um coquetel seguido de mesa redonda sobre Brand Publishing e Transição Midiática, com muitos spoilers do livro.

Além do próprio autor, o papo contou com as presenças de Luciana Machado, Gerente de Comunicação Corporativa da FDC, e também com Walter Romano, gestor de Brand Publishing da MRV&CO. Ambas as marcas são clientes e tiveram seus projetos de Brand Publishing desenvolvidos pela Barões. O papo foi mediado por Márcio Brant, CEO da WePod.

Mesa redonda na íntegra

Transição Midiática: uma missão de vida

Ao abrir o debate, quando contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, PH Ferreira declarou que viu na Transição Midiática a sua "missão de vida", uma vez que percebeu, em suas passagens como Head de Digital do diário esportivo Lance! e depois com um cargo de diretoria na FSB, que precisava dar um passo além em relação ao modelo de comunicação praticado tanto na mídia impressa quanto nas agências.

Mas antes mesmo dos cargos de diretoria que ocupou, PH Ferreira já tinha em seu currículo experiências que já davam indícios dos caminhos por onde daria esse "passo além" da Transição Midiática: o meio digital.

Antes do Lance!, quando ainda era jovem recém-formado jornalista, no início do Século 21, PH Ferreira trabalhou na Compera - atual Movile, mais conhecida como dona do iFood - com conteúdos para celular via SMS. E em 2005 defendeu um mestrado na USP sobre o celular como um dispositivo de mídia e distribuição de notícias.

Brand Publishing: sanando dores das marcas

O papo girou em torno dos novos desafios da comunicação editorial das marcas centro do cenário de Transição Midiática e contou com os testemunhos dos representantes de Fundação Dom Cabral e MRV&CO.

Para Luciana Machado, o projeto Seja Relevante trouxe para a Fundação Dom Cabral uma oportunidade de organizar toda a produção de conhecimento e de conteúdo que já era feita dentro de casa.

"A produção de conteúdo vem de várias frentes e de varias áreas na Fundação Dom Cabral. Precisávamos de uma organização. E o Brand Publishing veio para sanar essa dor. Porque nosso compromisso com o Seja Relevante é compartilhar todo esse conhecimento que é produzido aqui dentro com a sociedade", afirmou Luciana Machado.

De acordo com Walter Romano, a MRV&CO escolheu criar internamente uma estrutura para cuidar dos projetos de Brand Publishing da casa: os hubs Habitability e Sonhar & Morar.

"Foi criada essa estrutura justamente para não ser um hype. A gente tinha uma dor muito ligada ao ESG e um desejo de discutir o futuro da habitação. Fomos investigar e percebemos que tínhamos um lugar reputacional que foi preenchido pelo Habitability. Além disso, era preciso falar com as pessoas, porque um em cada cento e cinquenta brasileiros mora em uma unidade construída pela MRV. E conseguimos isso com o Sonhar & Morar. Essas duas plataformas caíram como uma luva", contou o gestor de Brand Publishing da MRV&CO.

Sobre o livro

O livro “Brand Publishing e Transição Midiática” tem  apresentação feita por André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar, e prefácio por Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações. O posfácio é assinado por Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões.

A obra, no mercado desde janeiro deste ano, é publicada pela editora Robecca &Co. É destinada para profissionais de gestão e negócios, marketing e comunicação.

Ambiente digital

O livro também conta com um ambiente digital de conteúdos adicionais sobre Brand Publishing e Transição Midiática. Mediante cadastro, o público do livro terá acesso a uma área logada com outros e-books, estudos, curadoria de links de referência e videoaula no site livro.brandpublishing.com.br.

Segundo PH Ferreira, essa área será constantemente atualizada com novos conteúdos ricos e referências sobre o tema.

A versão impressa da obra pode ser adquirida nas principais livrarias, marketplaces e também pelo site da editora Robecca & Co. E as versões impressa e e-book para Kindle também estão disponíveis na Amazon.