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CMOs cortam custos, mas conteúdo continua sendo uma prioridade, diz pesquisa da Bynder

Criação de conteúdo, gestão e distribuição são vistos como fundamentais para que as marcas enfrentem desafios em momentos de baixa econômica e se posicionem junto aos seus consumidores

26 de abril de 2023

O conceito de que "Conteúdo é Rei" ("Content is King") é muito disseminado no mundo do marketing. Pois uma pesquisa que acaba de ser lançada pela Bynder perguntou a 1.297 CMOs globais "quais eram suas prioridades durante um período econômico particularmente difícil". E o estudo revelou que aumentar o investimento na criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo segue como um os focos principais, mesmo em um cenário de cortes de custos em outras áreas.

A primeira edição desde levantamento, que promete ser anual, foi realizada por gerentes de ativos digitais da Bynder em colaboração com a empresa de pesquisa PureSpectrum.

"Em 2023, o conteúdo mantém sua posição de liderança no mundo do marketing. Os CMOs reconhecem a importância de investir na criação de conteúdo, gestão e distribuição para enfrentar os desafios da baixa deste ano na economia e posicionar suas organizações para o sucesso nos próximos anos", diz o documento.

Transformação digital

Segundo a Bynder, muitas empresas estão lutando para atender as necessidades do mercado atual, entre elas a evolução dos hábitos de compra dos consumidores e sua demanda por um experiência de conteúdo digital perfeita.

"Os CMOs estão percebendo que priorizar os esforços de transformação digital e investir em um ecossistema digital que dá suporte às operações de conteúdo trará mais resiliência aos seus negócios e irá torná-los mais competitivos e responsivos às mudanças do mercado", conclui o estudo.

Importância do investimento em criação e distribuição

O levantamento aponta que 69% dos profissionais de marketing em todo o mundo disseram que consideram esses investimentos uma decisão tática que protegerá suas finanças.

Na opinião da maioria dos CMOs, os investimentos em tecnologia que agilizam a criação e distribuição de experiências de conteúdo personalizado estão se tornando cada vez mais críticos, "pois continuam a impulsionar as vendas, o reconhecimento da marca e a confiança, enquanto reduz custos. Portanto, a maioria das empresas pretende se concentrar em tais investimentos".

Objetivos da criação de conteúdo

Quando questionados sobre a importância do conteúdo na condução de seus objetivos para a empresa, a maioria dos CMOs citou a entrega do produto e informações de serviços aos clientes como o principal benefício.

"Eles enfatizaram que, ao aproveitar o conteúdo para fornecer experiências, as empresas são capazes de se diferenciar de seus concorrentes e mostrar sua proposta de valor única para o mercado, impulsionar o tráfego do site, as vendas e, por fim, aumentar receita para a organização", diz o estudo.

Uma prioridade para os CMOs nos próximos meses é cortar os custos de tecnologia simplificando as ferramentas e reduzindo os gastos externos com as agências. Também de acordo com a pesquisa, 57% dos profissionais de marketing de bens de consumo disseram que também desejam reutilizar e redirecionar o conteúdo em vez de criá-lo novo.