Brasil

Paulo Henrique Ferreira fala sobre Transição Midiática no PodMais

Uma conversa que trouxe muita reflexão sobre Transição Midiática, tanto na comunicação editorial das marcas como nos players independentes de jornalismo, marcou a participação de Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, no programa PodMais, comandado pela jornalista Vivian Costa.

PodMais com Paulo Henrique Ferreira

Veja abaixo o papo na íntegra:

O PodMais é um conteúdo multiplataforma feito por Vivian para levar informação e conhecimento para os microempreendedores brasileiros, por meio de entrevistas com grandes, médios e pequenos empresários de sucesso, além de especialistas em empreendedorismo.

Transição midiática na pauta do dia

Durante a conversa de pouco mais de 40 minutos, Paulo Henrique Ferreira falou sobre o início de sua carreira e sobre como a percepção sobre a Transição Midiática foi fundamental e serviu como base para a criação, em 2017, da Barões, uma empresa 100% focada em projetos de Brand Publishing para marcas com autoridade em seus segmentos.

O tema, por sinal, é pauta não apenas deste episódio do programa comandado por Vivian Costa, mas também do livro “Brand Publishing e Transição Midiática“, de autoria de PH Ferreira e lançado no dia 18 de janeiro, em um evento no Rio de Janeiro, que também entrou na conversa.

“Se a academia não se mexer, vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o jornal impresso e as revistas. A Editora Abril, que era o grande Império Romano da mídia impressa, quebrou. E isso vai acontecer com as escolas de comunicação se elas não tiverem a humildade de entender o contexto da Transição Midiática. Elas continuam fazendo doutorado, pós-doutorado, hermeticamente e não falam com a sociedade. Todo profissional tem que entender de Transição Midiática”, disse PH Ferreira.

Importância da Educação Midiática

O executivo da Barões falou da importância da educação midiática para a sociedade que, segundo ele, é igual educação profissional. Afinal, “Se a pessoa não sabe o que ela está consumindo de informação, ela está se envenenando”. E traçou um paralelo com um período muito emblemático do século passado.

“Após a Segunda Guerra Mundial, a humanidade passou fome. Daí veio a ONU com os Direitos Humanos e passamos por um momento muito especial, da época da chamada Sociedade do Espetáculo, que nos entregou coisas maravilhosas como o Rock n’ Roll, o cinema. A humanidade sacou que tinha comida. E aconteceu uma explosão do fast-food, do consumo de refrigerantes. Fumar virou moda. Era até divertido. Mas chegou o momento em que foi preciso introduzir uma consciência nutricional nas escolas e nas famílias. Estamos vivendo uma coisa parecida com a informação, que era restrita a um público pequeno. E a gente entrou em um fast-food de informação. E dentro dessa infodemia, agora é a hora de introduzir a educação midiática”, afirmou PH Ferreira.

Brand Publishing e Transição Midiática

Publicado pela editora Robecca & Co., o livro “Brand Publishing e Transição Midiática” tem apresentação feita por André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar. O prefácio é assinado por Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações. Enquanto o posfácio é de autoria de Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões.

A versão impressa da obra pode ser adquirida nas principais livrarias, marketplaces e também pelo site da editora Robecca & Co. E a versão em e-book também está disponível para Kindle, na Amazon.

Ficha técnica do livro

“Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”
Autor: Paulo Henrique Ferreira
Editora: Robecca & Co.
Número de Páginas: 267

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