Uma conversa que trouxe muita reflexão sobre Transição Midiática, tanto na comunicação editorial das marcas como nos players independentes de jornalismo, marcou a participação de Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, no programa PodMais, comandado pela jornalista Vivian Costa.
Veja abaixo o papo na íntegra:
O PodMais é um conteúdo multiplataforma feito por Vivian para levar informação e conhecimento para os microempreendedores brasileiros, por meio de entrevistas com grandes, médios e pequenos empresários de sucesso, além de especialistas em empreendedorismo.
Durante a conversa de pouco mais de 40 minutos, Paulo Henrique Ferreira falou sobre o início de sua carreira e sobre como a percepção sobre a Transição Midiática foi fundamental e serviu como base para a criação, em 2017, da Barões, uma empresa 100% focada em projetos de Brand Publishing para marcas com autoridade em seus segmentos.
O tema, por sinal, é pauta não apenas deste episódio do programa comandado por Vivian Costa, mas também do livro “Brand Publishing e Transição Midiática“, de autoria de PH Ferreira e lançado no dia 18 de janeiro, em um evento no Rio de Janeiro, que também entrou na conversa.
“Se a academia não se mexer, vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o jornal impresso e as revistas. A Editora Abril, que era o grande Império Romano da mídia impressa, quebrou. E isso vai acontecer com as escolas de comunicação se elas não tiverem a humildade de entender o contexto da Transição Midiática. Elas continuam fazendo doutorado, pós-doutorado, hermeticamente e não falam com a sociedade. Todo profissional tem que entender de Transição Midiática”, disse PH Ferreira.
O executivo da Barões falou da importância da educação midiática para a sociedade que, segundo ele, é igual educação profissional. Afinal, “Se a pessoa não sabe o que ela está consumindo de informação, ela está se envenenando”. E traçou um paralelo com um período muito emblemático do século passado.
“Após a Segunda Guerra Mundial, a humanidade passou fome. Daí veio a ONU com os Direitos Humanos e passamos por um momento muito especial, da época da chamada Sociedade do Espetáculo, que nos entregou coisas maravilhosas como o Rock n’ Roll, o cinema. A humanidade sacou que tinha comida. E aconteceu uma explosão do fast-food, do consumo de refrigerantes. Fumar virou moda. Era até divertido. Mas chegou o momento em que foi preciso introduzir uma consciência nutricional nas escolas e nas famílias. Estamos vivendo uma coisa parecida com a informação, que era restrita a um público pequeno. E a gente entrou em um fast-food de informação. E dentro dessa infodemia, agora é a hora de introduzir a educação midiática”, afirmou PH Ferreira.
Publicado pela editora Robecca & Co., o livro “Brand Publishing e Transição Midiática” tem apresentação feita por André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar. O prefácio é assinado por Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações. Enquanto o posfácio é de autoria de Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões.
A versão impressa da obra pode ser adquirida nas principais livrarias, marketplaces e também pelo site da editora Robecca & Co. E a versão em e-book também está disponível para Kindle, na Amazon.
“Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”
Autor: Paulo Henrique Ferreira
Editora: Robecca & Co.
Número de Páginas: 267
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