A Revista Valor Setorial – Comunicação Corporativa, uma divulgação do jornal Valor Econômico, destacou a mídia proprietária editorial como uma das estratégias utilizadas pelas marcas e apresentou três cases da Barões Digital Publishing.

A reportagem de Luiz Maciel mostra o fortalecimento das marcas por meio da informação que garante não só agregar valor à imagem da empresa, mas também ganhos comerciais futuros.

Na entrevista, Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e diretor executivo da Barões Digital Publishing, relembra que o Brand Publishing não surgiu agora, mas tem crescido exponencialmente devido ao aumento da demanda por informação e pela agilidade que o digital traz consigo. PH Ferreira traz o exemplo da revista The Furrow, da empresa de tratores e máquinas agrícolas John Deere, escrita para ajudar fazendeiros americanos a melhorarem os seus negócios e mostra que uma marca com autoridade em seu segmento amplia ainda mais sua credibilidade ao disponibilizar um canal com informações confiáveis ao seu público.

“Ao ser reconhecido como uma fonte confiável de informações, o brand publishing reforça a credibilidade da empresa perante a sociedade e aumenta o seu protagonismo dentro do setor em que atua. É uma avenida que se abre com a revolução digital que estamos vivendo, que é tão disruptiva quanto foi a invenção do telégrafo no século XIX”, afirmou a reportagem.

Os cases

Como exemplos de quem faz Brand Publishing no Brasil,  a MRV & Co –  que possui dois ativos proprietários de comunicação editorial assinados pela Barões – elencou os benefícios da utilização da estratégia. Walter Romano, gestor de Brand Publishing da MRV & Co  apresentou o hub Habitability voltado para conteúdos que tratam sobre o futuro da habitação e o Sonhar & Morar que conversa diretamente com o público que planeja adquirir a casa própria.

O sucesso dos portais é percebido, inclusive, pelos profissionais que são procurados para entrevistas. “Quase todos os entrevistados afirmam já conhecer os nossos canais e se mostram satisfeitos em participar das matérias”, diz Romano.

O gestor de Brand Publishing também apresentou o canal Virando a Chave, que traz conteúdos para corretores de imóveis ou para aqueles que pretendem seguir nesta carreira, e o prêmio Habitability, que teve sua primeira edição realizada em 2023.

Outro destaque foi o Além da Energia, ativo proprietário da Engie no ar desde 2019  e que já se consolidou como um dos portais mais acessados quando o assunto é  transição energética. Os números mostram a autoridade: desde seu lançamento, o Além da Energia atraiu mais de quatro milhões de leitores únicos e divulgou 1,4 mil reportagens e entrevistas.

“Criamos o Além da Energia porque sentíamos a necessidade de fazer algo mais para informar a sociedade sobre a importância da transição energética para fontes limpas. Era nosso papel, como líder desse segmento no Brasil”, afirmou Leandro Provedel, gerente corporativo de comunicação e branding da Engie.

Assim como a MRV & Co e Engie, a reportagem também traz informações sobre o portal Seja Relevante, da Fundação Dom Cabral. Luciana Machado, gerente de comunicação corporativa da FDC, reforçou a importância do Brand Publishing para a escola de negócios e o pioneirismo neste tipo de investimento. Dentre as instituições mundiais que já são publishers, a FDC é uma das primeiras na implementação da estratégia e na audiência obtida. “Estamos atrás de Harvard e da McKinsey, mas à frente do MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts] e de Stanford”.

No Seja Relevante, as notícias se dividem em sete áreas de interesse: governança e estratégia; inovação; educação e aprendizado; médias empresas; impacto e legado sustentável; gestão pública; e liderança.

A reportagem traz ainda o exemplo do Hospital Israelita Albert Eintein, que também investe em mídia proprietária para se comunicar com profissionais da saúde, com a divulgação de pesquisas na área médica e para explicar sobre sintomas e doenças para a população em geral.