Reconhecida globalmente por suas ferramentas de SEO e marketing digital, a Semrush agora amplia sua presença editorial ao adquirir o portal de notícias e conteúdo Search Engine Land. A compra da empresa controladora Third Door Media engloba, também, as marcas SMX (Search Marketing Expo), MarTech Conference e Digital Marketing Depot.
Com essa aquisição, a Semrush não apenas expande seu portfólio, mas assume um papel ativo como publisher, reforça sua autoridade no setor e fortalece seu relacionamento com a audiência. A decisão é uma mobilização estratégica que se alinha com a filosofia do Brand Publishing, na qual a marca passa a educar, informar e liderar por meio de seu próprio canal de mídia.
Compromisso com o mercado
A Semrush, fundada em 2008, é uma plataforma que oferece uma gama de ferramentas para aumentar a visibilidade online e obter insights valiosos de marketing. O serviço prestado pode auxiliar empresas no que tange a SEO, PPC, SMM, pesquisa de palavras-chave, pesquisa competitiva, RP, marketing de conteúdo, insights de marketing e gerenciamento de campanhas. Dessa maneira, a organização se posiciona como uma parceira estratégica para marcas que buscam otimizar a presença digital e alcançar resultados consistentes no marketing.
Por sua vez, a Third Door Media, fundada em 2006, é uma das maiores provedoras de insights sobre mecanismos de busca e marketing digital. Portanto, a adição das plataformas desta, segundo o diretor de marketing da Semrush, Andrew Warden, é responsável por aprimorar o conteúdo e ofertas educacionais para os clientes, bem como expandir substancialmente o seu alcance.
O executivo afirmou ainda que a expansão “reforça o compromisso em equipar as gerações atuais e futuras de profissionais de marketing digital com as ferramentas necessárias para enfrentar um mercado competitivo e em constante evolução”.
Brand Publishing contempla estratégia de aquisição da Semrush
Esse movimento exemplifica como as marcas podem utilizar o Brand Publishing para ampliar sua influência e relevância no mercado. Segundo Paulo Henrique Ferreira, diretor-executivo da Barões Brand Publishing, “uma das formas de uma marca se posicionar como brand publisher é adquirindo uma mídia setorial”. Essa estratégia permite que a marca se aproprie de uma audiência já existente, use o ativo para fortalecer seu posicionamento e oferecer conteúdos que se integram de maneira sinérgica com suas soluções.
Dessa forma, a Semrush, além de se beneficiar de uma plataforma já consolidada, com audiência engajada, alcance e credibilidade garantidos, integra um hub de conteúdo que complementa suas soluções e ferramentas tecnológicas.
Em um post no LinkedIn, o especialista em Growth Marketing B2B Luiz Maia, afirmou que “essa aquisição não é apenas um movimento de compra de um portal de conteúdo. É uma jogada estratégica que reforça o papel da Semrush como uma autoridade global no marketing digital e SEO.”
A transformação da marca em publisher demonstra que a mídia proprietária é um pilar central no plano de crescimento da empresa. A partir da operação da mídia proprietária, torna-se mais viável a leitura de dados que, por sua vez, é fundamental para o direcionamento de conteúdos proprietários e para a expansão de ferramentas com maior precisão. Assim, a marca pode se alinhar às necessidades dos usuários e se estabelecer como uma fonte contínua de conhecimento e insights para seu nicho.
“Para profissionais da área, isso significa acesso a conteúdos ainda mais ricos e ferramentas mais integradas. O futuro da Semrush promete ser ainda mais dinâmico e focado em educar, equipar e empoderar os profissionais de marketing de todo o mundo”, afirmou Maia.
Já para as empresas, PH Ferreira avalia o “Brand Publishing como uma disciplina protagonista na comunicação contemporânea, afinal, as marcas que têm credibilidade, reputação e autoridade têm a oportunidade e o dever de informar seus públicos de interesse, com notícias, opiniões artigos e se posicionarem como think tank em seus setores”.