Os mecanismos de pesquisa trabalham sem parar para classificar os bilhões de sites na Internet, que produzem uma quantidade de conteúdo quase incalculável. Somente o Google, o maior de todos os buscadores, registra mais de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente. Para que a sua marca tenha uma classificação alta o suficiente e os visitantes em potencial encontrem seu conteúdo, você precisará seguir as regras do Google. E a melhor forma de fazer isso é ter certeza de que você extrai o máximo das possibilidades do seu conteúdo com foco nos esforços de otimização para os mecanismos de pesquisa – o famoso SEO. Por isso, em um artigo recente escrito para o blog do SEMrush, Amanda Milligan, Diretora de Marketing da Fractl, listou 10 maneiras de melhorar o SEO para sites em 2021.
Veja quais são as 10 táticas listadas pela especialista e saiba como aplicá-las em seu projeto de Brand Publishing:
De acordo com a autora do artigo, o melhor passo que você pode dar para melhorar seu SEO para sites em 2021 é entender o Google Analytics. A ferramenta é muito útil para você entender o seu site e tomar decisões inteligentes com base em dados. Essas métricas servirão não apenas para medir como você está se classificando, mas também para conhecer o seu público. O que é ideal para que você possa selecionar melhor o conteúdo para sua audiência.
E, segundo Milligan, integrar uma ferramenta como o SEMrush ao Google Analytics e ao Google Search Console ajuda a potencializar a sua análise e a execução de relatórios em um local central.
Algumas das métricas fornecidas pelo Google Analytics (GA):
Estratégias de conteúdo bem-sucedidas precisam sempre estar de olho nas tendências. E os profissionais de setor estão sempre debatendo sobre ideias novas de conteúdo. E isso não significa apenas criar uma nova peça. Mas também revisitar conteúdos antigos, de baixo desempenho, e otimizá-los.
Uma boa forma de identificar esses conteúdos é pela ferramenta Content Audit Tool, que analisa uma variedade de dados que podem ser responsáveis pelo baixo desempenho, como:
Após identificar essas páginas, a dica é pensar em novas palavras-chave para segmentar esse conteúdo. E uma boa ferramenta para isso é a Topic Research Tool, onde você pode obter ideias de conteúdo que geram maior volume de pesquisa.
Esse tipo de prática, no mínimo, irá diminuir a quantidade de tempo que você precisará gastar desenvolvendo conteúdo. E garante que o trabalho que você colocar nele trará recompensas.
Use ferramentas como o Keyword Magic Tool para pesquisar palavras-chave para seu conteúdo. De acordo com a autora, isso não apenas ajuda a desenvolver a estrutura de sua peça. Mas também permite que você entenda o que seu público deseja ler.
Saber quais palavras-chave são melhores para seu público-alvo e o tipo de conteúdo é de grande ajuda na construção de uma estratégia para impulsionar o SEO para sites.
“A escrita amigável ao Google depende de demonstrar um equilíbrio entre palavras-chave e linguagem do dia a dia. Isso significa que seu conteúdo deve ser escrito de forma que flua naturalmente. Palavras-chave devem surgir naturalmente em seu conteúdo para que você não tenha que enchê-lo de última hora. Uma maneira de fazer isso é identificando palavras-chave semanticamente relacionadas ao seu alvo principal de palavras-chave”, explica Amanda Milligan.
Com o Keyword Magic Tool, você pode pesquisar palavras-chave secundárias, relacionadas à sua palavra-chave primária. Além disso, a ferramenta também oferece uma análise das perguntas relacionadas à sua palavra-chave primária.
“Hoje, muitos usuários fazem perguntas usando o recurso de pesquisa por voz na esperança de obter uma resposta. Os especialistas em conteúdo descobriram que podem direcionar palavras-chave de perguntas para impulsionar o SEO para sites. Isso significa que as palavras-chave incluirão indicadores de pergunta como quem, o quê, onde, quando, por que e como. Por esse motivo, você deve listar palavras-chave ou frases-chave que incluam esses indicadores de pergunta e criar conteúdo com um tom mais coloquial”, afirmou a Diretora de Marketing da Fractl.
Muito de uma boa estratégia de SEO para sites diz respeito à forma como o seu portal lida com os chamados backlinks. Ou seja, se você está gerando esses backlinks de sites de alta autoridade.
Um portfólio de backlinks diversificado, diz Milligan, sinaliza ao Google que seu site é uma fonte confiável. E que você está gerando links de uma forma natural. Conforme ressalta a especialista, a diversidade do backlink pode vir de duas fontes, especificamente:
Se você precisa de ajuda para encontrar os backlinks certos, uma boa dica é usar a ferramenta Backlinks Analytics. Ela pode identificar seus domínios de referência e backlinks totais. Oferecendo a capacidade de comparar até quatro URLs concorrentes para se ter uma ideia de onde pode haver uma oportunidade.
Para aumentar seu portfólio de backlinks, Milligan sugere algumas estratégias:
Diversos estudos apontam que 80% dos leitores passam a maior parte do tempo olhando para o conteúdo no topo de uma página. Por isso, ao desenvolver seu conteúdo, certifique-se que as informações mais importantes estejam, de forma organizada, logo no início. Mas, mesmo assim, é de conhecimento de todos que o Google não indexa necessariamente apenas o contexto do que está no topo da página. A ferramenta de busca analisa o artigo como um todo, para ver se ele é abrangente. Portanto, é preciso que você também tenha uma atenção especial ao layout de sua página.
Para obter o máximo das palavras-chave que você está segmentando, considere adicionar links de âncora, também chamados de links de salto, à parte superior da página. Isso não apenas torna a experiência do usuário mais agradável, mas também permite que você use suas tags de cabeçalho de maneiras mais criativas para ir atrás dos snippets em destaque do Google.
Além disso, use os intertítulos, ou tags de cabeçalho, de forma estratégica para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor seu conteúdo. Insira palavras-chave e faça com que eles identifiquem os cabeçalhos ao escrever seu conteúdo.
Um exemplo: no artigo “Bairros mais seguros de Porto Alegre“, do MeuLugar, portal de conteúdo do QuintoAndar, as localidades foram dispostas nos intertítulos (H2), em vez de numa lista sequencial com bullets. Com isso, o próprio organizou a lista em seu snippet como o principal resultado da página com esse tipo de busca (imagem abaixo).
Não são raros os portais que negligenciam a otimização das imagem e, com isso, perdem oportunidades de impulsionar o SEO para sites. No entanto, quando isso feito corretamente, conforme destaca a autora do artigo, você pode direcionar uma grande quantidade de tráfego para seu site.
Além disso, o uso do conteúdo visual é importante por trazer outros benefícios:
“Quando as imagens são mal otimizadas, você pode, por exemplo, ter páginas lentas e acabar tendo uma classificação ruim. Em última análise, o problema pode não ter sido as imagens ou o texto alternativo que o acompanha. A baixa velocidade de carregamento seria suficiente para afetar a classificação geral”, afirma Amanda Milligan.
Segundo a especialista, uma das melhores maneiras de melhorar o SEO para sites usando imagens é otimizando seu texto alternativo. E a forma de escrever esse texto alternativo é não pensar muito nisso. Alternativamente, você deve considerar o conteúdo da imagem. Escrever um bom texto alternativo é essencialmente ser capaz de descrever o que a imagem mostra.
Ao redigir os textos alternativos das imagens, Milligan sugere que eles sejam:
Segundo estudos recentes, mais de 60% das pesquisas feitas no Google têm em dispositivos móveis. Por isso, é de fundamental importância garantir que seu site seja otimizado para eles. De acordo com Milligan, o Google recompensa sites otimizados para celular.
“Da mesma forma que a otimização de desktop, você deve se concentrar no desenvolvimento de SEO para sites com foco em dispositivos móveis. Hoje, você pode pesquisar e comparar palavras-chave para celular e desktop separadamente. Usar uma ferramenta de SEO pode ajudá-lo a descobrir insights úteis sobre análises móveis. Isso ajuda você a decidir qual conteúdo direcionará para qual público e palavras-chave incluir em seu conteúdo”, afirmou a autora.
Milligan também dá dicas sobre como produzir conteúdo otimizado para celular. Segundo ela, é importante considerar:
A sua URL e a meta-descrição são fatores primordiais para ajudar o Google a entender do que se trata o seu conteúdo. De acordo com a autora do artigo, embora não haja uma regra rígida e rápida sobre o comprimento de qualquer um deles para melhorar sua classificação, o objetivo deve ser torná-los o mais concisos e claros possível, incluindo as palavras-chave alvo.
Veja algumas práticas recomendadas por Amanda Milligan para manter sua URL e a meta-descrição o mais limpas possível:
Páginas com carregamento lento costumam causar altas taxas de rejeição. E a sua classificação de SEO depende muito da velocidade do seu site.
“Usar uma ferramenta de auditoria pode ser um recurso valioso para entender a velocidade do seu site. Com uma ferramenta de auditoria de velocidade de página, você pode aprender o que pode estar deixando seu site mais lento e como você pode resolver isso da melhor maneira. Ele também pode verificar erros comuns de SEO para que você possa melhorar o conteúdo do seu site para um impulso de SEO”, afirmou a especialista.
Conforme aconselha a autora do artigo, ao acompanhar o desempenho do seu site, você consegue entender melhor o que funciona e o que não funciona para o seu público. Com isso, pode criar mais conteúdos pensando em seus gostos e desgostos.
Veja algumas das principais métricas de SEO para sites listadas por Amanda Milligan:.
Fonte: “10 Maneiras de melhorar o SEO em 2021 e impulsionar seu ranking”
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