Cases

Nascido do Brand Publishing, movimento Shop Small, da AmEx, completa 10 anos

Se existisse um dicionário de Brand Publishing, o case da American Express certamente apareceria como um dos principais sinônimos da palavra benchmarking. Em 2007, a empresa de serviços financeiros, mundialmente conhecida por sua bandeira de cartão de crédito, lançou o portal de conteúdo Open Forum, com o objetivo de se estabelecer no segmento B2B para pequenas empresas. O sucesso da empreitada foi tão grande que, apenas três anos depois, a AmEx criou o “Small Business Saturday”, no sábado seguinte ao feriado de Ação de Graças. E a poucos dias de sua décima edição, que acontece em 30 de novembro, divulga um número impressionante: uma estimativa de US$ 103 bilhões em vendas nos nove sábados dos anos anteriores somados.

Shop Small

O Small Business Saturday foi criado para apoiar comunidades locais e incentivar os norte-americanos a fazer compras em empresas de propriedade independente. Junto com o evento, nascia também o movimento “Shop Small“, que em 2019 também chega ao seu décimo ano de existência. 

Propositalmente marcado para acontecer um dia após a tradicional Black Friday, que já movimentava as grandes redes de varejo havia algumas décadas, o Small Business Saturday foi grande sucesso em seu primeiro ano. E já no ano seguinte, as autoridades locais em todo o país se movimentaram na promoção da data. 

Além disso, em 2011 o Senado norte-americano aprovou, por unanimidade, uma resolução em apoio ao dia. Com participação de todos os 50 estados e reconhecimento oficial da Presidência da República.

Movimento global

Em 2013, o movimento Shop Small, uma marca registrada da American Express, acabou se espalhando para vários outros países, como Canadá, Austrália e Reino Unido. E se tornou algo global.

E tudo começou com um hub de conteúdo, lá em 2007, chamado Open Forum. O portal evoluiu e, em novembro de 2018, mudou de nome para Business Trends & Insights. Mas segue como uma referência para o pequeno varejista, ao oferecer notícias, newsletters e pesquisas que interessam diretamente ao empreendedor. Dentro dos temas abordados estão gestão financeira, produtividade, crescimento, recursos humanos, entre outros.

Brand Publishing como começo de tudo

O caso de sucesso mostra como um projeto de Brand Publishing pode se desdobrar, de forma legítima e exequível, em outros formatos potentes (como um evento anual, de âmbito nacional). E conquistar, pela autoridade e legitimidade, uma posição de formador de opinião que extrapola a capacidade nominal de qualquer verba de marketing. Por maior que seja a empresa.

O OpenForum – agora Business Trends & Insights –  e seus desdobramentos de extremo sucesso certamente estão entre as maiores inspirações para qualquer profissional do ramo do Brand Publishing.

Artigos Recentes

Grandes empresas apostam em conteúdo para conquistar público do Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…

2 dias atrás

Dados próprios: o ingrediente secreto do publishing para o B2B

Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…

2 semanas atrás

Brasileiros são os segundos que mais passam tempo online no mundo, segundo pesquisa

Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o…

3 semanas atrás

Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro é tema de trabalho acadêmico

O Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro foi tema do trabalho acadêmico…

3 semanas atrás

Pesquisa indica que brasileiros evitam fake news ao priorizarem especialistas e canais confiáveis

A pesquisa Fake News x Brand Safety, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights, mostra que,…

4 semanas atrás

Quais riscos as marcas enfrentam ao não investirem em mídias proprietárias?

A recente notícia de um projeto de lei para banir o Tik Tok dos Estados…

1 mês atrás