Em um cenário global marcado por incertezas geopolíticas, crises ambientais e transformações tecnológicas aceleradas, a reputação se consolida como o ativo mais valioso para as organizações, como aponta o 16º Índice Caliber de Reputação Corporativa, realizado entre outubro e dezembro de 2024. O estudo destaca o contexto desafiador que as empresas enfrentam, desde a instabilidade econômica global até as mudanças climáticas e a reconfiguração do cenário tecnológico.
Diante desse panorama, o papel da comunicação e do marketing se torna crucial para navegar em “águas turbulentas”, como apontam Dario Menezes e Marcos André Costa, representantes da Caliber, em artigo assinado por ambos..
“Mas qual é o nosso papel, comunicadores e profissionais de marketing, nesse contexto? A resposta é simples: papel de extrema relevância por estarmos conectados a tudo que acontece na sociedade. Nosso desafio será ajustar nossas velas — os planos de comunicação e de marketing — à direção dos ventos dessa nova realidade”, afirmam os autores.
Dario Menezes é Diretor-Executivo da Caliber e professor de Branding da FGV e de ESG da Fundação Dom Cabral. Já Marcos André Costa é head de data insights da Caliber e professor da Escola Aberje de Comunicação.
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Brand Publishing como caminho para a reputação corporativa
A necessidade de ir além das campanhas publicitárias tradicionais, como destaca o artigo, aponta para caminhos como adotar abordagens mais proativas e estratégica, que contemplem temas relevantes para a sociedade, como desinformação, clima, governança e diversidade. O que reforça, em especial, a importância do Brand Publishing para a construção de marcas resilientes e confiáveis, como destaca Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing:
“Nesse contexto, o Brand Publishing surge como uma ferramenta poderosa para as marcas construírem seu território e se conectarem com seu público de forma autêntica e significativa. Ao produzir conteúdo relevante e informativo, as empresas se posicionam como autoridades em seus segmentos, fortalecendo sua credibilidade e gerando valor para sua audiência. O Brand Publishing permite que as marcas participem ativamente dos debates contemporâneos, demonstrando seus valores e construindo uma narrativa própria, que contribui para a consolidação de sua reputação”.
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Sobre o 16º Índice Caliber de Reputação Corporativa
A Caliber é uma consultoria internacional especializada em gestão da reputação corporativa, que combina tecnologia proprietária com uma equipe consultiva sênior, além da produção global de estudos e análises.
Realizado trimestralmente, em parceria com o Meio & Mensagem, o Índice Caliber revela insights sobre o cenário da reputação corporativa no Brasil, assim como um ranking das empresas mais bem colocadas no indicador de Confiança e Admiração da Caliber.
O estudo detalha os atributos de reputação (produtos e serviços, inovação, integridade/ética, liderança) e marca (autenticidade, diferenciação, relevância e inspiração) considerados na análise. E destaca também a importância dos atributos ESG como cruciais na construção da reputação, com ações ambientais e sociais tendo um impacto positivo na percepção da sociedade.
Nesta 16ª edição do estudo, empresas como Nestlé, Havaianas, Batavo, Natura e O Boticário ocupam as primeiras posições, demonstrando a força das marcas nacionais, especialmente no segmento de alimentos.
De acordo com a consultoria, a liderança é ocupada por empresas brasileiras em dez dos 22 segmentos monitorados, confirmando uma tendência observada no trimestre anterior.
Veja abaixo o ranking com as empresas mais bem colocadas no ranking da Caliber:
