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O 16º Índice Caliber de Reputação Corporativa revela que, em um cenário global repleto de incertezas, a comunicação eficaz se torna essencial para as marcas construírem credibilidade e reputação. O estudo, realizado entre outubro e dezembro de 2024, enfatiza a importância do Brand Publishing como uma estratégia que vai além das campanhas publicitárias tradicionais, permitindo que as empresas se conectem de maneira autêntica com seu público e se posicionem como autoridades em seus segmentos. A pesquisa também destaca que marcas como Nestlé, Havaianas e Natura lideram o ranking de confiança, sublinhando a força das empresas brasileiras em um contexto de crescente valorização dos atributos ESG.
Resumo supervisionado por jornalista.

Em um cenário global marcado por incertezas geopolíticas, crises ambientais e transformações tecnológicas aceleradas, a reputação se consolida como o ativo mais valioso para as organizações, como aponta o 16º Índice Caliber de Reputação Corporativa, realizado entre outubro e dezembro de 2024. O estudo destaca o contexto desafiador que as empresas enfrentam, desde a instabilidade econômica global até as mudanças climáticas e a reconfiguração do cenário tecnológico. 

Diante desse panorama, o papel da comunicação e do marketing se torna crucial para navegar em “águas turbulentas”, como apontam Dario Menezes e Marcos André Costa, representantes da Caliber, em artigo assinado por ambos.. 

“Mas qual é o nosso papel, comunicadores e profissionais de marketing, nesse contexto? A resposta é simples: papel de extrema relevância por estarmos conectados a tudo que acontece na sociedade. Nosso desafio será ajustar nossas velas — os planos de comunicação e de marketing — à direção dos ventos dessa nova realidade”, afirmam os autores.

Dario Menezes é Diretor-Executivo da Caliber e professor de Branding da FGV e de ESG da Fundação Dom Cabral. Já Marcos André Costa é head de data insights da Caliber e professor da Escola Aberje de Comunicação.

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Brand Publishing como caminho para a reputação corporativa

A necessidade de ir além das campanhas publicitárias tradicionais, como destaca o artigo, aponta para caminhos como adotar abordagens mais proativas e estratégica, que contemplem temas relevantes para a sociedade, como desinformação, clima, governança e diversidade. O que reforça, em especial, a importância do Brand Publishing para a construção de marcas resilientes e confiáveis, como destaca Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing:

“Nesse contexto, o Brand Publishing surge como uma ferramenta poderosa para as marcas construírem seu território e se conectarem com seu público de forma autêntica e significativa. Ao produzir conteúdo relevante e informativo, as empresas se posicionam como autoridades em seus segmentos, fortalecendo sua credibilidade e gerando valor para sua audiência. O Brand Publishing permite que as marcas participem ativamente dos debates contemporâneos, demonstrando seus valores e construindo uma narrativa própria, que contribui para a consolidação de sua reputação”.

Leia também: A importância da mídia proprietária em um cenário de incertezas nas redes sociais

Sobre o 16º Índice Caliber de Reputação Corporativa

A Caliber é uma consultoria internacional especializada em gestão da reputação corporativa, que combina tecnologia proprietária com uma equipe consultiva sênior, além da produção global de estudos e análises. 

Realizado trimestralmente, em parceria com o Meio & Mensagem, o Índice Caliber revela insights sobre o cenário da reputação corporativa no Brasil, assim como um ranking das empresas mais bem colocadas no indicador de Confiança e Admiração da Caliber. 

O estudo detalha os atributos de reputação (produtos e serviços, inovação, integridade/ética, liderança) e marca (autenticidade, diferenciação, relevância e inspiração) considerados na análise. E destaca também a importância dos atributos ESG como cruciais na construção da reputação, com ações ambientais e sociais tendo um impacto positivo na percepção da sociedade.

Nesta 16ª edição do estudo, empresas como Nestlé, Havaianas, Batavo, Natura e O Boticário ocupam as primeiras posições, demonstrando a força das marcas nacionais, especialmente no segmento de alimentos. 

De acordo com a consultoria, a liderança é ocupada por empresas brasileiras em dez dos 22 segmentos monitorados, confirmando uma tendência observada no trimestre anterior.

Veja abaixo o ranking com as empresas mais bem colocadas no ranking da Caliber: