Home > Cases > Conheça o StoryLab, hub de conteúdo da biofarmacêutica AbbVie
Conheça o StoryLab, hub de conteúdo da biofarmacêutica AbbVie
Projeto tem o objetivo de aumentar a reputação e avaliação da empresa, para que seus principais stakeholders se envolvam no crescimento, valor e construção de reputação
Fundada em 2013, a AbbVie é uma biofarmacêutica com mais de 30 mil colaboradores ao redor do mundo, entre cientistas, pesquisadores, comunicadores, especialistas em produção e assuntos regulatórios. E cujos medicamentos atingem mais de 28 milhões de pessoas em 170 países. E com apenas dois anos de mercado, em 2015, a empresa percebeu a necessidade de se comunicar da forma mais assertiva possível com seus principais stakeholders. Para isso, criou o hub de conteúdo StoryLab.
"Nosso objetivo final é aumentar nossa reputação e avaliação, para que nossos principais stakeholders se envolvam em nosso crescimento, valor e construção de reputação. A pergunta que sempre fazemos é: como podemos gerar opiniões, engajamentos e sentimentos mais positivos em relação à nossa marca no geral?", afirmou Javier Boix, chefe de relações públicas da AbbVie nos Estados Unidos, em entrevista ao NewsCred.
Montagem da equipe
De acordo com Boix, o trabalho foi originalmente concebido como um grupo de desenvolvimento de conteúdo. Quando começamos a construí-lo, percebemos que havia muito mais a ser feito. O desenvolvimento de conteúdo estava e ainda está no centro do que fazemos, mas há muito mais. Não desenvolvemos conteúdo pelo simples objetivo de desenvolver conteúdo. Nós temos uma estratégia muito robusta",
Como forma de fortalecer a marca e conquistar tráfego para o StoryLab, a AbbVie sempre apostou fortemente nas mídias sociais para distribuição de conteúdo, com espaços no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube. E também recebe tráfego em seu portal via pesquisas pagas e orgânicas em mecanismos de busca. Além disso, tem o costume de fazer parcerias com os principais influenciadores de mídia social na ciência e na biofarma.
"A equipe também faz algo extremamente importante, que ninguém mais vê: atendemos a todas as necessidades de conteúdo da maioria de nossos líderes executivos. Incluindo documentos de mensagens, anúncios, atualizações de negócios, todas as reuniões de funcionários, oportunidades de palestras. Esse é um trabalho altamente exigente e demorado, e é desenvolvimento de conteúdo puro", revelou Boix.
A equipe também faz algo extremamente importante, que ninguém mais vê: atendemos a todas as necessidades de conteúdo da maioria de nossos líderes executivos
Braço independente da Abbott
Apesar de ter apenas seis anos de mercado, os números gigantescos da AbbVie se explicam facilmente: a empresa não surgiu do zero. Ela nasceu em 2013 como um braço independente da Abbott uma farmacêutica tradicional e global, com mais de cem anos de existência.
Operações da AbbVie no Brasil
A AbbVie também tem operações no Brasil, onde aportou no começo de 2014. A empresa conta com uma equipe de mais de 380 colaboradores no país. E suas áreas de negócios no país incluem Imunologia, Neonatologia, Virologia, Oncologia, Endócrino Pediatria e Nefrologia.
Entre suas áreas foco de pesquisa, a empresa desenvolve no Brasil cerca de 40 estudos ou projetos clínicos nas áreas de Imunologia, Oncologia e Virologia. Envolvendo mais de 200 equipes de pesquisadores brasileiros, entre universidades, sociedades médicas e centros de saúde em todo o país.
A Barões Digital Publishing – uma das pioneiras desta prática no mercado brasileiro – sempre enxergou que as marcas relevantes virariam publishers e isso tem acontecido. A Barões foi fundada em 2017 justamente para ajudar as marcas neste desafio. E tem sido muito bem sucedida até aqui, junto a marcas relevantes de diferentes segmentos.
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.