A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) acaba de lançar o curso “Transforme conteúdo em reputação e negócios com a metodologia de Brand Publishing”, em parceria com a Barões Brand Publishing, que será realizado entre agosto e setembro de 2025 e já está com inscrições abertas.
Oferecido pela Escola Aberje de Comunicação, o curso contará com quatro encontros online e uma carga horária total de 8 horas, com aulas ministradas por dois sócios-fundadores da Barões: Paulo Henrique Ferreira e Bruno Costa, respectivamente Diretor-Executivo e Diretor de Estratégia de Dados da empresa.
“Será um curso voltado para toda a rede da Aberje, profissionais do mercado especialmente das áreas de comunicação, marketing e branding”, revela Emiliana Pomarico, Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação.

O curso irá apresentar os conceitos e a metodologia para o desenvolvimento de um ativo de Brand Publishing, que visa posicionar as marcas como protagonistas em estratégias de mídia proprietária, como destaca Emiliana:
O objetivo é mostrar todos os caminhos que uma marca com autoridade em seu segmento precisa traçar para se tornar publisher e transformar seu conteúdo em reputação e negócios, dentro de uma plataforma própria.
A disciplina do Brand Publishing combina construção de plataforma, produção e distribuição de conteúdo editorial, construção de liderança de audiência setorial e desenvolvimento de dados primários, incorporando inteligência artificial e alinhando-se ao cenário atual de transição midiática.
A existência de um curso sobre Brand Publishing, conforme destaca Paulo Henrique Ferreira, da Barões, é uma demanda que vinha crescendo no mercado:
Muita gente perguntava para a Barões se existia algum curso de Brand Publishing. Então, junto com a Aberje, conseguimos viabilizar este que é o primeiro curso de Brand Publishing do Brasil, para atender essa demanda cada vez mais crescente sobre uma disciplina que vem se tornando central da comunicação empresarial contemporânea


Saiba mais sobre o curso:
Transforme conteúdo em reputação e negócios com a metodologia de Brand Publishing
Datas: 19, 21 e 26 de agosto e 2 de setembro de 2025 (terças e quintas)
Horário: 9h às 11h
Carga horária total: 8 horas
Aulas: Online
Investimento: R$ 890,00 (Associados Aberje) | R$ 1.400,00 (Não associados)
Programa
Aula 1: Transição midiática e a comunicação contemporânea das marcas
Exploração da mudança do eixo da comunicação, que passou da persuasão para a informação, em uma sociedade hiperconectada.
Tópicos abordados:
- Mídia proprietária
- Reputação
- Comunidade editorial
- Liderança setorial
Aula 2: Brand Publishing na Prática
Apresentação de casos de sucesso no Brasil e no mundo, detalhamento da metodologia e das camadas estratégicas do Brand Publishing.
Tópicos abordados:
- Brand Publishing x Branded Content
- Primeiros cases de Brand Publishing
- Metodologia detalhada
- Exemplos e debate
Aula 3: Desafios do Brand Publishing: interseção entre dados e inteligência artificial
Tópicos abordados:
- Brand Publishing e dados primários
- Inteligência artificial aplicada ao Brand Publishing
- Cases práticos
Aula 4: Presente e futuro da comunicação de marcas
Discussão sobre os desafios da comunicação, considerando a governança de Brand Publishing e os impactos da IA na gestão e nos negócios.
Tópicos abordados:
- Gestão e governança em Brand Publishing
- Aplicação da metodologia sob o aspecto de gestão
- Futuro da comunicação de marcas
- Trabalho de conclusão do módulo