A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) acaba de lançar o curso “Transforme conteúdo em reputação e negócios com a metodologia de Brand Publishing”, em parceria com a Barões Brand Publishing, que será realizado entre agosto e setembro de 2025 e já está com inscrições abertas.

Oferecido pela Escola Aberje de Comunicação, o curso contará com quatro encontros online e uma carga horária total de 8 horas, com aulas ministradas por dois sócios-fundadores da Barões: Paulo Henrique Ferreira e Bruno Costa, respectivamente Diretor-Executivo e Diretor de Estratégia de Dados da empresa.

“Será um curso voltado para toda a rede da Aberje, profissionais do mercado especialmente das áreas de comunicação, marketing e branding”, revela Emiliana Pomarico, Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação.

Emiliana Pomarico, Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação

O curso irá apresentar os conceitos e a metodologia para o desenvolvimento de um ativo de Brand Publishing, que visa posicionar as marcas como protagonistas em estratégias de mídia proprietária, como destaca Emiliana:

O objetivo é mostrar todos os caminhos que uma marca com autoridade em seu segmento precisa traçar para se tornar publisher e transformar seu conteúdo em reputação e negócios, dentro de uma plataforma própria.

A disciplina do Brand Publishing combina construção de plataforma, produção e distribuição de conteúdo editorial, construção de liderança de audiência setorial e desenvolvimento de dados primários, incorporando inteligência artificial e alinhando-se ao cenário atual de transição midiática. 

A existência de um curso sobre Brand Publishing, conforme destaca Paulo Henrique Ferreira, da Barões, é uma demanda que vinha crescendo no mercado:

Muita gente perguntava para a Barões se existia algum curso de Brand Publishing. Então, junto com a Aberje, conseguimos viabilizar este que é o primeiro curso de Brand Publishing do Brasil, para atender essa demanda cada vez mais crescente sobre uma disciplina que vem se tornando central da comunicação empresarial contemporânea

Saiba mais sobre o curso:

Transforme conteúdo em reputação e negócios com a metodologia de Brand Publishing

Datas: 19, 21 e 26 de agosto e 2 de setembro de 2025 (terças e quintas)
Horário: 9h às 11h
Carga horária total: 8 horas
Aulas: Online
Investimento: R$ 890,00 (Associados Aberje) | R$ 1.400,00 (Não associados)

Programa

Aula 1: Transição midiática e a comunicação contemporânea das marcas

Exploração da mudança do eixo da comunicação, que passou da persuasão para a informação, em uma sociedade hiperconectada.

Tópicos abordados:

  • Mídia proprietária
  • Reputação
  • Comunidade editorial
  • Liderança setorial

Aula 2: Brand Publishing na Prática

Apresentação de casos de sucesso no Brasil e no mundo, detalhamento da metodologia e das camadas estratégicas do Brand Publishing.

Tópicos abordados:

  • Brand Publishing x Branded Content
  • Primeiros cases de Brand Publishing
  • Metodologia detalhada
  • Exemplos e debate

Aula 3: Desafios do Brand Publishing: interseção entre dados e inteligência artificial

Tópicos abordados:

  • Brand Publishing e dados primários
  • Inteligência artificial aplicada ao Brand Publishing
  • Cases práticos

Aula 4: Presente e futuro da comunicação de marcas

Discussão sobre os desafios da comunicação, considerando a governança de Brand Publishing e os impactos da IA na gestão e nos negócios.

Tópicos abordados:

  • Gestão e governança em Brand Publishing
  • Aplicação da metodologia sob o aspecto de gestão
  • Futuro da comunicação de marcas
  • Trabalho de conclusão do módulo