Com pouco tempo? Experimente o resumo automático.
O livro “Brand Publishing na Prática”, organizado por Paulo Henrique Ferreira e publicado pela editora Robecca & Co, será lançado em outubro e reúne textos de 18 especialistas em comunicação e gestão de marcas de destaque, como Vale e ENGIE, com prefácio de Andrew McLuhan. A obra, que possui 222 páginas, explora como a criação de conteúdos proprietários pode fortalecer a confiança e engajamento entre marcas e públicos, oferecendo modelos práticos e cases de sucesso. Para celebrar o lançamento, três eventos de autógrafos e debates acontecerão em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Resumo supervisionado por jornalista.

Como a criação de conteúdos proprietários constroem confiança, geram engajamento real e produzem resultados sustentáveis. Esse caminho é apresentado pelo livro “Brand Publishing na Prática”, organizado por Paulo Henrique Ferreira, Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing, que reúne a expertise de 18 profissionais das áreas de comunicação e gestão de grandes marcas, como Vale, ENGIE e Fundação Dom Cabral. 

O livro, publicado pela editora Robecca & Co, traz um prefácio escrito por Andrew McLuhan, do Instituto McLuhan, do Canadá, e promete ser uma leitura essencial para quem busca entender como o Brand Publishing pode transformar a relação entre marcas e seus públicos.

Paulo Henrique Ferreira enfatiza que “Brand Publishing na Prática” traz em suas páginas não apenas teoria, mas a prática vivida por profissionais que já aplicam essa estratégia com sucesso.

“O livro oferece modelos práticos de como transformar marcas em legítimas publicadoras de conteúdo relevante, que fortalecem sua presença no mercado e ampliam seu impacto na sociedade”, afirma PH ao revelar que o leitor pode esperar insights valiosos.

Eventos de lançamento

Para celebrar o lançamento do livro, serão realizados três eventos nas cidades de Belo Horizonte (3/10), Rio de Janeiro (8/10) e São Paulo (10/10), com debate entre os coautores e sessão de autógrafo.

Todos os encontros contarão com a presença de Andrew McLuhan, que é uma referência mundial em estudos de comunicação e mídia.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site, onde estão todas as informações sobre a dinâmica dos eventos nas três capitais.

Sobre o livro

Composto por 217 páginas, o livro é estruturado em quatro partes que cobrem desde os fundamentos estratégicos do brand publishing até a implementação e operação de plataformas de conteúdo.

Os temas abordados incluem a governança de marca e a integração das lideranças ao processo de comunicação, além da distribuição e o uso de dados proprietários para a construção de audiência.

A última parte apresenta cases de sucesso de marcas que já aplicam o brand publishing com notáveis resultados. 

O livro é voltado para profissionais de comunicação, estudantes e gestores de empresas que buscam se aprofundar nas práticas e conceitos que vêm redefinindo o modo como as marcas se comunicam com seus públicos.

A publicação tem a coautoria de:

  • Aline Caio
  • Beto Francellino
  • Bruno Costa
  • Deborah Masiviero Huff
  • Gil Maranhão Neto
  • Guilherme Murtinho
  • Hamilton dos Santos
  • Joana Almeida de Carvalho
  • João Gabriel Pereira
  • Jorge Florêncio Ribeiro Neto
  • Leandro Modé
  • Leandro Provedel Kunzler
  • Luciana Alvarenga Machado
  • Nelson Valencio
  • Paulo Nassar
  • Queila Panhotta da Silva
  • Ricardo Sapiro
  • Rodrigo Conceição Santos.

Clique aqui e saiba mais sobre o time de autores.

“Brand Publishing e Transição Midiática”

O livro “Brand Publishing na Prática” é uma extensão de outra obra lançada por Paulo Henrique Ferreira, em 2023: “Brand Publishing e Transição Midiática  – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”. 

Com  apresentação de André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar, e prefácio de Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações, BPTM retrata a forma como a transição midiática impacta diretamente as organizações e todos os setores da sociedade e ainda como a disciplina de brand publishing se torna central no processo de comunicação contemporânea.

O primeiro livro de Paulo Henrique Ferreira também é publicado pela Robecca &Co e pode ser adquirido online.

Sobre a Barões

A Barões Brand Publishing é uma empresa especializada em Brand Publishing. Fundada em 2017, é uma “pure player” pioneira na construção de ativos editoriais para marcas com autoridade institucional, técnica e comercial em seus setores de atuação.

Com sua metodologia, a Barões atua no planejamento, implantação e operação de processos de Brand Publishing digitais e proprietários, que se estabelecem como plataformas robustas de comunicação editorial – com audiência legítima e com capacidade de tratamento de dados primários.

Entre seus clientes estão organizações como ENGIE, Embratel, QuintoAndar, MRV, Fundação Dom Cabral, Banco Safra, Cooxupé, Marfrig, Beauty Fair, entre outras marcas que lideram seus respectivos segmentos, inclusive editorialmente.