Empresa pioneira no Brasil e líder no seu segmento, com um portfólio repleto de grande marcas – como Vale, Itaú, ENGIE, QuintoAndar, Embratel, entre outras – a Barões Brand Publishing vem se aproximando cada vez mais da indústria e academia de comunicação de Portugal, por meio do trabalho de seu sócio-fundador e Diretor-Executivo Paulo Henrique Ferreira

Nesta quinta-feira (16/01), PH Ferreira foi o convidado de um episódio sobre Brand Publishing no podcast Digitalidade, comandado por Jorge Remondes, professor de Marketing do ISCAP/Politécnico do Porto e Diretor da Pós-Graduação em Digital Content Marketing & Analytics na Porto Executive Academy.

Além disso, o executivo da Barões irá ministrar a disciplina de Brand Publishing no curso de pós-graduação dirigido por Remondes, com aulas online que irão acontecer nos dias 1º, 7 e 8 de fevereiro.

A pós-graduação, que teve início no segundo semestre de 2024, é composta por 11 módulos e oferece aulas teórico-práticas online. Os métodos de ensino incluem exposições, diálogos verticais e horizontais, estudos de casos, utilização de plataformas digitais e realização de trabalhos práticos.

Ouça abaixo a participação de PH Ferreira no Digitalidade, que está em todas as plataformas digitais:

Brand Publishing no currículo

A adição de Brand Publishing ao currículo reflete a crescente importância desta estratégia na comunicação editorial das marcas.

“O Brand Publishing é uma frente necessária para que as marcas relevantes possam informar suas audiências. Afinal, informação com procedência e credibilidade é uma demanda de todos os públicos e setores. Por isso fico muito honrado em poder contribuir com uma reflexão estruturada sobre a disciplina, a metodologia e a importância da comunicação editorial proprietária na sociedade contemporânea”, afirma Paulo Henrique Ferreira.

Novidade em Portugal

Para Jorge Remondes, coordenador da pós-graduação, o módulo de Brand Publishing é importante por ser algo não usual em Portugal

“Por se tratar de um curso específico na área do conteúdo digital, a temática ainda não explorada em Portugal obrigatoriamente teria que constituir-se como um módulo integrado para proporcionar um curso completo”, afirma Remondes.

Jorge Remondes (Foto: Divulgação)

A pós-graduação tem como objetivo principal garantir aos estudantes das áreas de gestão, comunicação empresarial e marketing, o desenvolvimento de competências técnicas e ferramentas necessárias para criar e implementar planos de conteúdos digitais.

A disciplina de Brand Publishing é uma adição estratégica que permitirá aos alunos entender como as marcas podem se posicionar e comunicar eficazmente com seus públicos através de conteúdos editoriais autênticos e relevantes.

“A PEA é uma das escolas de formação avançada com mais Pós Graduações em Portugal: 28 pós-graduações. Tem também o seu MBA Executivo, o MBA Pré-Executivo, e desenvolve programas de formação in-company”, ressalta o coordenador. 

Corpo docente

Além de Paulo Henrique Ferreira e Jorge Remondes, o curso conta com um corpo docente composto por:

  • Alexandra Lello, especialista em marketing digital;
  • Ana Maria Lima, consultora e estrategista de marketing de conteúdo e SEO;
  • Cristina Veríssimo, diretora de marketing e comunicação e membro do Conselho Executivo da Amorim Cork Composites;
  • David Monteiro, diretor de marca e comunicação da Câmara Municipal de Lisboa;
  • Elsa Fernandes, jornalista;
  • Luiza do Valle, professora universitária e criadora do sistema de geolocalização e organização das cidades, denominado – City Cos®;
  • Marco Gouveia, consultor de marketing digital;
  • Sara Teixeira, professora do ISCAP e formadora na PEA;
  • Vasco Marques consultor de marketing digital e autor de livros.