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conteúdo de fácil leitura

Como escrever conteúdo de fácil leitura e encantar sua audiência

Conteúdo não é arte. Um bom texto deve responder a uma pergunta, divertir o leitor ou ajudar alguém a tomar uma decisão difícil. Veja essas dicas sobre o assunto

12 de setembro de 2019

Redação

A internet é um mar revolto com infinitos textos sobre os mais diversos assuntos. Por esse motivo, fazer seu conteúdo chegar às pessoas é um desafio. Mas existe uma dificuldade ainda maior: manter o leitor dentro da peça que você produziu, divulgou e distribuiu. E, para isso, é preciso fazer conteúdo de fácil leitura.

A produção de conteúdos de fácil assimilação deve seguir determinadas condições. A principal delas é que a palavra escrita deve ser, acima de tudo, uma ferramenta para o leitor.

Em resumo: conteúdo não é arte. Um bom texto deve responder a uma pergunta, divertir o leitor ou ajudar alguém a tomar uma decisão difícil. E o Content Market Institute publicou recentemente uma série de dicas sobre como construir um conteúdo de fácil leitura.

Alinhe as expectativas desde o início

É mais provável que as pessoas se comprometam com algo quando elas sabem do que se trata. Assim, inclua um tempo estimado de leitura na página. Uma boa regra é calcular de três a cinco minutos para cada 500 palavras.

Facilite a localização das informações

A maioria das pessoas tem o costume de passar o olho na página que estão lendo. Se não encontrarem logo o que procuram, elas vão sair logo. Por isso, é importante organizar o conteúdo por meio de cabeçalhos de seção, índices, e outros elementos na página devidamente formatados.

Evite palavras complicadas e frases compostas frequentes

Pense que você está escrevendo para um aluno do nono ano do fundamental. Sendo assim, use um bom equilíbrio de frases curtas e longas. E opte por palavras mais usadas e curtas.

Use bullet points

Os bullet points ajudam o leitor a econtrar o que quer. Se você tiver uma lista em uma frase, divida-a em marcadores.

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Escreva parágrafos curtos

Resumindo, escreva parágrafos com dois a três períodos, no máximo. Parágrafos mais longos são bons em algumas situações, como quando são usados ​​para ajudar a organização ou a verificação do conteúdo. Mas parágrafos longos em longos trechos de texto cansam.

Insira figuras, gráficos e diagramas

As pessoas gostam de fotos. Eles podem processar recursos visuais mais rapidamente do que o texto. Use fotos, ilustrações, gráficos e diagramas quando e onde apropriado. Mantenha os tamanhos de arquivo de imagem baixos e ative o carregamento lento no seu site.

Abra links em uma nova guia

Ninguém gosta quando clica em uma citação ou outro link e sai da página original. Se isso acontece, o leitor perde o ponto de leitura, o que aumenta a probabilidade de ele desistir da página. Por isso, verifique se cada link está aberto em uma nova guia ou janela.

Escreva texto alternativo

O texto alternativo é principalmente para visitantes com deficiência visual usando leitores de tela, mas também é exibido quando as imagens não são carregadas corretamente. Os rastreadores de mecanismo de pesquisa também leem o texto alternativo. Seja breve e descritivo.

Como fazemos na Barões

Nos clientes de Brand Publishing atendidos pela Barões, uma das premissas é escrever conteúdo fácil de ler. Usamos ferramentas – como o Yoast – que nos auxilia nessa tarefa. Ela indica, por exemplo, o grau de legibilidade de um texto. E só publicamos o conteúdo com o sinal verde da ferramenta.

A Barões Digital Publishing – uma das pioneiras desta prática no mercado brasileiro – sempre enxergou que as marcas relevantes virariam publishers e isso tem acontecido. A Barões foi fundada em 2017 justamente para ajudar as marcas neste desafio. E tem sido muito bem sucedida até aqui, junto a marcas relevantes de diferentes segmentos.