A pandemia de Covid-19 acelerou, de forma dramática, um processo que já vinha se desenhando de forma inexorável nos últimos anos: a desintermediação da comunicação. A afirmação foi feita por Paulo Henrique Ferreira, Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, em webinar realizado nesta quarta-feira (17/06), pela Fundação Dom Cabral. 

O evento online foi mediado por Walter Romano, Gerente de Comunicação Corporativa da FDC. E faz parte de uma série chamada “COM:unidade”, que tem o objetivo de debater novas práticas e tendências de mercado para tempos desafiadores.

Clique abaixo e veja o webinar na íntegra:

Desintermediação da comunicação é acelerada

Dentro do tema do webinar, PH Ferreira abriu os trabalhos falando sobre como as novas tecnologias já têm agido há mais de uma década nesse processo de desintermediação.

Segundo o executivo da Barões, o momento que estamos vivendo na história da humanidade não está ligado à da pandemia. A desintermediação já estava acontecendo no transporte (Uber), na hotelaria (Airbnb), no mercado imobiliário (QuintoAndar) e em diversos outros setores.

“A gente não esperava um coronavírus para acelerar essa desintermediação de forma tão dramática”

“Antes da pandemia, a gente tinha muito claro um cenário de queda dos meios de comunicação tradicionais, especialmente o impresso. A gente não esperava um coronavírus para acelerar essa desintermediação de forma tão dramática. Mas esse processo de desintermediação já ia acontecer. Na Barões, a gente achava que ainda demoraria mais uns três ou quatro anos. Mas foi de uma vez”, disse PH Ferreira.

Tudo sobre Brand Publishing

No webinar da FDC, PH Ferreira destrinchou as mudanças do mercado da comunicação, especialmente após a revolução trazida pelo digital. E além de apresentar os cases da Barões, deu uma aula sobre Brand Publishing, abordando todos os aspectos da estratégia, com temas como planejamento, processos, métricas e até mesmo outros assuntos muito em voga hoje em dia, como LGPD e Fake News.

Clique na imagem abaixo para ter acesso aos slides de apoio usados por PH Ferreira durante o webinar:

O mercado para o profissional de comunicação

De acordo com o executivo, os profissionais do mercado precisam entender, cada vez mais, que “comunicação é business”. E que a era do glamour e da criatividade acabou. As campanhas milionárias do século 20, assim como os gurus e hypes da internet no século 21, dão lugar a um processo cartesiano, de muito planejamento e trabalho.

“O profissional de comunicação tem que se especializar em processos. Acabou a zona de conforto de ser anunciante. Por isso, estudem gestão, um pouco de engenharia, de tecnologia. A criatividade vem por último e é derivada de um processo do dia a dia”, aconselhou o executivo.