Home > Brasil > Veja a íntegra do webinar de PH Ferreira em parceria com a Fundação Dom Cabral
Veja a íntegra do webinar de PH Ferreira em parceria com a Fundação Dom Cabral
Em evento ao vivo no canal da FDC no Youtube, Diretor Executivo da Barões Digital Publishing falou sobre desintermediação da comunicação e Brand Publishing
A pandemia de Covid-19 acelerou, de forma dramática, um processo que já vinha se desenhando de forma inexorável nos últimos anos: a desintermediação da comunicação. A afirmação foi feita por Paulo Henrique Ferreira, Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, em webinar realizado nesta quarta-feira (17/06), pela Fundação Dom Cabral.
O evento online foi mediado por Walter Romano, Gerente de Comunicação Corporativa da FDC. E faz parte de uma série chamada "COM:unidade", que tem o objetivo de debater novas práticas e tendências de mercado para tempos desafiadores.
Clique abaixo e veja o webinar na íntegra:
Desintermediação da comunicação é acelerada
Dentro do tema do webinar, PH Ferreira abriu os trabalhos falando sobre como as novas tecnologias já têm agido há mais de uma década nesse processo de desintermediação.
Segundo o executivo da Barões, o momento que estamos vivendo na história da humanidade não está ligado à da pandemia. A desintermediação já estava acontecendo no transporte (Uber), na hotelaria (Airbnb), no mercado imobiliário (QuintoAndar) e em diversos outros setores.
"A gente não esperava um coronavírus para acelerar essa desintermediação de forma tão dramática"
"Antes da pandemia, a gente tinha muito claro um cenário de queda dos meios de comunicação tradicionais, especialmente o impresso. A gente não esperava um coronavírus para acelerar essa desintermediação de forma tão dramática. Mas esse processo de desintermediação já ia acontecer. Na Barões, a gente achava que ainda demoraria mais uns três ou quatro anos. Mas foi de uma vez", disse PH Ferreira.
Tudo sobre Brand Publishing
No webinar da FDC, PH Ferreira destrinchou as mudanças do mercado da comunicação, especialmente após a revolução trazida pelo digital. E além de apresentar os cases da Barões, deu uma aula sobre Brand Publishing, abordando todos os aspectos da estratégia, com temas como planejamento, processos, métricas e até mesmo outros assuntos muito em voga hoje em dia, como LGPD e Fake News.
Clique na imagem abaixo para ter acesso aos slides de apoio usados por PH Ferreira durante o webinar:
O mercado para o profissional de comunicação
De acordo com o executivo, os profissionais do mercado precisam entender, cada vez mais, que "comunicação é business". E que a era do glamour e da criatividade acabou. As campanhas milionárias do século 20, assim como os gurus e hypes da internet no século 21, dão lugar a um processo cartesiano, de muito planejamento e trabalho.
"O profissional de comunicação tem que se especializar em processos. Acabou a zona de conforto de ser anunciante. Por isso, estudem gestão, um pouco de engenharia, de tecnologia. A criatividade vem por último e é derivada de um processo do dia a dia", aconselhou o executivo.
Se você tem interesse em saber sobre como as marcas podem se estabelecer como publishers, assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre Brand Publishing.
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.