A curadoria é um dos pilares na estratégia de gestão de conteúdo para as marcas. E esse é um assunto que você vê muito por aqui, no Brand Publishing Brasil, o portal da Barões Digital Publishing. Fundada em janeiro de 2017, a empresa tem essa estratégia em seu DNA. E com cases de impacto no mercado, chega ao final de seu terceiro ano de operação mantendo o que já virou uma tradição: a distribuição da cerveja "curada" Barões Red Ale, muito aguardada pelos clientes e parceiros e que causa uma agradável surpresa aos seus prospects.
Upgrade no kit da Barões Red Ale
A cerveja é produzida pela Prussia Bier, uma cervejaria de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), uma pequena cidade localizada a cerca de 100 Km da capital Belo Horizonte. E após dois anos de sucesso dessa parceria, o kit - que nos dois primeiros anos vinha com duas garrafas - ganhou um upgrade. Agora, além das cervejas, vem com copo e caixa personalizados com a marca da Barões.
Segundo Fernando Cota, idealizador e um dos sócios-fundadores da Prussia Bier, o upgrade no kit foi possível por conta do diálogo aberto e de total parceria entre as duas empresas.
"Conversando o Bruno Costa (sócio-fundador da Barões), sugeri que fizéssemos algo por um custo igual ou um pouco superior. E aí chegamos ao kit com caixa e copo personalizados. Agora, são três elementos com a marca da Barões, sendo que o copo é uma coisa menos efêmera. A caixa, por mais bonita que seja, as pessoas acabam jogando fora. A garrafa também. Mas o copo, não. Ele vai ficar na mesa, no armário de quem receber. Essa pessoa vai tomar uma cervejinha durante a semana e vai usar o copo da Barões. E isso ajuda a consolidar a marca de uma forma mais perene. E o mais bacana de tudo foi a abertura que a gente teve com a Barões nesse processo de construção do kit. Se não tivéssemos essa abertura, a gente não teria chegado a esse projeto tão bacana", diz Fernando.
Parceria e curadoria: como tudo começou
"Um dos nossos editores é cervejeiro caseiro. Ele faz cerveja artesanalmente, por hobby. E num papo sobre o assunto, começamos a pensar na possibilidade de dar cervejas de presente de fim de ano. Inicialmente, pensamos em fazer uma receita própria. Mas a produção caseira ficaria inviável, porque o equipamento não tinha como fazer a quantidade que precisávamos. E levar essa receita para uma fábrica elevaria demais o custo, pois a produção de um lote exigiria uma quantidade mínima de garrafas bem acima do que havíamos planejado. Então veio a ideia da curadoria", conta Bruno Costa, que além de um dos sócios-fundadores, é Diretor de Monetização da Barões.
Editor da Barões e cervejeiro caseiro, o jornalista Raphael Crespo também tem no currículo cursos de mestre cervejeiro e sommelier de cervejas. Apesar de não atuar na profissão, conhece muitas pessoas nesse mercado. E como uma das principais funções de um sommelier é realizar curadoria de cerveja, a solução para o primeiro presente de fim de ano da Barões, lá em 2017, acabou casando perfeitamente com a filosofia da empresa. Nascia, assim, a parceria com a Prussia Bier.
"Conheço os donos da cervejaria Prussia Bier de longa data. E eu sabia que eles já tinham um trabalho de vender suas cervejas com rótulos personalizados para eventos e casamentos. Como a ideia inicial da Barões, desde sempre, era ter uma Red Ale, imediatamente a Prussia Bier me veio à cabeça, pois eles haviam lançado uma cerveja desse estilo meses antes. Daí para a curadoria da Barões Red Ale foi um passo", conta Raphael Crespo.
Colocando a ideia em prática
Com a ideia da Barões Red Ale em mente, chegou a hora de ver toda a parte operacional da história. Afinal, era preciso que a cervejaria não apenas comprasse a ideia da parceria, mas tivesse a cerveja disponível para a produção de um rótulo personalizado. Vale lembrar que a produção de um lote de cerveja demora algumas semanas para ficar pronta, por causa de todo o processo de fermentação e maturação. No final das contas, o timming foi perfeito.
"Quando fizemos o primeiro trabalho, nós compramos a ideia que a Barões nos apresentou. De que a cerveja seria enviada para clientes-chaves, que teria uma divulgação legal. E isso foi o suficiente para a gente se engajar. Com os resultados do primeiro trabalho, quando pudemos ver as pessoas que receberam a cerveja na mão, aí sim eu compreendi o que a Barões quis nos passar. Vimos que a cerveja acabou chegando nas mãos de muitas pessoas formadoras de opinião e com poder de fogo no mercado, seja financeiro ou de influência, mesmo. Sinceramente falando, foi até difícil de mensurar na época, pois é algo que nós sequer havíamos imaginado, de estar fora do estado de Minas Gerais e nas mãos de pessoas tão importantes", disse Fernando Cota, idealizador e um dos sócios-fundadores da Prussia Bier.
Fernando (ao centro), com os irmãos Douglas e Railton Vidal, seus sócios na Prussia Bier
Rótulos personalizados
De acordo com Fernando, o segmento de rótulos personalizados tem crescido bastante para a empresa, uma vez que um negócio puxa outro. Hoje, além de casamentos, batizados e formaturas, a Prussia já começa a rotular algumas de suas cervejas para outras empresas.
"A Barões foi a primeira, foi quem acabou abrindo esse segmento de empresas para a gente. E hoje fazemos outras", conta o cervejeiro. "A gente tem feito um esforço grande de divulgar esse trabalho em revistas especializadas em casamento ou negócios, por exemplo. Além de jornais, por meio de assessoria de imprensa. Para que a gente possa chegar cada vez mais em outros negócios do mesmo nível e fora da nossa área de abrangência. Então, esse é um segmento que a gente tem atuado bastante e tentado investir cada vez mais", completa Fernando.
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.