Barões
a era do brand publishing

Revista 20/30 destaca a era do Brand Publishing

Paulo Henrique Ferreira, da Barões Digital Publishing, é um dos entrevistados e cita que o convencimento já não é a melhor estratégia; a informação é o que o público quer e precisa

12 de janeiro de 2024

O marketing de conteúdo por meio das mídias proprietárias. Com exemplos claros de que levar informação aos seus públicos é sempre uma boa estratégia, a Revista 20/30 trouxe em suas páginas digitais uma reportagem assinada por Caroline Grüne que aborda a atual era: a do Brand Publishing. Partindo de exemplos desde os primórdios, quando as marcas se aproximavam de seus públicos por meio de revistas, informativos ou guias.

Destaque para cases

Cases emblemáticos como o Guia Michelin, criado inicialmente para viajantes pela empresa francesa de pneus e que se tornou um dos mais cobiçados e renomados selos de qualidade na gastronomia mundial, e a Revista The Furrow, da empresa de máquinas agrícolas John Deere, foram citados.

Na era digital, investir em comunicação editorial de qualidade visando informar a audiência e ser o dono dos canais e também dos dados permitidos por seu público, permite com que as marcas reforcem seus posicionamentos e se tornem referência no setor em que atua.

Joe Pulizzi

Ao falar em referência, a jornalista ainda traz trechos do livro "Marketing de Conteúdo Épico", de Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute e destaca a definição dada por ele sobre o marketing de conteúdo como arte de se comunicar com seus clientes atuais e futuros sem vender.

“É o marketing que não interrompe. Você entrega informações que fazem os seus compradores ficarem mais inteligentes ou, então, os diverte para construir conexão emocional”, consta em trecho do livro.

Era da informação

Teoria que Paulo Henrique Ferreira, Diretor Executivo da Barões Digital Publishing  e autor do livro "Brand Publishing e Transição Midiática", concorda.  

Paulo Henrique Ferreira

“As pessoas não querem ser convencidas, elas querem ser informadas. Muitas empresas possuem as ferramentas, mas não conseguem se posicionar como um think tank, como uma referência de conteúdo, um veículo especializado assinado por uma marca”, afirma PH Ferreira.

Os portais O Especialista, do Banco Safra e o Habitability da MRV & CO, cases da Barões, também são citados.

Walter Romano, gestor de Brand Publishing da MRV&CO afirmou: “O publishing é esse lugar em que se deve apresentar algo útil, que gere entretenimento ou tenha valor para o leitor, ainda que ali esteja expresso o ponto de vista de uma marca”.