Spam e conteúdos de baixa qualidade devem aparecer menos no buscador do Google a partir de agora. Isso porque a Big Tech atualizou políticas globais com foco no aprimoramento da qualidade da classificação de notícias e conteúdos e regras de spam, como destacou um artigo publicado no Meio & Mensagem

De acordo com a matéria, que traz trecho do comunicado assinado pela diretora de produto na busca do Google, Elizabeth Tucker, o Google garante fazer melhorias algorítmicas para que, nas buscas, possam ser mais bem ranqueados portais de conteúdo. Segundo o buscador, os conteúdos não originais devem perder espaço nesse novo esquema de ranqueamento.

“Estamos constantemente atualizando essas políticas e sistemas para combater essas tendências, oferecendo conteúdo útil que direciona tráfego valioso para websites de alta qualidade”, diz o comunicado.

Publicação automatizada e em grande escala

A companhia afirma que irá identificar publicações automatizadas de conteúdos com baixa qualidade e de grande escala, como os que podem ser produzidos por inteligência artificial.

O anúncio da Big Tech também foi divulgado em matéria publicada na Exame, assinada por Carolina Unzelte.

“Esta abordagem mais agressiva mira especificamente no “squatting de domínio”, uma prática em que spammers compram sites com reconhecimento  para lucrar com suas reputações, frequentemente substituindo o jornalismo original por artigos gerados por IA projetados para manipular as classificações nos mecanismos de busca”, diz o comunicado.

As mudanças não serão completamente imediatas. O Google tem emitido aviso com prazo de 60 dias para reprimir o abuso de reputação e dar tempo para os sites se alinharem.

Conforme a Exame, Pandu Nayak, vice-presidente de busca do Google, afirmou que a empresa tem trabalhado na atualização desde 2022: “leva tempo para desenvolver essas mudanças efetivamente”.

A relevância do conteúdo é essencial para melhores posições do Google

O Brand Publishing Brasil divulgou levantamento feito pela Semrush, plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, que indica a relevância do texto como o principal fator para ranquear sites nas melhores posições do Google.

“Afinal são características que todos pretendem encontrar em um site: relevância e qualidade. O Google também sabe disso e busca entregar isso como resposta às nossas pesquisas”, diz  Erich Casagrande, Líder da Semrush no Brasil.