Para escrever o livro “Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”, o sócio-fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, Paulo Henrique Ferreira, entrevistou algumas dezenas de pessoas do mercado da comunicação, tanto no Brasil quanto do exterior, entre teóricos, acadêmicos e profissionais de altos cargos executivos. E um dos nomes de destaque com quem o autor conversou foi Joe Pulizzi, criador do Content Marketing Institute (CMI).

Pioneiro do Content Marketing

No livro, PH Ferreira classifica Joe Pulizzi como “um dos pioneiros e talvez o maior guardião do conceito de ‘Content Marketing’, em nível profissional, desde o início do século XXI”.

Segundo o autor, o fundador do CMI vem chamando a atenção das marcas para a profissionalização da mídia proprietária e da comunicação editorial.

“Muitas empresas não percebem que toda empresa é uma empresa de mídia e um provedor de produtos e serviços ao mesmo tempo. Nos Estados Unidos, por exemplo, qual é a diferença entre a Red Bull e o New York Times? As duas provêm informação e vendem produtos e serviços. Os processos são os mesmos”, diz o fundador do CMI.

Diferenças entre empresas de mídia e departamentos de marketing

Na entrevista para o livro, Pulizzi passa pelo conceito da Transição Midiática, tão discutido e propagado por PH Ferreira, quando comenta as particularidades das empresas de mídia, traçando um paralelo com os departamentos de marketing das marcas.

“Percebemos que empresas de mídias são diferentes, mas essa é uma percepção baseada apenas no que aconteceu no passado. No futuro, isso não vai acontecer: departamentos de marketing vão ter de atuar como publishers legítimos”, afirma Joe Pulizzi.

Pirâmide de Maturidade do Marketing de Conteúdo

No capítulo 7 do livro, “Ecossistema de mídia proprietária e mentalidade publisher”, PH Ferreira lembra das palavras de Pulizzi – um fomentador e educador do Content Marketing – para introduzir um documento lançado em 2020, desenvolvido pela Barões, que conceitua e esclarece as disciplinas de comunicação editorial das marcas: a “Pirâmide de Maturidade do Marketing de Conteúdo“.

Cultura de gestão

Outro ponto importante tocado por Joe Pulizzi foi a importância da gestão. E como as marcas tiveram culpa no cartório pela forma caótica e tóxica como eram administradas as operações – dentro das agências – para colocar nas ruas milionárias campanhas publicitárias que trabalhavam apenas o convencimento dos consumidores.

Em seu comentário, Pulizzi corrobora um artigo escrito em 2020 por Paulo Henrique Ferreira, e também citado no livro, que fala do fim da “sociedade do espetáculo”, que dá lugar à “sociedade da informação”.

“Não dá mais para pensar com a cabeça dos profissionais que aprenderam tudo nos anos 80 e 90. Gosto de conversar com CMOs e dizer: ‘eu sei que vocês têm números. Mas, vem cá, qual é a missão? Qual é o objetivo de vocês? Pelo que vocês querem ser conhecidos? Vocês querem ser reconhecidos por sua autoridade, certo? Se vocês querem chegar nessa posição, vocês não podem anunciar e não podem sair interrompendo as pessoas. Os consumidores têm escolha, eles podem se desligar. Agora, para vocês serem indispensáveis para eles, serem indispensáveis em seus trabalhos, em vidas, vocês têm que trabalhar com informação, com Brand Publishing. Não é isso que vocês querem? Vocês não querem ser necessitados? Agora, se vocês precisam de seis meses para ter resultados, vão lá, interrompam o máximo de pessoas que vocês puderem. Vocês não precisarão de gestão”, diz Pulizzi.

Brand Publishing e Transição Midiática

Publicado pela editora Robecca & Co., o livro “Brand Publishing e Transição Midiática” tem apresentação feita por André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar. O prefácio é assinado por Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações. Enquanto o posfácio é de autoria de Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões.

O livro foi lançado em um coquetel realizado no dia 18 de janeiro, na livraria Argumento do Leblon, no Rio de Janeiro (RJ). O próximo evento de lançamento, por sinal, já tem data, hora e local marcados para acontecer. Será no dia 8 de fevereiro, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, no coração de São Paulo (SP). Uma terceira data, em Belo Horizonte (MG), será confirmada nas próximas semanas.

A versão impressa da obra pode ser adquirida nas principais livrarias, marketplaces e também pelo site da editora Robecca & Co. E as versões impressa e e-book para Kindle também estão disponíveis na Amazon.

Ficha técnica do livro

“Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”
Autor: Paulo Henrique Ferreira
Editora: Robecca & Co.
Número de Páginas: 267