Dada a imensa quantidade de conteúdo disponível na web, aqueles agentes que são capazes de agregar de forma inteligente todo o conteúdo de uma determinada área de atuação geram um grande valor para sua audiência. E, dessa forma, agregam valor à reputação da sua marca bem como têm à mão uma oportunidade de monetização.
Melhor ainda, quem consegue fornecer informações confiáveis em um cenário onde várias alternativas estão na mesa, têm em suas mãos um ativo valioso e vendável. Podendo, assim, economizar o tempo das pessoas ao prover soluções imediatas para suas demandas. Quem diz é o especialista em curadoria Robin Good, em artigo publicado no Medium.
Sendo assim, a chave para monetizar conteúdo curado é coletar e organizar as informações de um nicho muito específico. E sempre que possível para uma audiência e aplicação específica. Portanto, quanto mais específica é a coleta, mais fácil será monetizá-la, já que nessa área gigantes como Google e Amazon não conseguem competir.
Um traço aparentemente característico da curadoria que é viável comercialmente é que, muitas vezes, uma grande parte da coleta é compartilhada publicamente, e de forma gratuita. Assim, o compartilhamento gratuito dessas informações fornece credibilidade, autoridade, reputação e visibilidade ao curador / autor / editor.
Como monetizar conteúdo curado
Nem todo conteúdo viável comercialmente é monetizável. Veja, a seguir, as sete características necessárias para que o conteúdo curado seja monetizável:
Foco: o conteúdo selecionado deve ter um foco muito específico.
Confiabilidade: o conteúdo selecionado deve ser devidamente verificado.
Organização: o conteúdo deve ser bem organizado em categorias com rótulos e descrições adequados e compreensíveis.
Acessibilidade: o conteúdo selecionado deve ser formatado e projetado para torná-lo legível, acessível, navegável e pesquisável.
Exclusividade: a curadoria deve ser exclusiva na maneira de selecionar, apresentar ou fornecer acesso aos conteúdos curados
Reputação: o conteúdo deve ser curado por um especialista no assunto com muita experiência, credibilidade, autoridade e reputação no setor específico.
Atualizado: conteúdos curados precisam ser atualizads e verificados periodicamente.