O programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan, recebeu recentemente como convidado o empresário e ex-publicitário Nizan Guanaes, considerado um dos nomes mais importante da história da comunicação e da publicidade no país. E entre os vários assuntos abordados na sabatina, um especial chamou a atenção de quem atua no mercado de Brand Publishing: a necessidade de posicionamento das marcas.
E é justamente esse o grande ponto do Brand Publishing (entenda aqui na “Pirâmide de Maturidade do Marketing de Conteúdo”, desenvolvida pela Barões Digital Publishing). Trata-se de uma disciplina para marcas que têm autoridade em seus segmentos. Ou seja, têm maturidade para entender o momento de desintermediação e do rearranjo da indústria de mídia e comunicação para se tornarem publishers especializados em seus segmentos (seja B2B ou B2C). Posicionando-se como produtoras e curadoras de informações, notícias, opinião e conteúdo educativo para o seu mercado.
Marcas publishers
Questionado sobre o tema por Joanna Monteiro, CCO da agência de publicidade Heads, que mencionou a existência cada vez maior de haters na internet, Nizan foi taxativo: "A marca precisa de um editor-chefe". Ou seja, um cargo fundamental em qualquer publisher.
"As marcas estão vivendo hoje uma coisa que é preciso compreender: elas nunca terão 100%. Quando o sujeito diz que ele tem 30% de mercado, isso significa que ele não tem 70% desse mercado. Então, a marca precisa de um editor-chefe, exatamente como um jornal", disse o executivo.
Sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, holding que reúne 18 empresas nas áreas de publicidade, marketing, conteúdo e entretenimento, Nizan está atualmente, também, à frente da consultoria NIdeias.
Verdade no posicionamento das marcas
E sobre a necessidade de posicionamento das marcas, o empresário fez uma ressalva:
"Os jornais a gente escolhe porque eles têm uma posição. E a marca também tem que ter. O que ela não pode é mentir naquele campo. E ela precisa saber que se ela quiser ser tudo, não vai ser nada", concluiu Nizan.
Veja abaixo o trecho em que Nizan fala sobre posicionamento das marcas:
Direto ao ponto
https://youtu.be/2A-k7-Cwv70?t=885
Sobre o programa
No programa, que foi ao ar no dia 12 de outubro, o empresário foi sabatinado pelo apresentador Augusto Nunes e por uma bancada que contou com a jornalista Mona Dorf (Diretora Adjunta de Comunicação da Febraban); Joanna Monteiro, CCO da Heads e presidente do Clube de Criação; Raul Justes Lores (Editor-chefe da Veja São Paulo) e Guilherme Barros, jornalista e CEO da GBR Comunicação.
Se você tem interesse em saber sobre como as marcas podem se estabelecer como publishers, assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre Brand Publishing.
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.