Um estudo recente feito pelo Google em parceria com a Ipsos, empresa especializada em pesquisa de mercado e opinião pública, revelou que “49% dos entrevistados trocariam a marca favorita pela segunda opção se esta oferecesse uma experiência de privacidade de dados melhor”. E que “uma experiência de privacidade negativa pode prejudicar a confiança e a preferência pela marca”.

O levantamento, que recebeu o título de “Privacidade desde a concepção: as vantagens de manter as pessoas no controle”, contou com a participação de 16 mil pessoas no Brasil, no Canadá, no México e nos Estados Unidos.

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Usuário no comando

De acordo com o blog Think With Google, é importante para os consumidores de uma marca a sensação de se estar no controle de seus dados pessoais. Nesse sentido, opções de privacidade que permitem a mudança das preferências de cookies e o cancelamento de inscrição em e-mail marketing se tornam fundamentais para que o usuário tenha essa percepção de controle de sua privacidade.

Mas, de acordo com o recente estudo do Google, a sensação de controle não é a única exigência dos consumidores atuais. Para que a confiança em uma marca aumente, eles também querem entender quando e por que estão compartilhando os dados. E, cada vez mais, querem saber o que ganham com isso.

Benefícios, lembretes e controle

O blog do Google cita uma pesquisa de privacidade feita com 7 mil pessoas de cinco países da Europa que revela os tipos de interações de privacidade que são esperados pelo consumidor atual:

  • Benefícios: os usuários desejam saber o que vão ganhar com o compartilhamento de seus dados;
  • Lembretes: as pessoas querem ser lembradas quando e quais dados foram compartilhados;
  • Controle: os consumidores demandam ferramentas nas quais possam gerenciar sua privacidade.

Como atuar para aumentar a sensação de privacidade de dados

A aplicação de algumas ligadas a esses três fatores de privacidade de dados, de forma prática, ajuda a aumentar a sensação de controle dos consumidores de uma marca.

Veja no gráfico abaixo as mais eficazes, de acordo com a pesquisa do Google em parceria com a Ipsos:

Fonte: Google/Ipsos, Brasil, Canadá, México, EUA, “Privacidade desde a concepção: as vantagens de manter as pessoas no controle”.

Segundo o blog Think With Google, no Brasil, as três práticas de privacidade mais eficazes foram:

  • Pedir consentimento para personalizar um site;
  • Perguntar aos clientes como (e com que frequência) eles querem ser lembrados das configurações de privacidade;
  • Recordá-los do porquê de estarem recebendo um anúncio/oferta personalizada.

“Essas práticas combinadas podem dar aos clientes uma maior sensação de controle e aumentar a confiança no tratamento dos seus dados pessoais. Além disso, podem aumentar a relevância dos anúncios e fazer com que os clientes reajam de maneira mais positiva a eles”, afirma o blog do Google.

Clique aqui e baixe o relatório completo do estudo do Google.