Um estudo recente feito pelo Google em parceria com a Ipsos, empresa especializada em pesquisa de mercado e opinião pública, revelou que “49% dos entrevistados trocariam a marca favorita pela segunda opção se esta oferecesse uma experiência de privacidade de dados melhor”. E que “uma experiência de privacidade negativa pode prejudicar a confiança e a preferência pela marca”.
O levantamento, que recebeu o título de “Privacidade desde a concepção: as vantagens de manter as pessoas no controle”, contou com a participação de 16 mil pessoas no Brasil, no Canadá, no México e nos Estados Unidos.
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Usuário no comando
De acordo com o blog Think With Google, é importante para os consumidores de uma marca a sensação de se estar no controle de seus dados pessoais. Nesse sentido, opções de privacidade que permitem a mudança das preferências de cookies e o cancelamento de inscrição em e-mail marketing se tornam fundamentais para que o usuário tenha essa percepção de controle de sua privacidade.
Mas, de acordo com o recente estudo do Google, a sensação de controle não é a única exigência dos consumidores atuais. Para que a confiança em uma marca aumente, eles também querem entender quando e por que estão compartilhando os dados. E, cada vez mais, querem saber o que ganham com isso.
Benefícios, lembretes e controle
O blog do Google cita uma pesquisa de privacidade feita com 7 mil pessoas de cinco países da Europa que revela os tipos de interações de privacidade que são esperados pelo consumidor atual:
- Benefícios: os usuários desejam saber o que vão ganhar com o compartilhamento de seus dados;
- Lembretes: as pessoas querem ser lembradas quando e quais dados foram compartilhados;
- Controle: os consumidores demandam ferramentas nas quais possam gerenciar sua privacidade.
Como atuar para aumentar a sensação de privacidade de dados
A aplicação de algumas ligadas a esses três fatores de privacidade de dados, de forma prática, ajuda a aumentar a sensação de controle dos consumidores de uma marca.
Veja no gráfico abaixo as mais eficazes, de acordo com a pesquisa do Google em parceria com a Ipsos:
Segundo o blog Think With Google, no Brasil, as três práticas de privacidade mais eficazes foram:
- Pedir consentimento para personalizar um site;
- Perguntar aos clientes como (e com que frequência) eles querem ser lembrados das configurações de privacidade;
- Recordá-los do porquê de estarem recebendo um anúncio/oferta personalizada.
“Essas práticas combinadas podem dar aos clientes uma maior sensação de controle e aumentar a confiança no tratamento dos seus dados pessoais. Além disso, podem aumentar a relevância dos anúncios e fazer com que os clientes reajam de maneira mais positiva a eles”, afirma o blog do Google.
Clique aqui e baixe o relatório completo do estudo do Google.