A Fundação Dom Cabral (FDC) acaba de passar por uma transformação significativa em sua identidade visual, marcando um novo capítulo em sua trajetória, que se aproxima dos 50 anos de existência. Essa mudança tem como objetivo atualizar a imagem da instituição, alinhando-a a um contexto global e contemporâneo, visando manter sua posição como uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com ranking de educação executiva do Financial Times 2024.
O rebranding reflete um movimento estratégico que visa não apenas modernizar a aparência da FDC, mas também reforçar sua missão de promover a educação executiva de alta qualidade.

“Somos uma escola de negócios com padrões internacionais que integra educação executiva, acadêmica e social. Usamos a educação como ferramenta para construir o futuro que queremos viver, desenvolvendo líderes capazes de promover a transformação necessária para o progresso sustentável de pessoas, das organizações e da sociedade.”
Daniel Aguado
Diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da FDC
Com origem mineira e atuação consolidada no Brasil e no exterior, a FDC segue expandindo sua presença, incluindo a abertura de um novo campus exclusivo em São Paulo, localizado na Vila Olímpia.
Seja Relevante de roupa nova
A nova identidade está intrinsecamente ligada à experiência digital da FDC, o que resultou em uma nova roupagem para o portal Seja Relevante, projeto de Brand Publishing da instituição, como destaca João Gabriel Pereira, sócio-fundador e Diretor de Tecnologia da Barões Brand Publishing, empresa parceira da FDC no desenvolvimento do portal:
A recente mudança na identidade visual da Fundação Dom Cabral impactou diretamente o portal Seja Relevante, trazendo novas cores, fontes e elementos gráficos que reforçam a modernização e alinhamento da plataforma com a nova identidade visual

Nova identidade reflete evolução da marca
O trabalho, conduzido em parceria com a consultoria global Design Bridge and Partners, do grupo WPP, reflete o propósito da FDC de impulsionar a construção conjunta de futuros positivos. Para formar líderes aptos a enfrentar desafios variados, a organização implementa uma abordagem inspiradora, acessível e inovadora de aprendizagem capaz de atender uma audiência mais diversa.
Sob a perspectiva de exaltar o potencial da formação de lideranças no presente para estimular um desenvolvimento sustentável no futuro, o CEO da Design Bridge and Partners no Brasil, Marcelo Bicudo, reforçou o esforço para reverberar os princípios que regem a marca.
“Nossa crença global é que marcas que movem pessoas movem o mundo. Foi exatamente isso que fizemos para e com a FDC. Formar protagonistas da construção de um futuro positivo é uma ambição legítima e desejável – e a marca já entrega isso há muito tempo. Com o novo posicionamento e identidade, sua potência se torna ainda mais sólida e inspiradora”, afirmou o executivo.
Elementos visuais reforçam posicionamento estratégico
A nova identidade visual do Seja Relevante incorpora os elementos distintivos do rebranding da FDC, como as elipses que representam as “lentes da FDC” e servem como base para expressões gráficas da identidade. Essas formas marcam o dinamismo da marca e seu impulso para construir futuros positivos, bem como simbolizam a educação executiva, acadêmica e social.
Por sua vez, a paleta de cores também foi renovada, distanciando-se dos tons tradicionais do mercado educacional para adotar o roxo como cor principal, que semanticamente traz associação ao conhecimento e à criatividade, com toque de sofisticação. A luminosidade do lilás adiciona uma percepção de modernidade, enquanto o laranja introduz nuances de humanização ao conteúdo.
No que diz respeito às fontes, um novo formato tipográfico, com serifas que remetem ao universo do conhecimento, combinadas com geometria e curvas limpas, criam uma identidade moderna e dinâmica para a marca.
Para compartilhar o novo posicionamento, a FDC preparou um manifesto:
Todo futuro tem um começo.
Vivemos em tempos que exigem a resolução de problemas cada vez mais complexos, com soluções que sejam ágeis, flexíveis e potentes.
A resposta que as pessoas e as organizações procuram para estimular o progresso e criar hoje o futuro em que desejamos viver, está nos questionamentos dos visionários, nas ações dos protagonistas e na potência dos líderes.
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios de padrão internacional, que tem um jeito único de ser e fazer aprendizagem.
Preparamos as pessoas para alcançarem resultados consistentes e liderarem hoje a construção de futuros positivos.
Nosso ecossistema vivo de educação integra expertise executiva, acadêmica e social em uma abordagem de excelência, focada em impulsionar a criação de um amanhã promissor.
Acreditamos que um futuro orientado ao crescimento começa na conexão entre pessoas com repertórios distintos, capazes de compreender os desafios e criar soluções que ampliam possibilidades e estejam alinhadas com as necessidades do mundo.
No equilíbrio do rigor científico com a aplicabilidade, da inteligência com afetividade e do desempenho com o progresso.
É assim que nós cocriamos, hoje, a disrupção que eleva nossa performance como profissionais, organizações, mercado e sociedade.
Pra gente, o futuro começa agora. Vamos construir juntos?