“Para criar uma experiência bem planejada é essencial entender os momentos em que os usuários são impactados”, é com esta frase que Tereza Alux, professora de User Experience (UX), resume a terceira aula do Creators Academy, promovido pela Creators Platform LCC.
A aula destacou a interação humana com o computador e revelou a complexidade envolvida no design de uma experiência envolvente e eficiente aos usuários e como o resultado desta vivência na plataforma pode garantir audiência.
Tereza explicou que o design de experiência vai muito além da camada visível na tela. Ela enfatizou que, antes de chegar ao aspecto visual, há uma série de etapas que precisam ser consideradas, como os objetivos do site, as necessidades dos usuários e o tipo de conteúdo a ser disponibilizado.
Segundo a especialista, o design de experiência abrange diversos aspectos, como design de conteúdo, design visual, design de interface, tipografia, arquitetura da informação, desenho industrial, dentre outros. Todos esses elementos estão sob o grande guarda-chuva do UX.
Esta foi a terceira aula do curso. A segunda aula realizada em maio teve como tema SEO e Page Speed
A importância em conhecer o usuário
Tereza Alux destacou a importância de conhecer profundamente as pessoas com as quais o site, a plataforma se comunica. “Para criar uma experiência bem planejada, é essencial entender os momentos em que os usuários são impactados, seja por e-mail marketing, boca a boca, pesquisas ou outras formas de contato. O objetivo é despertar o interesse do usuário, fazer com que ele use o produto e mantenha um relacionamento contínuo”.
Metodologias de pesquisas
A aula também explorou as várias metodologias de pesquisa que ajudam a entender como os usuários consomem conteúdos. Alux mencionou técnicas como pesquisas quantitativas e qualitativas, desk research, focus groups, card sorting e diários de uso continuado.
Monitoramento e feedback
O acompanhamento contínuo do feedback dos usuários foi outro ponto abordado por Tereza. Ela ressaltou que avaliações, comentários e feedbacks diretos sobre a jornada na plataforma são fundamentais. Elaborar perguntas diretas e assertivas em formulários de feedback pode proporcionar insights melhores sobre as necessidades e expectativas dos usuários.
Dicas para boas práticas UX
Visibilidade do sistema: Informar os usuários em tempo real sobre o que está acontecendo, seja de forma gráfica, numérica ou descritiva.
Correspondência entre sistema e mundo real: utilizar referências que remetem ao mundo real para tornar a interface mais intuitiva.
Liberdade e controle do usuário: proporcionar ao usuário a capacidade de tomar decisões para que ele se sinta menos pressionado.
Consistência e padrões: manter padrões e consistência para facilitar o uso e reduzir o desgaste cognitivo dos usuários.
Conforto visual: separar e alinhar bem os tipos de conteúdo para proporcionar uma experiência visual agradável e coerente.
Assista a aula: