Barões
brand publishing e o trabalho de jornalistas

Brand Publishing: um amplo mercado para jornalistas

A produção de conteúdo para marcas vem abrindo cada vez mais oportunidades para profissionais egressos da mídia tradicional

31 de janeiro de 2024

Em um artigo publicado recentemente, com o título “Demissões na mídia podem levar mais jornalistas às marcas”, a Toolkits destaca a gama de oportunidades que o Brand Publishing oferece aos profissionais de imprensa para atuarem na produção de conteúdos editoriais para as marcas. A pauta foi levantada com base em um estudo realizado pela empresa de recrutamento Talent Fairy, que entrevistou 268 pessoas.

“As marcas são um destino importante para muitos jornalistas e editores. Há muita coisa acontecendo para esses profissionais quando se trata de serem contratados por marcas”, diz o artigo.

Conteúdo de qualidade 

Da mesma forma que a produção de conteúdo editorial já se tornou uma necessidade para as marcas, que precisam deixar seu público informado sobre o segmento em que atuam, o trabalho de publishing tem de ser realizado de forma profissional e muito bem estruturada em diversos pilares, desde a plataforma e coleta de dados até a distribuição e a redação.

E é na redação de marcas publishers que o papel do jornalista para a apuração e realização destes conteúdos editoriais se torna fundamental. 

Uma pesquisa recente conduzida pela mesma Toolkits e pelo National Research Group, de outubro de 2023, indicou que 43% dos consumidores afirmam confiar mais no conteúdo da marca quando ele é criado por jornalistas.

Leia também: Pesquisa da Toolkits revela que 36% dos consumidores confiam mais em conteúdos publicados por marcas

Transição de carreira

O artigo traz exemplos de jornalistas que deixaram veículos de comunicação tradicionais e que hoje atuam em marcas publishers, que informam seus públicos com qualidade.

De acordo com a Toolkits, um ex-editor que foi demitido recentemente e que agora trabalha em uma grande marca de tecnologia afirmou, sob condição de anonimato, que está “energizado pela oportunidade de continuar a criar conteúdo adjacente ao jornalismo, sem dores de cabeça e estresse”. 

À pesquisa da Talent Fairy, o jornalista Doug Quenqua deu seu depoimento sobre desistiu do mercado da mídia tradicional para se dedicar à produção de conteúdo para marcas em tempo integral

Inicialmente, segundo Doug, "você aceita que seus dias de escrita significativa provavelmente acabaram". Mas com o tempo descobre que necessariamente não é esse o caso.

"Dependendo das empresas para as quais se trabalha, ainda é possível escrever conteúdo de qualidade", diz Doug.

Exemplos dentro de casa

Editor de SEO da Barões Digital Publishing e editor também deste portal Brand Publishing Brasil, o jornalista Raphael Crespo fez a transição da mídia tradicional para a produção de conteúdo para marcas em 2017.

Naquele ano, a Barões era fundada. Uma empresa totalmente dedicada a transformar marcas em publishers. E Crespo foi o primeiro de muitos jornalistas a integrar o time.

"Eu havia acabado de sair de uma editora de revistas, onde trabalhei por seis anos. Perto dos vinte anos de carreira, após passar por redações e diferentes agências de assessoria de imprensa e RP, andava em busca de fazer algo novo, que ainda não sabia o que era. Mas tinha certeza de que meu caminho não estaria mais na mídia impressa", conta o editor.

Segundo ele, a contratação de jornalistas experientes pelas redações de marcas publishers é uma via de mão dupla em que todos saem ganhando.

"As marcas contam com profissionais experientes, com qualidade de texto e apuração. E os jornalistas e editores passam a contar com uma gama maior de opções de mercado, além de estabilidade e de um ritmo de trabalho humano, ao contrário do que se costuma experimentar nas redações", completa Crespo.

Raphael Crespo, Editor de SEO da Barões