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O livro “Brand Publishing na Prática”, organizado por Paulo Henrique Ferreira, Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing, conta com textos de profissionais que utilizam a estratégia com sucesso. A obra será lançada em outubro, com eventos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Conheça aqui os perfis de todos os coautores.

Resumo supervisionado por jornalista.

Organizado por Paulo Henrique Ferreira, Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing, o livro “Brand Publishing na Prática”, que será lançado no próximo mês de outubro, traz em suas páginas não apenas teoria já vista em seu antecessor “Brand Publishing e Transição Midiática“, mas a prática vivida por profissionais que já aplicam essa estratégia com sucesso.

A obra, pela editora Robecca & Co, terá eventos de lançamento nas cidades de Belo Horizonte (3/10), Rio de Janeiro (8/10) e São Paulo (10/10), com debate entre os coautores e sessão de autógrafo e presença do canadense Andrew McLuhan, autor do prefácio e uma referência mundial em estudos de comunicação e mídia.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site, onde estão todas as informações sobre a dinâmica dos eventos nas três capitais, além de mais detalhes sobre a obra.

Navegue abaixo pelo conteúdo e conheça agora todos os coautores de “Brand Publishing na Prática”:

Apresentação

Paulo Pianez

A parte de apresentação do livro “Brand Publishing na Prática” é de autoria de Paulo Pianez, Diretor de Inclusão Social e Comunicação na Marfrig, uma das marcas transformadas em publishers pela atuação da Barões Brand Publishing, parceira no desenvolvimento do hub de conteúdo Prato do Amanhã.


Prefácio

Andrew McLuhan

Andrew McLuhan é diretor do Instituto McLuhan, no Canadá, e neto do renomado teórico da comunicação Marshall McLuhan. Especialista em estudos sobre mídia e comunicação, Andrew se dedica a continuar o legado de sua família, explorando o impacto das tecnologias de comunicação na sociedade contemporânea.


Capítulo 1: “Tudo se encaixa como num quebra-cabeça”

Leandro Provedel Kunzler

Gerente corporativo de comunicação e branding para o Brasil na ENGIE, desde 2011. Gaúcho de Porto Alegre, radicado em Florianópolis, é casado e pai de uma menina de 9 anos. Formado em Jornalismo pela Famecos – PUCRS – em 1995, desenvolveu uma carreira diversificada e sólida em comunicação, tendo atuado como repórter, apresentador, comentarista, assessor de imprensa e professor universitário. Há mais de 20 anos atua em comunicação corporativa.


Capítulo 2: “Uma nova avenida de trabalho na comunicação contemporânea”

Leandro Modé

Diretor de comunicação da Vale. É casado com Luciana e pai do João Pedro e do Antônio Bento. Paulistano da gema, nasceu e foi criado no Pari, na região central da cidade. Formou-se em Jornalismo, profissão que exerceu por quase 20 anos. Deixou as redações em 2013, em busca de ambientes mais propensos à inovação. De lá para cá, trabalhou com comunicação corporativa, assessoria de imprensa, relações governamentais e foi publisher do site Inteligência Financeira. Em quase 30 anos de carreira, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, foi eleito duas vezes profissional de comunicação do ano pela Aberje, e esteve à frente da área de comunicação do Todos pela Saúde, quando o programa do Itaú Unibanco recebeu o PRWeek Global Awards por melhor campanha do ano de 2021 na América Latina.


Capítulo 3: “Posicionamento como indutor de branding, comunicação e Brand Publishing”

Ricardo Sapiro

Sócio-fundador da Touch, consultoria especializada em posicionamento de marcas, fundada em 2010, em sociedade com Erik Galardi e Simon Clift. Assim como seus sócios, foi executivo de marketing de grandes empresas, tendo ocupado posições de Vice-Presidência América Latina e Global na Unilever, nas categorias de Cuidados com Roupas (Omo) e Cuidados com Cabelos (Seda). Na Touch, lidera a unidade de posicionamentos corporativos, em que foi responsável por clientes como Petrobrás, Gerdau, CCR, GPA, Mover (ex Grupo Camargo Correa), Votorantim Cimentos, BASF na Agricultura, Unilever, entre outros.


Capítulo 4: “O papel do Brand Publishing na comunicação de empresas”

Hamilton dos Santos

Diretor-executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), é graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Jornalista com passagens pelos principais veículos do país, no início dos anos 2000 especializou-se em Administração de Empresas, com atuações pela FDC, FGV e Stanford GBS. Trabalhou no Grupo Abril por 20 anos, onde atuou como Diretor de T&D, Diretor do Curso Abril de Jornalismo e Diretor do Instituto Abril, tendo idealizado e construído a Praça Victor Civita, na zona oeste de São Paulo. É autor, entre outros livros, de O Triunfo das Paixões: David Hume e as Artimanhas da Natureza Humana (Iluminuras), Lúcio Cardoso: Nem Leviano nem Grave (Brasiliense) e Enfim, grávidos! (Best Seller). Atua ainda como conselheiro de diversas organizações nacionais e internacionais, como Poiésis, Pacto pelo Esporte, Global Alliance e Page Society.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela Fundacom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que é Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018). É Conselheiro da Cinemateca Brasileira e do IEB-USP (Instituto de Estudos Brasileiros).


Capítulo 5: “Como as pessoas trabalham com Brand Publishing”

Joana Almeida de Carvalho

Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas na Barões Brand Publishing, com MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq. Com formação em Jornalismo e Publicidade, pela UFF, acumula experiência em comunicação corporativa, nas áreas de relacionamento com imprensa e relações públicas, em multinacionais dos segmentos de bebidas e farmacêutica.


Capítulo 6: “Governança: uma disciplina indispensável para o sucesso da estratégia de Brand Publishing”

Luciana Alvarenga Machado

Gerente de Comunicação Corporativa da Fundação Dom Cabral desde 2021, é responsável por comunicação institucional, branding, ambientes digitais e pela plataforma de Brand Publishing “Seja Relevante”. Pósgraduada em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral (FDC) e graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Trabalhou como atendimento publicitário por mais de 10 anos, em grandes agências de Belo Horizonte, e foi responsável pelo planejamento e pelas ações de comunicação de clientes públicos (Governo de Minas Gerais) e privados (Grupo Santa Casa, COMAU e TEKSID do Grupo Fiat, Farmax, TIM, AeC, dentre outros).


Capítulo 7: “Comitê editorial e o envolvimento das lideranças na construção do Brand Publishing”

Gil Maranhão Neto

Diretor e Membro do Comitê Executivo da ENGIE. Responsável pelas áreas de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade, Mercados de Carbono e Relações Institucionais. Juntou-se à ENGIE em 1996, desde então como executivo em diversas áreas. Graduado em Engenharia Civil, com especialização em projeto de estruturas, tem MBA em mercado de capitais e pós-graduação em estatística. É membro eleito do Conselho de Administração da International Hydropower Association. É membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2021, foi nomeado Oficial da Ordem do Rei Leopoldo da Bélgica.


Capítulo 8: “Estratégias de gestão de conteúdo no Brand Publishing”

Beto Francellino

Head de Conteúdo da Barões Brand Publishing, onde desempenha o papel de gestor dos processos de conteúdo de diversos projetos de Brand Publishing. Jornalista formado pela FACHA, com ampla
experiência em jornalismo setorial. Possui MBA em Marketing Digital pela Universidade Veiga de Almeida e em Finanças Corporativas pelo Ibmec, e torce pelo Vasco da Gama. Pai do Miguel e do Benicio, marido da Tatiane, filho da Helena e do Sebastião.


Capítulo 9: “Desenvolvimento e gestão de uma plataforma de publishing”

João Gabriel Pereira

Sócio-fundador e diretor de Tecnologia da Barões Brand Publishing, atuando desde 2005 com plataformas digitais. Graduado em Sistemas para Internet, com pós em Marketing Digital pela
FACHA; Ergodesign de Interfaces e Arquitetura da Informação pela PUC-RIO, e especializado em Cibersegurança e Gerenciamento de Risco pela Harvard University.


Capítulo 10: “Brand Publishing é ‘Strong News'”

Nelson Valencio

Nelson Valêncio é jornalista profissional desde 1991, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Sempre atuou com jornalismo técnico, cobrindo áreas como telecomunicações, energia, mineração e construção. É repórter do site Brasil Energia, redator da Barões e editor do site InfraROI.

Rodrigo Conceição Santos

Editor da Barões Brand Publishing para hubs de conteúdo de marcas como ENGIE, Embratel, Marfrig e Fundação Dom Cabral. Jornalista com mais de 20 anos de experiência em jornalismo B2B. Foi repórter e editor de mídias segmentadas nos setores de telecomunicações, construção civil, TI e broadcast. Cofundador do portal de notícias InfraROI e da agência de produção de conteúdo Canaris Informação Qualificada.


Capítulo 11: “Distribuição e dados: da construção da audiência ao tratamento de dados proprietários”

Bruno Costa

Sócio-fundador e Diretor de Estratégia de Dados da Barões Brand Publishing. Designer com pós em Gestão de Negócios pelo Ibmec, atuando desde 2006 com publishing digital. Especialização em Data Monetization (MIT Sloan School) e Martech (Northwestern Medill).


Capítulo 12: “Omnipublisher: do conteúdo à monetização”

Deborah Masiviero Hùff

Gerente de Comunicação e Marketing Digital da Beauty Fair, onde está há 14 anos, é responsável pelo hub “Negócios de Beleza”. Jornalista, com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (Aberje-ESEG) e especialização em Jornalismo Político (PUC-SP). Com 18 anos de experiência no mercado de beleza, já atuou em programas de rádio e TV (Beleza Hoje, Gazeta e Rede Mulher), revista (Cabeleireiros.com), jornal diário (Diário do Comércio e Indústria) e Assessoria de Imprensa. É pesquisadora dos métodos de Comunicação Não Violenta e palestrante na área de tendências do mercado de beleza.


Capítulo 13: “A evolução da comunicação no cooperativismo”

Jorge Florêncio Ribeiro Neto

Executivo de Comunicação Corporativa na Cooxupé desde 2011, está há 46 anos na empresa. Natural de São Pedro da União – MG, é advogado, com MBA em Finanças e Cooperativismo e MBA
em Gestão em Cooperativas pela Universidade de São Paulo (USP).

Queila Panhotta da Silva

Coordenadora de Comunicação e Marketing da Cooxupé. Natural de Ilha Solteira – SP. É graduada em Administração de Empresas e em Comunicação Social, com MBA em Gestão de Cooperativas pela Fundace-USP (Universidade de São Paulo). Atua há 27 anos na área de Comunicação e Marketing da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda – Cooxupé.


Capítulo 14: “Na hora e no lugar certos. O início de uma marca publisher”

Aline Caio

Fundadora e Consultora na PraGente Comunicação, atuou na Marfrig como gerente de Comunicação, onde implantou o “Prato do Amanhã”. É apaixonada pela transformação e potência da comunicação, auxilia empresas e pessoas a consolidar sua autoridade, fortalecer sua imagem e reputação por meio da comunicação integrada, consistente e efetiva. Formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero e pós-graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Aline acumula cerca de 20 anos de experiência em comunicação corporativa.


Capítulo 15: “Como a Transfero decidiu ser uma marca educadora”

Guilherme Murtinho

Cofundador e CMO da Transfero, reside em Zug, na Suíça, no coração do famoso “Crypto Valley”, hub que concentra diversas empresas de tecnologia blockchain. Formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio e com especialização em Branding pelo Istituto Europeo di Design, é empreendedor com background em Comunicação e Marketing. Fundou sua própria agência, atendendo clientes em diversos setores. Em 2014, iniciou sua jornada no digital, auxiliando projetos a se internacionalizarem através de uma aceleradora canadense. Seu envolvimento com a Bit.One, primeiro gateway de pagamentos em criptomoedas, o levou à sua participação na fundação da Transfero. Apaixonado pelo setor de blockchain e criptomoedas, acompanha de perto as tendências globais.


Organização

Paulo Henrique Ferreira

Sócio-fundador e Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing, Paulo Henrique Ferreira é formado em jornalismo pela PUC-Campinas (2000), com mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2005) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2013). Tem passagens pelo LANCE! e Movile, onde atuou na área digital e comunicação, e FSB Comunicação, onde foi Diretor de Negócios e Plataformas Digitais. É autor do romance “Álbum Duplo”, pela editora Record (2013), e de livro “Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”, pela editora Robecca & Co (2022).