-
No artigo publicado na The Craft Magazine, Kimberlee Meier explora a importância do Brand Publishing para as marcas, destacando que elas prosperam ao contar histórias que criam relacionamentos duradouros com seus públicos. Meier apresenta oito exemplos de marcas que se destacam nessa prática, incluindo a RELX, que utiliza dados concretos para abordar questões sociais, e o The Red Bulletin da Red Bull, que conecta com o público jovem por meio de perfis de influenciadores. Outras marcas citadas incluem a Dovetail com sua publicação Outlier, a University College com a revista Pórtico, a University of Queensland com artigos informativos, o WePresent da WeTransfer, o site Tablespoon da General Mills e a SAIC Magazine, que celebra talentos emergentes. A especialista ressalta que o Brand Publishing não só aumenta a fidelidade à marca, mas também constrói confiança com o público.
Em um artigo publicado na The Craft Magazine, da plataforma de publishing Shorthand, a especialista em conteúdo Kimberlee Meier, da Meier Content Co, destaca como “as melhores marcas não sobrevivem apenas vendendo produtos ou publicando posts em blogs. Elas sobrevivem e prosperam contando histórias que criam relacionamentos duradouros com seus públicos”.
Em seu texto, ela aborda como o Brand Publishing tem sido adotado pelas marcas e lista oito iniciativas pelo mundo que têm alcançado excelência no uso da disciplina.
RELX
A primeira da lista de Meier é a RELX, empresa multinacional de informação e análise, que conta com o portal Lexis Nexis.
“Em um artigo recente, ” The Cost of Catfishing “, a RELX analisou o pedágio financeiro e emocional dos golpes de romance online. Ela usou histórias de vítimas da vida real, insights de especialistas e seus próprios dados para falar sobre uma questão socialmente relevante de forma autêntica. É um ótimo exemplo de como vincular um público-alvo ao produto de uma marca. A publicação da marca RELX tem algo que muitos outros sites não têm — dados frios e concretos. Ela pode fazer com que peças de conteúdo como esta se destaquem conectando dados com histórias reais para dar aos seus leitores uma avaliação completa de um tópico”, analisa.
The Red Bulletin
O case da marca Red Bull é um dos mais conhecidos mundialmente – foi incluído inclusive por Paulo Henrique Ferreira no livro “Brand Publishing e Transição Midiática”. E citado também por Kimberlee.
“Não precisamos contar como a estratégia de marketing da marca Red Bull a colocou no mapa. O The Red Bulletin , sua revista mensal, vai além da promoção de bebidas energéticas, mergulhando no mundo da aventura, esportes e cultura. No entanto, nem toda peça é sobre esportes radicais ou alguém pulando de um penhasco. Um perfil recente analisou iiTzTimmy, um streamer que se tornou popular entre os fãs por suas habilidades de jogo e personalidade. Ele usa histórias em quadrinhos originais para contar a história do streamer, que viu sua carreira progredir rapidamente nos últimos cinco anos usando desafios únicos e uma base de fãs muito devotada. Ao destacar Timmy, o The Red Bulletin está se conectando com um público mais jovem e voltado para jogos e mostrando que está lá para exibir talentos onde quer que eles sejam encontrados”.
Outlier
Destaque também listado pela especialista foi da empresa Dovetail. Fornecedora australiana de software que permite aos usuários coletar insights resumidos de análises de pesquisa.
“Há alguns anos, lançou a Outlier , uma publicação digital que discute tudo sobre design de produtos. É mais do que apenas uma revista digital — ela conta histórias de artistas, designers e criadores de conteúdo por meio de artigos escritos e ilustrações. Conteúdo em vídeo e entrevistas pessoais também são incorporados a essas peças para dar insights mais profundos ao leitor. Outlier funciona porque se alinha perfeitamente com os valores da marca Dovetail ao se conectar com seu público por meio de um design visualmente atraente. Essa abordagem não apenas aumenta a fidelidade à marca, mas também ajuda a construir confiança no produto da Dovetail como algo essencial para designers”.
Pórtico
Conteúdos envolventes é o que destaca Kimberlee para o Brand Publishing da University College.
“Em um artigo recente intitulado ” Vivendo e aprendendo “, a revista Portico da UCL mergulhou fundo na relação dinâmica entre os ambientes de vida dos alunos e suas experiências educacionais no campus. O que é único sobre isso é que mostra ao seu público-alvo — futuros alunos — que se compromete com seu bem-estar e experiência geral quando frequentam a universidade. Usando formatos visuais como fotografias históricas e histórias de alunos da vida real, ele pinta um quadro realista do que os alunos podem esperar ao se matricular na UCL”
Universidade de Queensland
Para a articulista, a University of Queensland (UQ) leva a publicação de marca a outro nível a partir de uma postura educacional. Sua revista, Contact , publica regularmente artigos sobre tudo, de Bridgerton a festivais de música, para se conectar com os leitores.
“Recentemente, a escritora Rachel Westbury escreveu um artigo intitulado “ Itching for truth: why are some people mosquito magnets? ” que analisou por que os mosquitos preferem certos indivíduos. Ao entrevistar um professor da Escola de Meio Ambiente da UQ, o artigo analisou um tópico interessante com uma nova perspectiva, ao mesmo tempo em que dava à universidade alguma credibilidade séria”.
WePresent
A plataforma WeTransfer tão utilizada para o compartilhamento de arquivos também faz Brand Publishing. A empresa construiu uma plataforma onde exibe o trabalho de artistas, escritores, fotógrafos, músicos e outros criativos. “Em um artigo recente, o WePresent deu uma olhada pessoal no trabalho de Tina Tona , uma artista que usa colagem para explorar suas identidades duais. Ele usa elementos de narrativa visual como scrollytelling, scrapbooking, ilustrações e trechos de uma entrevista com Tona. Esta história é um excelente exemplo de conteúdo de marca, pois mostra a jornada artística de Tona, mas se alinha com o ethos criativo da WeTransfer. Também prova que o WePresent não é apenas mais um blog — é uma fonte de narrativa que eleva vozes criativas e as conecta com seu público-alvo”
Tablespoon
Kimberlee Meier traz em sua lista o portal Tablespoon, da General Mills, um site que combina receitas e dicas de estilo de vida para seus leitores. “Um artigo recente deu uma olhada atrevida em “ Melhores Receitas de Imitação de Restaurantes ”, onde os leitores obtiveram informações sobre receitas réplicas de restaurantes populares e conhecidos”
SAIC Magazine
Braço editorial da School of the Art Institute of Chicago é a oitava a ser analisada.
“Um exemplo recente da revista celebrando seu próprio talento foi sua matéria sobre o Good Things Vending de Steph Krim . Ela falou sobre o projeto do ex-aluno da faculdade Krim de planejar máquinas de venda automática cheias de itens de arte artesanais em Chicago. Em vez de lanches tradicionais, as pessoas podem acessar coisas como cartões comemorativos, impressões 3D, fantoches de papel e vários outros itens de quase 200 artistas”.
O valor do Brand Publishing
Em artigo anterior, Kimberlee também tratou sobre o valor do Brand Publishing e como as marcas têm utilizado para construir reconhecimento e confiança do seu público.