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O Edelman Trust Barometer de janeiro de 2025 aponta uma crise de confiança significativa na sociedade, exacerbada pela disseminação de informações falsas, polarização política e o uso crescente de inteligência artificial no conteúdo. Em meio a esse cenário, a especialista em branding Beatriz Guarezi sugere que as marcas se destaquem ao priorizar três pilares: credibilidade, ao serem fontes confiáveis de informação; consistência, para garantir o reconhecimento em plataformas diversas; e conforto, oferecendo experiências positivas e seguras ao público. Guarezi enfatiza que, para prosperar, as marcas devem construir relações sólidas baseadas em transparência e autenticidade.
Resumo supervisionado por jornalista.

O ano de 2025 se apresenta com um desafio significativo para a sociedade em geral: a crise de confiança, como demonstrou o Edelman Trust Barometer, divulgado em janeiro passado. A disseminação de informações falsas, a polarização política em plataformas digitais, a falta de moderação de conteúdo e o crescente uso de inteligência artificial na criação de conteúdo contribuem para um ambiente de incerteza. 

Nesse contexto, como as marcas podem se destacar e construir conexões genuínas com seu público? Pois a especialista em branding Beatriz Guarezi tem alguns insights valiosos sobre como navegar por esse cenário.

Importante lembrar: de acordo com o mesmo Edelman Trust Barometer, as marcas levam a vantagem de serem vistas como as únicas instituições competentes e éticas, mais do que governos, mídia tradicional e até mesmo ONGs.

Beatriz Guaresi (Foto: Reprodução/ LinkedIn)

A era da desconfiança

Em vídeo publicado em seu perfil no LinkedIn recentemente (veja o vídeo completo ao final deste artigo), Guarezi descreve um panorama preocupante: “2025, ao que tudo indica, está trazendo com ele uma das maiores crises de confiança dos últimos tempos”, afirma. 

Essa crise se manifesta em diversos níveis, desde a dificuldade em discernir a veracidade das informações até a desconfiança em relação a influenciadores e marcas. A falta de moderação em plataformas como X (antigo Twitter) e Meta, aliada à disseminação de fake news, agrava o problema. 

“A gente não sabe se pode confiar naquela informação, naquela pessoa e naquela marca”, alerta Guarezi.

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Os desafios com a inteligência artificial

Outro ponto crucial levantado pela especialista é o conteúdo gerado por inteligência artificial. A dificuldade em distinguir entre conteúdo produzido por humanos e por IA aumenta a incerteza e dificulta a avaliação da credibilidade da informação. 

“Eu não sei se aquilo é uma pessoa de verdade, uma imagem de verdade, uma voz de verdade ou se tudo aquilo foi feito por inteligência artificial”, questiona.

Credibilidade, consistência e conforto: pilares para a construção de marcas fortes

Diante desse cenário, Guarezi aponta três pilares fundamentais para as marcas que desejam prosperar em 2025: credibilidade, consistência e conforto. E detalha cada um deles no seu vídeo.

  • Credibilidade: marcas precisam ser fontes confiáveis de informação. Isso implica em cuidado com todo o processo, desde a produção até a escolha de influenciadores. “Precisam ser fonte de credibilidade e a gente precisa tomar muito cuidado com para quem a gente empresta a credibilidade que a nossa marca tem”, adverte Guarezi. Associar-se a figuras controversas ou memes passageiros pode comprometer a imagem da marca.
  • Consistência: em um ambiente digital fragmentado, com diferentes plataformas e linguagens, manter a consistência é essencial para o reconhecimento da marca. “Consistência é o que garante que uma marca permaneça reconhecível”, afirma Guarezi. Elementos de design, linguagem e posicionamento devem ser consistentes, independentemente da plataforma.
  • Conforto: em tempos de incerteza, as pessoas buscam conforto e segurança. Marcas que oferecem experiências positivas, momentos de prazer e nostalgia, podem se conectar com o público em um nível emocional. “As pessoas também vão precisar de conforto. Aquilo que não vai fazer mal para ninguém, mas vai fazer bem naquele momento”, explica Guarezi.

Navegando pela crise

A crise de confiança é um desafio, mas também uma oportunidade para as marcas que se adaptarem e priorizarem a construção de relacionamentos sólidos com seu público. 

Ao focar em credibilidade, consistência e conforto, as marcas podem se destacar em meio ao ruído e se posicionar como referências em seus segmentos. Como conclui Guarezi,

“Quando o caos à nossa volta aumenta, a gente precisa saber em quem confiar. E essa confiança se constrói com transparência, autenticidade e respeito pelo consumidor”, afirmou a especialista.