Você já ouviu falar em detox digital? Ficar um tempo afastado das redes sociais é tendência. Pode parecer surpreendente, mas esse é um comportamento em alta entre os jovens. Algumas empresas de tecnologia como Vivo e Motorola, já sintonizadas com esse momento, fizeram campanhas recentes para que os consumidores saiam um pouco de suas telas e vivam o chamado mundo offline.

Em artigo recente, o Meio&Mensagem apresentou alguns resultados da Infobase Interativa que reuniu as pesquisas publicadas pelas empresas e veículos Brandwatch, Campaign US, Fast Company, KOMO News, Origin, RSPH e SELF sobre os hábitos de consumo digital do jovem. Os dados mostram como esse público está atento aos problemas causados pelo uso abusivo das redes. Confira alguns números que explicam a popularidade do detox digital:

Comportamento

  • 40% dos entrevistados deixaram ao menos uma rede social em 2018
  • 59% desejam excluir seus perfis do Facebook
  • 64% estão dando uma pausa no uso das redes sociais
  • 34% abandonaram as redes sociais permanentemente

Motivos

  • 41% Gastam muito tempo nas redes sociais
  • 35% Afirmam que as redes sociais traziam muita negatividade
  • 31% Já não acessavam com tanta frequência
  • 26% Já não se interessavam mais pelo conteúdo
  • 22% Desejam ter mais privacidade
  • 18% Acreditam que elas se tornaram muito comerciais
  • 18% Pensam que elas causavam muita pressão social
  • 17% Dizem que elas os faziam se sentir mais consigo mesmos

Saúde mental

  • 72% Acreditam que as redes sociais diminuem a concentração das pessoas
  • 68% Admitem que essas plataformas fazem com que se sintam ansiosos, tristes e depressivos
  • 29% Afirmam que as redes sociais prejudicaram sua autoestima ou ficaram inseguros
  • 22% Sentem FOMO (Fear of Missing Out), aquele sentimento de estar sempre perdendo alguma coisa que está acontecendo.

Publisher e curadoria

Esses dados reafirmam a importância das marcas se posicionarem como publishers e a necessidade de ter um território digital mais seguro. Diante da volatilidade das redes sociais, a dependência desses meios pode afetar negativamente o planejamento de comunicação das empresas.

O BPB já mostrou em artigo a importância da curadoria nos tempos atuais. Com tanta informação disponível, as pessoas não têm mais tempo de acompanhar tudo. A curadoria de conteúdo satisfaz essa necessidade de selecionar o que é importante.