Você já ouviu falar em detox digital? Ficar um tempo afastado das redes sociais é tendência. Pode parecer surpreendente, mas esse é um comportamento em alta entre os jovens. Algumas empresas de tecnologia como Vivo e Motorola, já sintonizadas com esse momento, fizeram campanhas recentes para que os consumidores saiam um pouco de suas telas e vivam o chamado mundo offline.
Em artigo recente, o Meio&Mensagem apresentou alguns resultados da Infobase Interativa que reuniu as pesquisas publicadas pelas empresas e veículos Brandwatch, Campaign US, Fast Company, KOMO News, Origin, RSPH e SELF sobre os hábitos de consumo digital do jovem. Os dados mostram como esse público está atento aos problemas causados pelo uso abusivo das redes. Confira alguns números que explicam a popularidade do detox digital:
Comportamento
- 40% dos entrevistados deixaram ao menos uma rede social em 2018
- 59% desejam excluir seus perfis do Facebook
- 64% estão dando uma pausa no uso das redes sociais
- 34% abandonaram as redes sociais permanentemente
Motivos
- 41% Gastam muito tempo nas redes sociais
- 35% Afirmam que as redes sociais traziam muita negatividade
- 31% Já não acessavam com tanta frequência
- 26% Já não se interessavam mais pelo conteúdo
- 22% Desejam ter mais privacidade
- 18% Acreditam que elas se tornaram muito comerciais
- 18% Pensam que elas causavam muita pressão social
- 17% Dizem que elas os faziam se sentir mais consigo mesmos
Saúde mental
- 72% Acreditam que as redes sociais diminuem a concentração das pessoas
- 68% Admitem que essas plataformas fazem com que se sintam ansiosos, tristes e depressivos
- 29% Afirmam que as redes sociais prejudicaram sua autoestima ou ficaram inseguros
- 22% Sentem FOMO (Fear of Missing Out), aquele sentimento de estar sempre perdendo alguma coisa que está acontecendo.
Publisher e curadoria
Esses dados reafirmam a importância das marcas se posicionarem como publishers e a necessidade de ter um território digital mais seguro. Diante da volatilidade das redes sociais, a dependência desses meios pode afetar negativamente o planejamento de comunicação das empresas.
O BPB já mostrou em artigo a importância da curadoria nos tempos atuais. Com tanta informação disponível, as pessoas não têm mais tempo de acompanhar tudo. A curadoria de conteúdo satisfaz essa necessidade de selecionar o que é importante.