O Hub do Café, projeto de Brand Publishing da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), foi nomeado um dos finalistas do Prêmio de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2024 na categoria “Comunicação Digital”. Desenvolvido pela Barões Brand Publishing, o portal vem se destacado como uma plataforma inovadora que conecta cafeicultores, consumidores e a indústria do café. A 8ª edição do maior prêmio de PR da América Latina ocorrerá em um jantar no Renaissance Hotel em São Paulo no dia 2 de dezembro.
“Receber a notícia de que o hub do café está entre os finalistas do prêmio Jatobá foi para nós da Cooxupé uma grata surpresa e a consolidação do papel de veículo de informação do hub do café. O Hub é um projeto que nasceu dentro do planejamento estratégico da Cooxupé e desde sua implementação temos colhido bons frutos”, afirma Queila Panhotta, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Cooxupé.
Prêmio Jatobá PR 2024
Um dos mais respeitados do setor de comunicação e relações públicas no Brasil, o Troféu Jatobá PR avalia e reconhece anualmente iniciativas que se destacam pela inovação e eficácia. Este ano, a competição foi acirrada, com 70 jurados avaliando os trabalhos entre os dias 6 e 28 de outubro.
A edição de 2024 registrou um recorde de 336 inscrições, das quais 172 foram selecionadas para a final. Um aumento de 9% no número de case inscritos em relação ao ano anterior, refletindo a crescente importância da comunicação digital nas estratégias corporativas.
Veja os finalistas da categoria “Comunicação Digital”:
- “Hub do Café: conectando públicos”
- Organização: Barões Brand Publishing
- Cliente: Cooxupé
- Organização: Barões Brand Publishing
- “Case de Laboratório como estratégias de Comunicação Integrada transformaram a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial Sociedade Brasileira e Patologia Clínica e Medicina Laboratorial”
- Organização: Danthi Comunicação
- Cliente: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial
- Organização: Danthi Comunicação
- “FYS – Coach Menos Marketing”
- Organização: MktMix
- Cliente: Grupo Heineken – Refrigerante FYS
- Organização: MktMix
- “Inspirando novos fãs brasileiros do Peanuts/Snoopy”
- Organização: Sing Comunicação
- Cliente: TikTok
- Organização: Sing Comunicação
Sobre o Hub do Café
Lançado em 2021, o Hub do Café foi desenvolvida para atender a um dos setores mais tradicionais do Brasil, a cafeicultura, que em 2023 superou a marca de 55 milhões de sacas beneficiadas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, tem mais de 20 mil cooperados e é responsável por uma parte significativa da produção e exportação de café brasileiro para mais de 50 países.
O portal se destaca entre os finalistas por sua abordagem única e eficaz, ao fornecer informações valiosas sobre o universo do café e se posicionar como um think tank do setor, com insights sobre tendências de mercado, práticas agrícolas e inovação tecnológica.
Por meio da produção de conteúdo diversificado e relevante, o Hub do Café busca fomentar a confiança da marca (brand trust) e construir uma comunidade engajada de amantes do café. O projeto é estruturado em três pilares principais: produção de conteúdo, distribuição estratégica e uma plataforma robusta que agrega informações e serviços. E atende a diferentes públicos, dos cooperados aos consumidores finais.
“Com a nossa crescente audiência temos uma diversificação de público e o mais importante: levamos informação referenciada. Por meio do hub foi possível ampliar a comunicação com os nossos mais de vinte mil cooperados distribuídos em diversas regiões do Brasil e estreitar laços com o público em geral”, diz Queila Panhotta.
Números do portal
Os resultados do Hub do Café falam por si só. Veja abaixo alguns números tanto de audiência quanto de eficiência na distribuição do conteúdo, que utiliza tanto abordagens pagas quanto orgânicas para alcançar diferentes públicos:
- Mais de 5 milhões de acessos desde sua criação
- Mais de 36 milhões de impressões orgânicas
- Mais de 11 mil palavras-chave indexadas no Google, com cerca de mil delas ocupando a primeira página
- Em julho de 2024, o portal alcançou um recorde de 550 mil acessos mensais, demonstrando a eficácia de suas estratégias de SEO e distribuição de conteúdo
A plataforma também se destaca pela criação de conteúdo em inglês, expandindo seu alcance internacional. O “Cooxupé News” foi lançado para atender a um público global, trazendo informações relevantes e notícias sobre a cafeicultura brasileira.
Além disso, a cobertura de eventos do setor e a diplomacia editorial, que envolve entrevistas com autoridades e especialistas, são práticas que fortalecem a autoridade da Cooxupé no segmento. Tanto que em pesquisa recente realizada junto aos leitores, 98% dos respondentes consideraram o conteúdo interessante, refletindo a eficácia da comunicação e o engajamento com o público.
Brand Publishing na Prática
Em outubro de 2024, a Barões Brand Publishing lançou o livro “Brand Publishing na Prática”, organizado por seu Diretor-Executivo, Paulo Henrique Ferreira e publicado pela editora Robecca & Co. Queila Panhotta assinou, ao lado de Jorge Florêncio, Executivo de Comunicação da Cooxupé, o capítulo 13 da obra: “A evolução da comunicação no cooperativismo”.
Ambos participaram dos eventos de lançamento do livro. Queila fez parte do painel que aconteceu em Belo Horizonte, enquanto Jorge falou sobre o case do Hub do Café em São Paulo, ao lado de outros autores de “Brand Publishing na Prática”.