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O Hub do Café, projeto de Brand Publishing da Cooxupé, foi o grande vencedor do Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2024, na categoria “Comunicação Digital”. Desenvolvido pela Barões Brand Publishing, o portal tem se destacado por conectar cafeicultores, consumidores e a indústria do café. A cerimônia de premiação aconteceu em um jantar no Renaissance Hotel em São Paulo, no dia 2 de dezembro.
Resumo supervisionado por jornalista.

O Hub do Café, projeto de Brand Publishing da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), é o grande vencedor do Prêmio de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2024 na categoria “Comunicação Digital”. A 8ª edição do maior prêmio de PR da América Latina ocorreu em um jantar no Renaissance Hotel em São Paulo, nesta segunda-feira (02/12).

Desenvolvido pela Barões Brand Publishing e com produção de conteúdo autoral e curado pela Phábrica de Ideias, o portal vem se destacado como uma plataforma inovadora que conecta cafeicultores, consumidores e a indústria do café.

Confira aqui a lista com todos os vencedores.

Hub do Café: premiado e líder editorial em seu setor

Para receber o prêmio, subiram ao palco o Executivo de Comunicação da Cooxupé, Jorge Florêncio, além de dois representantes da Barões, o Head de Conteúdo Roberto Francellino e o Diretor-Executivo Paulo Henrique Ferreira.

Jorge Florêncio fez um discurso de agradecimento emocionado e dedicou o prêmio aos cooperados e parceiros da Cooxupé.

“Somos uma cooperativa de vinte mil produtores de café do Sul de Minas Gerais. Eu queria agradecer nossa cooperativa, fundada lá em 1932. Nosso foco é o cafeicultor, mas hoje conversamos com um público de todo o Brasil e falamos também com o público internacional. Atualmente, vendemos café de Guaxupé para cinquenta países do mundo. E essa comunicação acabou sendo uma necessidade para nós. Gostaria de agradecer a Barões, a Phábrica de Ideias, que é nossa assessoria de imprensa. A gente não faz nada sozinho. Estamos construindo uma comunicação de Guaxupé para o mundo, junto com parceiros incríveis”, disse Jorge Florêncio, ao receber o Troféu Jatobá.

Jorge Florêncio (ao centro) discursa em agradecimento ao prêmio enquanto Paulo Henrique Ferreira levanta o Troféu Jatobá para a plateia no Renaissance Hotel

De acordo com Paulo Henrique Ferreira, a premiação é um reconhecimento não apenas do trabalho da Cooxupé, mas também da importância do Brand Publishing dentro da estratégia de comunicação de uma marca.

“O Hub do Café, desde 2021, tem construído uma audiência sólida, a ponto de se tornar líder editorial no seu setor hoje. Essa premiação coroa tanto os esforços da Cooxupé, de levar a cafeicultura brasileira sempre para uma posição de vanguarda na produção do café, na comunicação e nos negócios, quanto reconhece a evolução da disciplina do Brand Publishing em nível profissional no Brasil, o que é muito importante, porque as marcas precisam informar em vez de persuadir”, disse executivo da Barões.

Prêmio Jatobá PR 2024

Um dos mais respeitados do setor de comunicação e relações públicas no Brasil, o Troféu Jatobá PR avalia e reconhece anualmente iniciativas que se destacam pela inovação e eficácia. Este ano, a competição foi acirrada, com 70 jurados avaliando os trabalhos entre os dias 6 e 28 de outubro.

A edição de 2024 registrou um recorde de 336 inscrições, das quais 172 foram selecionadas para a final. Um aumento de 9% no número de case inscritos em relação ao ano anterior, refletindo a crescente importância da comunicação digital nas estratégias corporativas.

Veja quais foram os concorrentes na categoria “Comunicação Digital”:

  • “Hub do Café: conectando públicos” (VENCEDOR)
    • Organização: Barões Brand Publishing
      • Cliente: Cooxupé
  • “Case de Laboratório como estratégias de Comunicação Integrada transformaram a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial Sociedade Brasileira e Patologia Clínica e Medicina Laboratorial”
    • Organização: Danthi Comunicação
      • Cliente: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial
  • “FYS – Coach Menos Marketing”
    • Organização: MktMix
      • Cliente: Grupo Heineken – Refrigerante FYS
  • “Inspirando novos fãs brasileiros do Peanuts/Snoopy”
    • Organização: Sing Comunicação
      • Cliente: TikTok

Sobre o projeto

Lançado em 2021, o Hub do Café foi desenvolvida para atender a um dos setores mais tradicionais do Brasil, a cafeicultura, que em 2023 superou a marca de 55 milhões de sacas beneficiadas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, tem mais de 20 mil cooperados e é responsável por uma parte significativa da produção e exportação de café brasileiro para mais de 50 países.

O portal se destaca entre os finalistas por sua abordagem única e eficaz, ao fornecer informações valiosas sobre o universo do café e se posicionar como um think tank do setor, com insights sobre tendências de mercado, práticas agrícolas e inovação tecnológica.

Por meio da produção de conteúdo diversificado e relevante, o Hub do Café busca fomentar a confiança da marca (brand trust) e construir uma comunidade engajada de amantes do café. O projeto é estruturado em três pilares principais: produção de conteúdo, distribuição estratégica e uma plataforma robusta que agrega informações e serviços. E atende a diferentes públicos, dos cooperados aos consumidores finais.

“Com a nossa crescente audiência temos uma diversificação de público e o mais importante: levamos informação referenciada. Por meio do hub foi possível ampliar a comunicação com os nossos mais de vinte mil cooperados distribuídos em diversas regiões do Brasil e estreitar laços com o público em geral”, diz Queila Panhotta.

Queila Panhotta, durante debate no lançamento do livro “Brand Publishing na Prática” em Belo Horizonte, em outubro de 2024 (Foto: Homero Xavier)

Números do portal

Os resultados do Hub do Café falam por si só. Veja abaixo alguns números tanto de audiência quanto de eficiência na distribuição do conteúdo, que utiliza tanto abordagens pagas quanto orgânicas para alcançar diferentes públicos:

  • Mais de 5 milhões de acessos desde sua criação
  • Mais de 36 milhões de impressões orgânicas
  • Mais de 11 mil palavras-chave indexadas no Google, com cerca de mil delas ocupando a primeira página
  • Em julho de 2024, o portal alcançou um recorde de 550 mil acessos mensais, demonstrando a eficácia de suas estratégias de SEO e distribuição de conteúdo

A plataforma também se destaca pela criação de conteúdo em inglês, expandindo seu alcance internacional. O “Cooxupé News” foi lançado para atender a um público global, trazendo informações relevantes e notícias sobre a cafeicultura brasileira.

Além disso, a cobertura de eventos do setor e a diplomacia editorial, que envolve entrevistas com autoridades e especialistas, são práticas que fortalecem a autoridade da Cooxupé no segmento. Tanto que em pesquisa recente realizada junto aos leitores, 98% dos respondentes consideraram o conteúdo interessante, refletindo a eficácia da comunicação e o engajamento com o público.

Brand Publishing na Prática

Em outubro de 2024, a Barões Brand Publishing lançou o livro “Brand Publishing na Prática”, organizado por seu Diretor-Executivo, Paulo Henrique Ferreira e publicado pela editora Robecca & Co. Queila Panhotta assinou, ao lado de Jorge Florêncio, Executivo de Comunicação da Cooxupé, o capítulo 13 da obra: “A evolução da comunicação no cooperativismo”.

Ambos participaram dos eventos de lançamento do livro. Queila fez parte do painel que aconteceu em Belo Horizonte, enquanto Jorge falou sobre o case do Hub do Café em São Paulo, ao lado de outros autores de “Brand Publishing na Prática”.

Jorge Florêncio, da Cooxupé, fala sobre o case do Hub do Café durante lançamento do livro “Brand Publishing na Prática” em São Paulo, em outubro de 2024 (Foto: Ricardo Babachinas)