O Diretor-Executivo e sócio-fundador da Barões Brand Publishing, Paulo Henrique Ferreira, foi o convidado desta semana no programa Café com Aner, apresentado por Regina Bucco, Diretora-Executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER). Durante a conversa, ele explorou a evolução do setor editorial e defendeu a crescente importância do Brand Publishing como estratégia fundamental para marcas modernas

A participação de PH Ferreira no Café com Aner acontece no contexto do evento FIPP Insider, que será realizado no dia 5 de junho, em São Paulo. O papo no programa trouxe uma prévia do que o executivo da Barões irá apresentar como palestrante .

A transformação das marcas em publishers

No papo com a executiva da ANER, PH Ferreira enfatizou que o Brand Publishing vai muito além da simples produção de conteúdo:

Tão importante quanto publicar conteúdo é você desenvolver a plataforma, você saber distribuir isso, criar audiência e baseado na comunicação editorial informativa, não publicitária e não persuasiva

O especialista destacou que as marcas precisam abandonar o modelo tradicional de comunicação do Século XX, baseado apenas em publicidade e assessoria de imprensa.

Não é só anunciar ou fazer assessoria de imprensa. É a marca ser dona da plataforma, ser dona do meio e da mensagem, pensando editorialmente

Confiança como nova moeda de valor

Um dos pontos centrais da participação foi a mudança no relacionamento entre marcas e consumidores. PH Ferreira argumentou que “os consumidores não querem amar uma marca, eles querem confiar numa marca”. Citando estudos do Edelman Trust Barometer, ele revelou que “marcas que vendem alimentos, marcas B2B, marcas de todos os setores, elas em geral têm um índice de confiança maior do que ONGs, governo e mídia”.

Essa confiança, segundo o executivo, é construída através da capacidade de informar com seriedade e propósito, utilizando técnicas jornalísticas para educar audiências em vez de apenas persuadir.

Cases de sucesso em Brand Publishing

Durante o programa, PH Ferreira apresentou diversos exemplos de marcas que se tornaram publishers editoriais competentes, incluindo MRV&Co com o portal Habitability, Coxupé com o Hub do Café, e QuintoAndar.

O Diretor-Executivo da Barões ressaltou que o foco deve ser sempre na audiência:

Não é falar de si mesmo, é falar do tema, é ter uma audiência relevante porque o seu assunto é relevante

Café com Aner na íntegra

Veja todo o papo de Paulo Henrique Ferreira com Regina Bucco na íntegra.

FIPP Insider São Paulo

Data: 5 de junho de 2025
Horário: 8h15 às 18h45
Local: Campus Álvaro Alvim da ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana)
Inscrições: Gratuitas (Clique aqui para se inscrever)