Com pouco tempo? Experimente o resumo automático.
No episódio 11 do Deliberado Podcast, apresentado por Juliane Maciel, o convidado Walter Romano, estrategista digital e gestor de Brand Publishing na MRV&CO, discutiu o conceito de Brand Publishing e suas implicações nos negócios atuais. O bate-papo, que foi ao ar no dia 23 de setembro de 2024, faz parte de uma série semanal que aborda temas relevantes como comunicação, ESG, liderança, diversidade e inclusão, buscando promover a troca de ideias e insights no mercado corporativo.
Resumo supervisionado por jornalista.

O episódio de número 11 do Deliberado Podcast, comandado por Juliane Maciel, teve como convidado Walter Romano, estrategista digital, professor e gestor de Brand Publishing na MRV&CO. O bate-papo, que foi ao ar no dia 23 de setembro de 2024, girou em torno do conceito de Brand Publishg e suas implicações no mundo dos negócios contemporâneo.

Com episódios semanais, o Deliberado Podcast se define como “um espaço para trocar ideias, insights e histórias inspiradoras, com um enfoque especial em mercado corporativo e melhores práticas” e trata de temas como comunicação, ESG, liderança, diversidade e inclusão, entre outros.

Veja o episódio na íntegra:

Evolução de práticas de marketing

O episódio começou com uma introdução ao branding, onde Walter destacou que branding vai além da simples criação de uma marca: “trata-se de todas as experiências e interações que a marca proporciona ao seu público. Essas experiências podem ser visuais, verbais e relacionais, e são essenciais para que a marca seja percebida de maneira positiva”, explicou.

Além disso, Walter explicou que o Brand Publishg pode ser visto como uma evolução de práticas de marketing que já existem há mais de um século. E exemplificou isso com casos como a John Deere, que criou uma revista para educar seus consumidores sobre práticas agrícolas, e o Guia Michelin, que surgiu para incentivar o uso de pneus.

“O foco do Brand Publishg é criar conteúdo que seja útil e relevante para o público, em vez de simplesmente promover produtos ou serviços”, afirmou Walter.

Leia também: “Quem faz Brand Publishing no Brasil? Entrevista com Walter Romano”

Marcas como fontes de informação

Um dos principais pontos discutidos foi a importância de as marcas se posicionarem como fontes de informação valiosa e não apenas como vendedoras de produtos.

Walter ressaltou que, para que uma marca seja vista como autoridade em seu campo, ela deve oferecer conteúdo que realmente ajude e informe seu público, criando um vínculo de confiança.

“A ideia é que a marca se torne uma referência, ocupando um espaço similar ao que um veículo de comunicação tradicional ocuparia”, disse o gestor de Brand Publishing da MRV&CO.

A iniciativa do Habitability

Por sinal, a iniciativa do portal Habitability da MRV&CO, também foi tema do papo. Walter explicou que o projeto, desenvolvido em parceria com a Barões Brand Publishing, é “uma plataforma que busca discutir o futuro das habitações e o desenvolvimento urbano. Segundo ele, o hub de conteúdo permitiu que a empresa se afastasse de uma abordagem puramente técnica da construção civil e começasse a olhar para questões mais humanas e sociais, promovendo diálogos com diferentes stakeholders, como acadêmicos e gestores públicos.

“O objetivo é não apenas informar, mas também inspirar e educar o público sobre temas relevantes, mostrando que a empresa pode ser um agente de transformação social e não apenas um construtor de imóveis”, ressaltou Walter.

Diplomacia editorial

Entre muitos outros assuntos relacionados ao Brand Publishing, o episódio também abordou o conceito de “diplomacia editorial”, no qual a criação de conteúdo não busca vender. O objetivo é construir relacionamentos e fomentar discussões significativas. Walter destacou que a marca deve se posicionar como parte das conversas, promovendo um ambiente de troca de ideias, onde a autoridade é compartilhada e não imposta.

Por fim, Walter concluiu o papo com a ideia de que embora o Brand Publishig seja uma estratégia poderosa, ele não deve substituir as abordagens tradicionais de marketing.

“A combinação de conteúdo de valor com ações de marketing mais diretas pode criar um ecossistema onde a marca é vista como relevante e confiável, contribuindo assim para o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo”, afirmou Walter, que classifica o Brand Publishing como muito mais que uma tendência: “é uma necessidade para as marcas que desejam se conectar de maneira mais significativa com seus públicos”.

Se preferir, clique abaixo para ouvir o episódio no Spotify: