No dia 16 de setembro, a partir das 10h, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) promovem o webinar “Transição midiática e os novos publishers da sociedade da informação”. O evento terá como convidado Paulo Henrique Ferreira, Diretor Executivo da Barões Digital Publishing.

Os interessados em participar do evento podem realizar o cadastro diretamente pelo link http://bit.do/novospublishers. O evento terá a mediação de Guilherme Vieira, Diretor de Negócios Digitais da Gazeta do Povo.

Mudanças na indústria

Um dos principais assuntos que serão abordados durante o webinar é o atual momento de transição midiática e as mudanças na indústria de comunicação e mídia.

“Vamos discutir o papel dos publishers tradicionais no século XXI e as oportunidades de negócio que surgem sob uma nova dinâmica do mercado”, adiantou PH Ferreira.

Jornalismo clássico x meios digitais

Além disso, o convidado irá falar sobre como a falta de empenho do jornalismo clássico fez com que o setor perdesse o domínio sobre os novos meios digitais e as práticas de consumo.

“Essa falta de interesse da mídia tradicional, abriu espaço para a criação de novos players de publishing digital, que dominaram, mais rápido e de forma frontal, o meio digital do que as empresas tradicionais”, explicou o Diretor Executivo da Barões.

Novos modelos de negócios

Para o Diretor Executivo da ANJ, Ricardo Pedreira , o evento online promovido pelas duas instituições, em parceria com a Barões, irá contribuir para que os profissionais de comunicação explorem novos caminhos nos modelos de negócio, principalmente nesta época de novos desafios.

“Estamos muito animados em poder realizar esse webinar para falar de um tema tão importante para o setor de comunicação”, disse Juliana Toscano, Diretora Executiva da ANER.

Webinar: “Transição midiática e os novos publishers da sociedade da informação”

Dúvidas mais comuns

Transição midiática refere-se ao processo de mudança e transformação na indústria de comunicação e mídia, marcado pela passagem dos meios tradicionais para os meios digitais. Este processo envolve alterações significativas nos modelos de negócio, nas práticas de consumo de conteúdo e no papel dos publishers, exigindo que as organizações se adaptem a uma nova dinâmica de mercado.

Os publishers tradicionais enfrentam o desafio de se reinventar no século XXI, buscando explorar novas oportunidades de negócio em um mercado digital. Eles precisam compreender as mudanças nas práticas de consumo e adaptar suas estratégias para manter relevância, evitando perder espaço para novos players que dominam mais rapidamente o meio digital.

A falta de empenho e interesse da mídia tradicional em se adaptar aos meios digitais criou uma lacuna no mercado. Essa ausência permitiu que novos players de publishing digital emergissem e dominassem o espaço digital de forma mais rápida e frontal do que as empresas tradicionais conseguiram fazer, alterando significativamente o cenário da indústria.

Os novos publishers são empresas e players que surgiram para preencher o espaço deixado pela mídia tradicional, dominando rapidamente o meio digital e as práticas de consumo online. Estes novos atores compreendem melhor as dinâmicas do mercado digital e conseguem se adaptar com maior agilidade às mudanças tecnológicas e comportamentais dos consumidores.

Os novos modelos de negócio para publishers envolvem explorar oportunidades que surgem sob a nova dinâmica do mercado digital. Estes modelos devem considerar as mudanças nas práticas de consumo, a integração de tecnologias digitais e estratégias inovadoras que permitam aos publishers tradicionais e novos competir e prosperar na sociedade da informação.

O webinar realizado em 16 de setembro pela ANJ e ANER abordou temas como o atual momento de transição midiática, as mudanças na indústria de comunicação, o papel dos publishers tradicionais no século XXI, as oportunidades de negócio emergentes e como a falta de adaptação da mídia tradicional abriu espaço para novos players digitais dominarem o mercado.

Profissionais de comunicação devem explorar novos caminhos nos modelos de negócio, compreender as mudanças nas práticas de consumo digital e buscar oportunidades inovadoras que surjam nesta época de desafios. A adaptação envolve aprender com os novos publishers, entender as dinâmicas do mercado digital e implementar estratégias que permitam competir efetivamente na sociedade da informação.