Um case do mundo cervejeiro chamou a atenção recentemente e foi indicado ao Brand Publishing Brasil por Otavio Ventura, Product Manager da Cortex. Neste trimestre, a popular e mexicana cerveja Corona lançou na Colômbia o “Paradise Advisor”, uma plataforma no estilo Airbnb, que lista e disponibiliza reservas em eco hotéis colombianos como uma alternativa às acomodações que não encaram o turismo de forma sustentável.

Para Otávio, um projeto que faz Brand Publishing e vai muito além. Especialmente em se tratando de uma marca homônima ao vírus que vem causando a maior crise sanitária da era moderna, que é a pandemia de Covid-19. Ou seja, do limão – que por sinal é muito usado pelos consumidores da cerveja, como acompanhamento para a bebida – a Corona fez uma limonada.

“O mais interessante é esse Brand Publishing ampliado. A marca não pensou em conteúdo apenas. Ele pensou em conteúdo e serviço. Quando fala que é tipo um Airbnb, isso gera uma visitação para o negócio em si. É uma plataforma, que presta um serviço para o consumidor, tem um impacto ambiental legal, porque são só hotéis com essa preocupação de sustentabilidade, e ainda tem uma curadoria, que eu acho que é o que mais liga o projeto a um Brand Publishing clássico”, disse Otávio.

Serviços e descontos aos fãs da cerveja Corona

A plataforma da cerveja Corona tem como objetivo principal atingir os cidadãos da Colômbia enquanto planejam suas estadias pelo país.

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Ao mesmo tempo em que destaca as diferentes maneiras como esses eco hotéis orientaram suas missões e práticas operacionais em torno da sustentabilidade, o “Paradise Advisor” dá maior visibilidade a esses estabelecimentos e incentiva os viajantes por meio de tarifas com desconto.

Sentimentos dos consumidores

De acordo com o Trend Watching, uma plataforma global de produção de conteúdo e de apontamento de tendências e oportunidades de negócios para marcas, a ideia da cerveja Corona vai ao encontro dos sentimentos atuais dos consumidores.

Segundo o portal, 86% dos adultos globalmente desejam que o mundo “mude significativamente e se torne mais sustentável e equitativo, em vez de voltar a ser como era antes”.

Mercado do turismo

Além disso, aqueles que podem e estão ansiosos para viajar, obviamente após o fim da pandemia e de medidas de bloqueio e isolamento social, muitas vezes optam por “staycations”, um conceito em que o viajante busca experiências geralmente dentro de sua própria cidade, que não exijam distâncias e tempo muito grande de deslocamento. Principalmente devido a questões de segurança.

Desde o início do surto de Covid-19, por exemplo, 75% das viagens de lazer nos EUA têm sido de carro, o que representa mais do que o dobro da média histórica. No Reino Unido, uma pesquisa recente revelou que 83% preferem passar férias em seu próprio país em vez de viajar para o exterior.