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  • No capítulo “Como as pessoas trabalham com Brand Publishing”, do livro “Brand Publishing na Prática”, Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões Brand Publishing, discute em entrevista como a gestão de projetos de Brand Publishing pode fundamentar uma cultura de trabalho saudável.
  • Com uma trajetória na empresa desde 2019, Joana destaca a importância do desenvolvimento profissional e da criação de um ambiente seguro e colaborativo, especialmente em um contexto de trabalho remoto. A Barões, que já implementa práticas contemporâneas como flexibilidade e autonomia, busca engajar e reter talentos ao promover valores como comunicação clara e bom ânimo, refletindo sua filosofia de planejamento e organização.
  • Joana também compartilha insights sobre como a Barões navega por desafios do mercado de trabalho atual e como pretende continuar construindo uma cultura positiva e de confiança.
Resumo supervisionado por jornalista.

Como a gestão de projetos de Brand Publishing pode ser a base para a construção de uma cultura de trabalho mais saudável? Essa é uma das questões centrais abordadas por Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões Brand Publishing, no capítulo que escreveu para livro “Brand Publishing na Prática“, lançado em outubro de 2024, pela editora Robecca & Co.

Com uma trajetória na Barões que começou em 2019, na gestão de projetos, Joana testemunhou e contribuiu ativamente para o crescimento da empresa, que passou de cinco para 12 projetos feitos para grandes marcas – como MRV&CO, QuintAndar, Embratel, ENGIE, entre outras – e hoje conta com mais de 30 profissionais.

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Em uma era marcada por movimentos como “great resignation” e “quiet quitting”, a Barões se destaca por implementar práticas que já contemplam muitas das demandas contemporâneas do mercado de trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, faz parte do DNA da empresa desde sua fundação, em 2017, muito antes da pandemia torná-lo uma necessidade global.

A evolução de Joana dentro da empresa reflete uma das principais bandeiras da organização: o desenvolvimento profissional dos colaboradores. E o fato de a Barões ser uma empresa que só faz Brand Publishing, segundo ela, é decisivo para isso:

O Brand Publishing, com sua ênfase em planejamento, organização e clareza, é capaz de garantir um ambiente mais seguro e saudável para as pessoas trabalharem

Joana, que teve sua missão expandida para a área de Pessoas, trabalha para estabelecer uma cultura que reflete a própria filosofia do Brand Publishing: organização, planejamento e clareza nos processos. O que fez com que valores como bom ânimo, pontualidade e comunicação eficiente se tornassem pilares fundamentais da cultura da Barões.

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Na entrevista a seguir, a Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões compartilha insights sobre como a empresa está construindo um ambiente de trabalho baseado em confiança e desenvolvimento profissional, além de revelar práticas concretas que têm transformado a empresa em um exemplo de gestão no mercado de comunicação editorial brasileiro.

Entrevista com Joana Carvalho

No capítulo “Como as pessoas trabalham com Brand Publishing” do livro “Brand Publishing na Prática”, você menciona que sua missão evoluiu na Barões. Poderia contar um pouco mais sobre essa evolução profissional e como a filosofia do Brand Publishing influenciou essa mudança em sua trajetória?

Minha trajetória na Barões foi bem interessante. Comecei focada na organização de processos para a gestão de projetos de Brand Publishing, visando o crescimento da empresa. Com o tempo, percebi que o sucesso desses projetos também estava intrinsecamente ligado à cultura de trabalho e ao desenvolvimento das pessoas. O Brand Publishing, com sua ênfase em planejamento, organização e clareza, é capaz de garantir um ambiente mais seguro e saudável para as pessoas trabalharem. A partir daí, minha missão se expandiu para a área de Pessoas, para promover um ambiente onde os valores do Brand Publishing, como a transparência, a colaboração e o aprendizado contínuo, fossem a base da nossa cultura de trabalho.

Lançamento do livro “Brand Publishing na Prática” no Campus BH da Fundação Dom Cabral (Foto: Homero Xavier)

Você destaca a importância de criar um ambiente de trabalho seguro e colaborativo. Quais são as principais práticas concretas que a Barões implementa para garantir esse ambiente, especialmente no contexto do trabalho remoto?

Implementamos várias práticas para garantir um ambiente seguro e colaborativo. Por termos processos bem estruturados, as pessoas têm clareza e estão totalmente cientes de suas responsabilidades, isso traz tranquilidade e segurança para qualquer trabalho. No caso do trabalho remoto, adotado pela Barões desde o início da empresa, a confiança é fundamental. Oferecemos autonomia e flexibilidade de horário mediante entregas adequadas em prazos previamente acordados. E também gostamos de estimular valores como o bom ânimo e o bom humor, que são importantes para a criação de um ambiente produtivo e saudável.

Como a Barões lida com os movimentos como “great resignation” e “quiet quitting”? Quais estratégias a empresa adota para engajar e reter seus talentos em um cenário de busca por novas relações com o trabalho?

Acreditamos que a melhor forma de lidar com esses movimentos é oferecer um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam valorizadas e felizes. Para isso, investimos em desenvolvimento profissional, oferecendo treinamentos internos e suporte em cursos externos. Também oferecemos autonomia e flexibilidade, permitindo que as pessoas gerenciem seu próprio tempo e trabalhem de onde se sentirem mais produtivas. E, acima de tudo, cultivamos um ambiente de confiança e respeito, onde as pessoas se sintam seguras para expressar suas necessidades e preocupações. Acreditamos que, ao oferecer um ambiente de trabalho colaborativo e gratificante, podemos atrair e formar profissionais melhores.

Investimos em desenvolvimento profissional, oferecendo treinamentos internos e suporte em cursos externos. Também oferecemos autonomia e flexibilidade, permitindo que as pessoas gerenciem seu próprio tempo e trabalhem de onde se sentirem mais produtivas

A pesquisa que você cita demonstra o descontentamento com a falta de flexibilidade. Quais são os principais benefícios que a Barões observa ao oferecer trabalho remoto e horários flexíveis? E quais os desafios e como a empresa lida com eles?

A flexibilidade aumenta a autonomia e o senso de responsabilidade, o que leva a um maior engajamento e produtividade. Permite que as pessoas conciliem melhor a vida profissional com a pessoal, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar. Além disso, nos permite atrair talentos de diferentes lugares do mundo, enriquecendo a nossa equipe com diferentes perspectivas e experiências. Os desafios existem, claro. A comunicação pode ser mais complexa, mas usamos ferramentas e processos bem definidos para garantir que todos estejam alinhados. Para evitar o isolamento, realizamos reuniões periódicas para compartilhar experiências e buscamos incentivar a proximidade operacional entre gestor e equipe. E a autodisciplina é fundamental, por isso ajudamos as pessoas a gerenciar seu tempo e priorizar tarefas.

Você menciona a importância do “bom ânimo” como um valor central. Como a Barões incentiva e mantém esse bom ânimo em um ambiente de trabalho remoto, onde a interação face a face é limitada?

O bom ânimo é contagioso e essencial para a nossa cultura, pois permite encarar o trabalho com confiança e facilita a integração entre as equipes e com os clientes. Para incentivá-lo, promovemos a colaboração em todas as interações. Compartilhamos as conquistas e reconhecemos o esforço de cada um. Incentivamos a comunicação aberta e honesta, para que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas preocupações e pedir ajuda quando necessário. E, acima de tudo, a liderança dá o exemplo, mantendo uma atitude positiva e encorajadora.

Joana durante o lançamento do livro “Brand Publishing na Prática” no auditório da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro (Foto: Marcus Knoedt)

No capítulo, você fala sobre a importância da comunicação clara e transparente. Por que é importante e quais ferramentas a Barões utiliza para garantir uma comunicação eficiente e manter todos informados?

Uma comunicação eficiente e propositiva é essencial para a nossa cultura de trabalho. Comunicados claros e disponibilizados a toda a equipe podem fazer a diferença para as pessoas terem, ou não, confiança na empresa em que trabalham. Utilizamos diversas ferramentas para garantir a eficiência, como o Slack para comunicação instantânea e alinhamentos diários, o Google Meet para reuniões internas e com clientes, o Google Docs para colaboração em documentos e o Trello para gestão de tarefas. O uso de ferramentas adequadas ajuda a construir uma unidade e assegura a replicação correta dos processos. A falta ou falha de comunicação numa empresa pode ser decisiva para uma pessoa se sentir satisfeita, ou não, onde trabalha. No entanto, vale lembrar que as ferramentas são necessárias, mas o mais importante é a estruturação dos processos, que traz clareza à comunicação. Não basta dizer o que precisa ser feito se as pessoas não estiverem cientes de suas responsabilidades.

O uso de ferramentas adequadas ajuda a construir uma unidade e assegura a replicação correta dos processos

Qual o maior desafio de conciliar os valores de Brand Publishing com as práticas de gestão de pessoas? Como a Barões supera esses desafios?

Na verdade, não é um desafio, mas sim um propósito: garantir que os valores do Brand Publishing, como a organização, o planejamento e a clareza sejam vivenciados na prática para criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos na Barões. E temos conseguido formar um grupo comprometido, por meio de processos bem estruturados e gestão eficiente.

Qual o principal conselho que você daria para outras empresas que buscam implementar uma cultura de trabalho mais saudável e alinhada com as tendências do mercado?

O meu conselho é confiar nas pessoas. Investir no desenvolvimento profissional, oferecer autonomia e flexibilidade, estimular uma comunicação honesta, incentivar a colaboração em vez da competição entre as equipes. Com essas práticas, é possível criar um ambiente de trabalho baseado em confiança e respeito. As pessoas são o maior ativo de uma empresa, e uma cultura saudável é fundamental para mudarmos o mercado de trabalho, principalmente o de comunicação, que já proporcionou experiências negativas a muitos bons profissionais. Além disso, estejam abertos a aprender e adaptar suas práticas às novas tendências do mercado. O mundo do trabalho está em constante evolução, e é preciso estar atento para se manter relevante e competitivo.

Para finalizar, qual a sua maior satisfação em atuar na área de Pessoas da Barões? E qual o futuro que você vislumbra para a área e para a empresa?

A minha maior satisfação é ver as pessoas reconhecerem nossa cultura e perceberem que somos uma empresa diferente de outros lugares onde já trabalharam. E, principalmente, por demonstrarem interesse em crescer junto com a Barões. Aceitei essa posição de gestora de Pessoas porque vi na Barões uma oportunidade de construir um ambiente de confiança de verdade. E vamos continuar trabalhando para fazer do brand publishing também uma metodologia de construção de uma cultura de trabalho saudável.

Sobre o livro “Brand Publishing na Prática”

Foto: Marcus Knoedt

Organizado por Paulo Henrique Ferreira, Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing, o livro “Brand Publishing na Prática” reúne a expertise de 18 profissionais das áreas de comunicação e gestão de grandes marcas, como Vale, ENGIE e Fundação Dom Cabral, além da própria Barões.

Publicado pela editora Robecca & Co, traz um prefácio escrito por Andrew McLuhan, do Instituto McLuhan, do Canadá, e promete ser uma leitura essencial para quem busca entender como o Brand Publishing pode transformar a relação entre marcas e seus públicos. 

Joana Carvalho ao lado de Andrew McLuhan durante o lançamento do livro no Rio de Janeiro (Foto: Marcus Knoedt)

O livro é voltado para profissionais de comunicação, estudantes e gestores de empresas que buscam se aprofundar nas práticas e conceitos que vêm redefinindo o modo como as marcas se comunicam com seus públicos.

Você pode adquirir o livro “Brand Publishing na Prática” no site da editora Robecca & Co., na Amazon e nas principais livrarias.

A publicação tem a coautoria de:

  • Aline Caio
  • Beto Francellino
  • Bruno Costa
  • Deborah Masiviero Huff
  • Gil Maranhão Neto
  • Guilherme Murtinho
  • Hamilton dos Santos
  • Joana Almeida de Carvalho
  • João Gabriel Pereira
  • Jorge Florêncio Ribeiro Neto
  • Leandro Modé
  • Leandro Provedel Kunzler
  • Luciana Alvarenga Machado
  • Nelson Valencio
  • Paulo Nassar
  • Queila Panhotta da Silva
  • Ricardo Sapiro
  • Rodrigo Conceição Santos.

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