Um sobrenome de peso na história da comunicação mundial vai abrilhantar os eventos de lançamento do livro “Brand Publishing na Prática“ em Belo Horizonte (03/10), Rio de Janeiro (08/10) e São Paulo (10/10). Andrew McLuhan, neto de ninguém menos que o renomado teórico da comunicação Marshall McLuhan, será o convidado especial para os debates e sessões de autógrafo da nova obra organizada por Paulo Henrique Ferreira, Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing.
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Publicado pela editora Robecca & Co, o livro reúne a expertise de 18 profissionais de comunicação e gestão de grandes marcas – como Vale, ENGIE, Marfrig, Beauty Fair, FDC, Transfero e Cooxupé – e traz um prefácio com a assinatura de Andrew McLuhan.
“Há uma reversão realmente interessante na introdução da publicação de marca ou da mídia própria em relação aos modelos mais antigos. Deixa de ser uma estrutura tradicionalmente unidirecional e passa a ser multidirecional, eliminando muitas outras antigas barreiras entre marcas e consumidores”, diz um trecho do prefácio de “Brand Publishing na Prática“.
No texto, Andrew reflete sua visão sobre a importância da comunicação consciente na era digital. Já nos eventos de lançamento em outubro, ele irá compartilhar suas ideias na palestra “Comunidades editoriais e brand trust”, além de interagir com profissionais do setor, uma vez que a programação também contará com debates, mediados por Paulo Henrique Ferreira, entre os coautores do livro.
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A família McLuhan
Com um legado familiar deixado por um dos pensadores mais influentes do Século XX, Andrew McLuhan não apenas herdou um nome, mas também um compromisso com a exploração e a compreensão dos impactos da tecnologia na sociedade.
Andrew nasceu em um ambiente onde sempre esteve imerso em teorias de comunicação. Seu avô, Marshall McLuhan, foi um pioneiro no estudo dos meios de comunicação e é conhecido globalmente por toda sua obra, em especial o livre de maior destaque, “Understanding Media: The Extensions of Man” (“Os meios de comunicação como extensões do homem”, no título em português), no qual cunhou o termo: “o meio é a mensagem”.
Já o pai de Andrew, Eric McLuhan, deu continuidade a esse legado, desenvolvendo e expandindo as ideias de Marshall ao longo de sua vida acadêmica. Ele trabalhou ao lado de Marshall desde a década de 1960 até sua morte, em 1980.
Depois disso, Eric continuou a investigar e escrever sobre a mídia, por cerca de dez anos com a assistência do filho Andrew, até o seu falecimento precoce, em 2018.
Memória de McLuhan e a comunicação contemporânea
Andrew, portanto, cresceu em um contexto que o preparou para ser um defensor da obra de sua família e um explorador das questões contemporâneas que permeiam a comunicação. Desde 2009, ele tem se dedicado a documentar e catalogar a biblioteca anotada de seu avô, que foi reconhecida pela UNESCO como um artefato cultural significativo.
Este projeto inicial não apenas solidificou seu interesse pelas ideias de Marshall, mas também lhe proporcionou uma nova perspectiva sobre a relevância dessas ideias no mundo moderno.
Instituto McLuhan
Atualmente, Andrew é o diretor do Instituto McLuhan, uma instituição criada em 2017 com a missão de continuar o trabalho de sua família na exploração crítica da cultura e da tecnologia.
Sua trajetória profissional inclui palestras em universidades em todo o mundo, workshops e consultorias para empresas, onde aborda temas como a transição midiática e as implicações sociais das tecnologias de comunicação.
Uma das principais ideias que Andrew defende é a do mantra cunhado por seu avô: “o meio é a mensagem”. E a frase de Marshall ganha nova vida na análise contemporânea que seu neto realiza.
O meio é a mensagem
Andrew argumenta que as tecnologias não apenas transmitem conteúdo; elas transformam a forma como percebemos e interagimos com o mundo. Para ele, a verdadeira mudança provocada pela tecnologia se dá não pelo que consumimos, mas pelas redes que essas tecnologias criam e pelas ações que elas possibilitam.
A relevância do trabalho de Andrew é particularmente evidente em um momento em que a comunicação está em constante transformação, em um período de transição midiática.
A ascensão das redes sociais, o aumento do consumo de conteúdo digital e a necessidade de marcas se adaptarem a um ambiente midiático em rápida mudança são temas que Andrew aborda com profundidade. Ele destaca que as marcas que não prestam atenção nas mudanças midiáticas correm o risco de perder a conexão com seus consumidores, que estão em constante evolução.
Transição midiática
Em entrevista para Paulo Henrique Ferreira, feita para o livro “Brand Publishing e Transição Midiática” (2023), Andrew enfatizou que “o conteúdo existe para manter as pessoas ocupadas, enquanto a mídia está reestruturando os seus sentidos, a sua vida e a sociedade”.
A afirmação ressoa em um mundo saturado de informações, onde a verdadeira transformação acontece nas interações proporcionadas pelas tecnologias, e não apenas nas mensagens que elas transmitem. A capacidade de uma marca de entender esse ambiente e se adaptar a ele pode ser a chave para sua sobrevivência e sucesso.