Barões
cooxupé

“Hub do Café”: Cooxupé investe em mídia proprietária e lança seu portal

Projeto de Brand Publishing da cooperativa traz notícias sobre cafeicultura voltadas para o cooperado, para a indústria e ao consumidor

6 de outubro de 2021

No encerramento do complicado e desafiador ano de 2020, marcado pelo início da pandemia de Covid-19, a Barões inovou no seu presente de fim de ano para clientes, parceiros e prospects ao distribuir um café produzido e cuidadosamente selecionado pela Cooxupé. Era o começo de uma parceria que culmina com o lançamento do “Hub do Café”, o portal de mídia proprietária da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. Mais um projeto de Brand Publishing assinado pela Barões.

Por meio do Hub do Café, que terá o conteúdo editorial realizado pela Phábrica de Ideias – empresa focada em assessoria de comunicação integrada -, a Cooxupé publicará notícias e informações do setor de café para os mais de 16 mil cooperados, além do público em geral interessado em acompanhar notícias sobre a cafeicultura.

Posicionamento editorial

Editorialmente, o hub tem como diferencial o cooperativismo como propulsor de um modelo de negócio sustentável e promotor do desenvolvimento de todos os elos da cadeia: do grão à xícara.

Como autoridade na cafeicultura brasileira, a Cooxupé é, por vários anos consecutivos, a maior exportadora do Brasil. O projeto nasceu com o propósito de fortalecer a comunicação da Cooperativa com uma plataforma de mídia proprietária relevante para os públicos da marca.

“Nesse momento de transição midiática, a cooperativa se estabelece também como um publisher de informações sobre o universo do café, o que vai permitir, ao longo do tempo, o desenvolvimento de novas audiências, além de reforçar o posicionamento de liderança da Cooxupé em nossa indústria”, disse Jorge Florêncio Ribeiro Neto, gerente de marketing e comunicação da Cooxupé.

Think tank do setor

De acordo com Paulo Henrique Ferreira, fundador e Diretor Executivo da Barões, o Hub do Café também tem a missão de ser uma plataforma proprietária eficiente para desenvolvimento de audiência desintermediada e gestão de dados primários, em linha com a LGPD e do mundo “cookieless”, já anunciado pelo Google a partir de 2022.

“Ao se posicionar como publisher legítimo e relevante no segmento de cafeicultura, a Cooxupé também se apropria – como um think tank do setor – de uma plataforma de mídia proprietária, que se torna um diferencial competitivo também em geração de dados primários, disciplina fundamental para toda marca competitiva na próxima década”, ressalta o diretor da Barões.

Sobre a Cooxupé

A Cooxupé tem mais de 85 anos de história. Iniciou-se como cooperativa de crédito agrícola no ano de 1932 e, posteriormente, passou a ser uma cooperativa de cafeicultores. Em 1959, deu início às exportações de café.

Atualmente, a Cooxupé é composta por mais de 16 mil cooperados – 95% deles mini e pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, recebendo café produzido por mais de 200 municípios das regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, em São Paulo.

A cooperativa mantém ainda projetos de torrefação própria, laboratórios para análise de folhas e solos, de controle de qualidade do café, de geoprocessamento e vem ampliando, ao longo dos anos, o mercado de cafés especiais e certificados.

Sobre a Barões

A Barões Digital Publishing, fundada em 2017, é uma martech 100% focada em projetos de Brand Publishing para marcas com autoridade em seus segmentos. Tem como foco exclusivo desenvolver plataformas de conteúdo setorial, sempre como uma ativo de mídia proprietária dos clientes.

Os projetos de Brand Publishing da Barões tem ênfase em tecnologia e dados, além de conteúdo e distribuição, para awareness da marca, tratamento de dados primários e geração de negócios. Entre seus clientes estão marcas como ENGIE, QuintoAndar, Banco Safra, Transfero Swiss, entre outras.

Se você tem interesse em saber sobre como as marcas podem se estabelecer como publishers, assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre Brand Publishing.