O FIPP Insider São Paulo abriu oficialmente seus trabalhos nesta quinta-feira (05/06), marcando o retorno da centenária associação global FIPP ao Brasil após 25 anos de ausência. O evento gratuito aconteceu na ESPM, na Vila Mariana, e foi realizado em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), reuniu profissionais do mercado editorial para discutir tendências, transformação digital e estratégias de monetização no setor de mídia.
A abertura foi conduzida pela especialista em transformação digital Sabrina Passos Cimenti, que apresentou um painel com presenças estratégicas do mercado: Alastair Lewis, presidente da FIPP; Regina Bucco, diretora-executiva da ANER; Rafael Soriano, presidente da ANER; Fernando Cesário, diretor-executivo de Marketing da ESPM; e Marina Pita, representante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Veja na íntegra como foi o evento
Retorno estratégico ao mercado brasileiro
O FIPP Insider representa uma série de eventos educacionais organizados pela FIPP (Global Magazine Association) que oferece insights valiosos para editores, com foco em casos práticos e tendências do mercado. Realizado em diversos países, o evento busca criar espaços para networking e aprofundamento de debates sobre o futuro da indústria editorial.
“Estou muito agradecido pelos nossos fantásticos parceiros da Aner. Tivemos eventos muitos anos atrás em São Paulo e no Rio, mas era muito importante para nós podermos voltar ao Brasil”, destacou Alastair Lewis, presidente da FIPP. “Muita coisa está acontecendo no nosso mercado e eu realmente queria voltar a fazer um evento por aqui.”
A iniciativa também celebra um marco histórico: em 2025, a FIPP completa 100 anos como uma das associações de editores mais antigas e prestigiadas do mundo.
Visão estratégica para o mercado editorial
Regina Bucco, diretora-executiva da ANER, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento do setor no país. “Agradeço à FIPP, depois de 25 anos voltando ao Brasil, espero que seja uma coisa permanente, para o próximo ano inclusive, porque vem ao encontro de uma missão da Aner que hoje é de trazer tendências”, afirmou Bucco.
A executiva destacou ainda a necessidade de adaptação constante:
Não tenham medo de mudanças. A mudança é necessária
Por sua vez, Rafael Soriano, presidente da Aner, reforçou o compromisso da associação em trazer inspiração internacional para o mercado brasileiro.
A gente já sabe há muito tempo que o conteúdo é a nossa força. Ele vai muito além da revista de papel, que é onde a gente começou, e vai para toda forma de meio
Educação e sustentabilidade do jornalismo
A participação da ESPM no evento reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento do mercado editorial brasileiro, como destacou Fernando Cesário, diretor-executivo de Marketing da instituição. Ele falou da importância da informação de qualidade no cenário atual.
“A ESPM nasceu lá em 1951 com o desejo de desenvolver no Brasil um mercado, uma indústria da comunicação forte que fosse capaz de não só de transformar segmentos, transformar a economia, mas transformar a sociedade”, contextualizou Cesário.
Marina Pita, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, anunciou iniciativas governamentais para o setor.
“É a primeira vez que uma Secretaria do Governo Federal tem a atribuição expressa em decreto de promover a sustentabilidade do jornalismo”, revelou Pita, que anunciou a criação da Incubadora de Soluções para o Jornalismo, com investimento de R$ 15 milhões.
O FIPP Insider São Paulo consolidou-se como uma oportunidade estratégica para profissionais do setor compreenderem as transformações do mercado editorial e desenvolverem estratégias sustentáveis para o futuro da indústria de conteúdo no Brasil.
Leia também: