FIPP Insider São Paulo abriu oficialmente seus trabalhos nesta quinta-feira (05/06), marcando o retorno da centenária associação global FIPP ao Brasil após 25 anos de ausência. O evento gratuito aconteceu na ESPM, na Vila Mariana, e foi realizado em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), reuniu profissionais do mercado editorial para discutir tendências, transformação digital e estratégias de monetização no setor de mídia.

A abertura foi conduzida pela especialista em transformação digital Sabrina Passos Cimenti, que apresentou um painel com presenças estratégicas do mercado: Alastair Lewis, presidente da FIPP; Regina Bucco, diretora-executiva da ANER; Rafael Soriano, presidente da ANER; Fernando Cesário, diretor-executivo de Marketing da ESPM; e Marina Pita, representante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Veja na íntegra como foi o evento

Retorno estratégico ao mercado brasileiro

FIPP Insider representa uma série de eventos educacionais organizados pela FIPP (Global Magazine Association) que oferece insights valiosos para editores, com foco em casos práticos e tendências do mercado. Realizado em diversos países, o evento busca criar espaços para networking e aprofundamento de debates sobre o futuro da indústria editorial.

“Estou muito agradecido pelos nossos fantásticos parceiros da Aner. Tivemos eventos muitos anos atrás em São Paulo e no Rio, mas era muito importante para nós podermos voltar ao Brasil”, destacou Alastair Lewis, presidente da FIPP. “Muita coisa está acontecendo no nosso mercado e eu realmente queria voltar a fazer um evento por aqui.”

A iniciativa também celebra um marco histórico: em 2025, a FIPP completa 100 anos como uma das associações de editores mais antigas e prestigiadas do mundo.

Visão estratégica para o mercado editorial

Regina Bucco, diretora-executiva da ANER, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento do setor no país. “Agradeço à FIPP, depois de 25 anos voltando ao Brasil, espero que seja uma coisa permanente, para o próximo ano inclusive, porque vem ao encontro de uma missão da Aner que hoje é de trazer tendências”, afirmou Bucco.

A executiva destacou ainda a necessidade de adaptação constante:

Não tenham medo de mudanças. A mudança é necessária

Por sua vez, Rafael Soriano, presidente da Aner, reforçou o compromisso da associação em trazer inspiração internacional para o mercado brasileiro.

A gente já sabe há muito tempo que o conteúdo é a nossa força. Ele vai muito além da revista de papel, que é onde a gente começou, e vai para toda forma de meio

Educação e sustentabilidade do jornalismo

A participação da ESPM no evento reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento do mercado editorial brasileiro, como destacou Fernando Cesário, diretor-executivo de Marketing da instituição. Ele falou da importância da informação de qualidade no cenário atual.

“A ESPM nasceu lá em 1951 com o desejo de desenvolver no Brasil um mercado, uma indústria da comunicação forte que fosse capaz de não só de transformar segmentos, transformar a economia, mas transformar a sociedade”, contextualizou Cesário.

Marina Pita, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, anunciou iniciativas governamentais para o setor.

“É a primeira vez que uma Secretaria do Governo Federal tem a atribuição expressa em decreto de promover a sustentabilidade do jornalismo”, revelou Pita, que anunciou a criação da Incubadora de Soluções para o Jornalismo, com investimento de R$ 15 milhões.

FIPP Insider São Paulo consolidou-se como uma oportunidade estratégica para profissionais do setor compreenderem as transformações do mercado editorial e desenvolverem estratégias sustentáveis para o futuro da indústria de conteúdo no Brasil.

Leia também:

FIPP Insider São Paulo: Paula Mageste revela estratégias de transformação digital da Vogue Brasil
Paul Hood apresenta tendências de IA para mídia no FIPP Insider São Paulo
Max Frost fala sobre engajamento da Geração Z com notícias no FIPP Insider São Paulo
Anunciantes debatem parcerias com publishers no FIPP Insider São Paulo
Transformação digital é tema de palestra de Jacqueline Loch no FIPP Insider São Paulo
FIPP Insider São Paulo: Lulu Skantze aponta licenciamento como ponte para transformar revistas em marcas globai
FIPP Insider São Paulo: ESPM discute como mídia e educação podem se conectar para formar cidadãos críticos
PH Ferreira participa de debate sobre novos modelos de monetização no FIPP Insider São Paulo